Saiba mais - Filatelia

icone calendário amarelo com datas em bolinhas azuisDestaque da Filatelia

  Presença dos Correios na Independência

  Prédios Históricos

  Movimentos Populares

  Marca Oficial

  Série 200 anos de Independência - Dom Pedro I - 2022

  Série 200 anos de Independência - Cortes de Lisboa - 2021

  Série 200 anos de Independência - Revolução do Porto - 2020

  Série 200 anos de Independência - José Bonifácio - 2019

  Série 200 anos de Independência - Dom João VI - 2018

  Série 200 anos de Independência - Princesa Leopoldina - 2017

icone selo amareloProgramação Filatélica

  Critérios para as emissões das programações 

Os motivos temáticos dos Selos Postais Comemorativos e Especiais do Brasil são eleitos pelo Colegiado misto denominado Comissão Filatélica Nacional e o respectivo Programa de Selos Postais (PSP) anual homologado pelo Ministério das Comunicações - MCOM, conforme as regras e critérios da Portais Nº PORTARIA Nº 7204/SEI-MCOM, de 18 de outubro de 2022 e do Manual de Filatelia dos Correios.

Norma Vigente: Portaria Nº. 7204/2022

icone medalha azul e amarelo Prêmios

  Prêmios

Selo Brasileiro é reconhecido em premiação internacional - Posted on 3 de agosto de 2022

Na semana das comemorações ao Dia Nacional do Selo, a filatelia brasileira foi mais uma vez destaque internacional. Os Correios receberam o prêmio Academia Olímpica de Cultura pela Emissão Postal Especial “2021 – Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”, no 52° Prêmio Internacional Asiago d’arte Filatelica, considerada uma das mais importantes distinções que um selo postal pode receber. Promovida pelo Circolo Filatélico dei Sette Comuni, a cerimônia de premiação foi realizada na Câmara Municipal de Asiago, na Itália, no dia 17 de julho, com a presença de representantes de vários países, como San Marino e Polônia. Representou o Brasil a cônsul honorária no Vêneto, Helen Gnocchi. 

Sobre o selo – A emissão postal premiada simboliza os Correios como apoiadores da luta contra o trabalho infantil juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No primeiro semestre deste ano, inclusive, a estatal realizou ações em suas mídias sociais com propósito de conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

imagem selo #ChegaDeTrabalhoInfantil2021 imagem de catavento colorido à esquerda e 10 crianças de diversas cores enfileiradas à direita

Com a arte de Lidia Marina Hurovich Neiva, analista dos Correios, o selo é composto por um desenho de várias crianças reunidas, representando a diversidade do povo brasileiro. Na parte inferior, traz a hashtag da campanha Chega de Trabalho Infantil e, à esquerda, a peça contempla o desenho de um catavento colorido de 5 pontas, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil.

Premiação UPU

O Brasil foi premiado com bronze na competição de classe filatélica da UPU, durante a exposição Cape Town na África de Sul em 2022.

A hadful of story. Imagem de um painel com fundo roxo e uma mão aberta no canto inferior e diversos selos e suas descrições.

icone globo terrestre amarelo e marromMundo da Filatelia

  História da Filatelia

Acesse aqui o PDF com a História da Filatelia

  Tipos de Selos Postais

Selos são pequenas estampilhas adesivas, geralmente de papel, utilizadas para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais. Eles são ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos, razão pela qual se tornam peças de colecionamento muito procuradas e de alto valor agregado.
Para ser reconhecido internacionalmente, todo selo emitido precisa ter o seu Edital, uma espécie de “Certidão de Nascimento” em que estão detalhadas todas as características da emissão.

Tipos:

tipos1.jpg

SELO COMEMORATIVO

Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é indeterminado e o prazo de circulação indefinido.

SELO ESPECIAL

selo com desenho Zilda Arns

Selo temático não relacionado a comemorações de eventos específicos, voltado à demanda filatélica nacional/internacional, com tiragem limitada, prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido.

SELO REGULAR

imagem com selo do desenho de um carteiro motorizado e a marca sedex no canto superior esquerdo

Também conhecido com selo ordinário, selo definitivo ou selo permanente, trata-se de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados.

Imagem de dois selos 3x4cm unidos por um picote

SELO PROMOCIONAL

Selo destinado a estimular a divulgação de ideias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições.
Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.

Formas de Apresentação do Selo Postal:

imagem de um selo retangular com imagem de personalidade e prédio ao fundo

INDIVIDUAL

Selo postal individual, destacado da estampa ou folha a qual ele pertença.

Imagem de selo com desenho de geleira e animais com picote no meio

SE-TENANT

Expressão francesa significando “o que não se separa”. Filatelicamente é o conjunto de dois ou mais selos, picotados, nos quais o desenho transcende ao picote dando continuidade à imagem.

imagem de 4 selos formando uma quadra sobre jogos: gude, dominó, tabuleiro e raquetes de madeira.

QUADRA

Conjunto de quatro selos unidos pelo picote, dispostos em duas linhas e duas colunas.

imagem de uma sextilha de selos de animais silvestres: girafa, tigre, elefante, leão, macaco e arara

SEXTILHA

É um conjunto de seis selos diferentes, unidos pelo picote.

SÉRIE DE SELOS

tipos9.jpg

Série de selos regulares Produtos e Serviços dos Correios

É um conjunto de dois ou mais selos emitidos de uma só vez ou em etapas sucessivas, com motivos variados, sobre o mesmo tema.

tipos10.jpg

Série de selos regulares instrumentos musicais

BLOCO POSTAL

tipos11.jpg

Conjunto de um ou mais selos impressos em pequena folha protegido por uma moldura, picotados ou não, que pode ser usado no todo ou em parte no porteamento da correspondência. Para a Filatelia é imprescindível manter a sua forma original.

tipos12.jpg

ESTAMPA OU FOLHA

A folha, de acordo com as dimensões dos selos, pode conter: 20, 24, 25 ou 30 selos, sendo confeccionada em papel couchê gomado ou autoadesivo.

tipos13.png

MINIFOLHA

É uma folha de selos postais de dimensões reduzidas podendo ser comemorativa ou especial.

  Como colecionar

Diversas são as maneiras de se iniciar uma coleção. Uns iniciam com selos retirados das correspondências da família ou recebidos como herança de algum parente filatelista que deixou uma coleção. Outros começam comprando os selos nas Agências dos Correios ou em casas comerciais especializadas.
Na hora de decidir como você vai montar sua coleção de selos, é preciso criatividade para pensar como ela será desenvolvida. Você pode escolher o tema que mais gostar: esportes, artes, cidadania, ecologia, personalidades, meios de transporte, aviação, fatos históricos, educação, entre outros, e ilustrar a coleção com selos do Brasil e de outros países.
Para ser um bom colecionador, é fundamental que você conheça, também, um pouco da história das comunicações e do selo postal. Assim, na hora de conversar com seus novos amigos, você não ficará de fora e entenderá tudo o que é comum ao bate-papo de um grupo de amigos do selo.


Dicas: Existem algumas dicas que são importantes pra quem coleciona selos:

Imagem de uma sequência para colecionar selos: recorte, colocando em uma vasilha com água, retirando o selo com a pinça e colando em um papel.
   1.Não pegue os selos com as mãos. Use sempre uma pinça. Guarde-os com todo cuidado, pois são peças valiosas para sua coleção.

imagem de uma pinça de metal

   2.Nunca arranque um selo usado do envelope. Encha uma vasilha com água até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo. Em alguns minutos, os selos começarão a desgrudar dos envelopes. Vá retirando-os com a pinça, um a um, e colocando-os com a face virada para baixo, em cima de uma folha de jornal, para que sequem.

Imagem de 4 selos antigos em formato de quadra carimbados no meio

      3.Depois de secos, pegue um a um e verifique se os picotes estão perfeitos. Os selos não podem estar rasgados ou cortados, nem raspados no verso.Separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.

imagem com uma montagem de diversos selos coloridos um ao lado do outro

   4.Se o selo for auto-adesivo, ele deve ser recortado do envelope com uma margem de segurança, para  não correr o risco de estragar.

Imagem do selo Upaep 100 anos.

      5.Ao destacar um selo, cuidado para não estragar os picotes.

Imagem de dois selos unidos por um picote   6.Para guardá-los, adquira um álbum próprio, chamado de classificador, numa loja de comércio filatélico.

imagem de 5 livros coloridos enfileirados lado a lado e um livro aberto na frente

   7.Não cole os selos em cadernos ou em outro material. Adquira os suportes adequados (hawid) nas lojas de comerciantes filatélicos.

Imagem de um selo dentro de um classificador plástico

8.Procure saber como outros colecionadores cuidam de suas coleções e como fazem para obter ou comprar selos diferentes, às vezes raros. Associe-se a um clube filatélico, para manter contato com outros colecionadores. Veja a relação de clubes em: Clubes Filatélicos.

Imagem com 3 folhas de selos sobre a mesa

Filatelia, esse magnífico hobby, que faz dos Selos pequenas obras de arte, onde circula Cultura, sua maior fonte de inspiração.


  Curiosidades

Acesse aqui o PDF com Curiosidades Filatélicas - Gronologia

  Marcofilia

MARCOFILIA é a arte e a ciência voltadas para o estudo e o colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.

marcofilia1.jpg

Carimbos
São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.
Os carimbos podem ser: de Expedição, de Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos.

marcofilia2.jpg

Carimbo de Expedição
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.
Carimbo de Primeiro Dia de Circulação
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.


Carimbo Comemorativo
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades. Clique aqui e saiba mais.


  Maximafilia

 

maxifilia1.jpg

MAXIMAFILIA é a denominação que se dá ao colecionismo de máximo postal, peça composta de cartão-postal com imagem idêntica ou semelhante ao selo nele aplicado. Sobre o selo afixado deve ser aplicado o carimbo de 1º Dia de Circulação, o comemorativo ou ainda o de unidades postais que tenham referência com o selo. Quando o selo, o carimbo e o cartão têm concordância de motivo e data (imagens não podem ser idênticas), o máximo é chamado de: “Maximum Maximore” (Máximo Perfeito).

maxifilia2.jpg

  Cartofilia

Imagem de um cartão postal com fotos de cidades históricasCARTOFILIA é a denominação que se dá ao colecionismo de cartões-postais. Comunidades de relacionamento com as do Postcrossing, onde é possível fazer trocas com cartofilistas de diversos países do mundo, estimulam esta forma de colecionismo.
O cartão-postal é uma peça ilustrada própria para correspondência e destinada a promover a divulgação de eventos e datas significativas, de âmbito internacional, nacional ou regional. Sua emissão é prevista na programação anual de selos.

imagem do cartão postal com desenho de Chico Xavier em preto e branco e palavras bias envolta e outro cartão postal vertical com foto de uma catedral

  Inteiros Postais

Imagem do verso de um aerograma com campos para preenchimento de remetente e destinatário

Uma coleção de INTEIROS POSTAIS compreende um conjunto lógico e coerente de objetos postais que comportam um selo impresso oficialmente autorizado ou uma marca ou inscrição indicando que um determinado valor facial, referente a um serviço postal ou relacionado, foi previamente pago.
São exemplos: envelopes pré-pagos, bilhetes postais, cartas-bilhete, cartas pneumáticas, aerogramas e cartões postais.
inteiros_postais2.jpg

  Clubes Filatélicos

Acesse aqui o PDF com a lista dos Clubes Filatélicos em todo o Brasil

  Produtos Filatélicos

Conheça aqui os produtos Filatélicos:

Selo Institucional

Selo Personalizado

Acesse aqui a loja.

ícone papel amarelo com linhas azuisABC da Filatelia

  ABC

A

Acordo Postal
Contrato ou tratado firmado por dois ou mais países visando o aperfeiçoamento de seus intercâmbios postais.


Acróstica
Tipo de filigrana de selos brasileiros.


Adelgaçado
Selo defeituoso, cuja espessura do papel acha-se mais fina em um ou mais pontos, geralmente ocasionado na retirada de seu suporte (envelope) ou retirada da charneira, o que causa uma redução em seu preço.Este defeito é verificado a olho nu ou por meio de filigranoscópio. O mesmo que aminci.


Adelgação
Diminuição da espessura do papel do selo. Ver adelgaçado.


Aerofilatelia
Modalidade filatélica dedicada ao desenvolvimento, à operação ou a outras facetas dos serviços de Correio Aéreo.


Aeropostale
Companhia aérea que realizou vôos postais no Brasil. O nome aparece em carimbos.


Aerograma
Para a Filatelia, aerograma é qualquer envelope circulado por via aérea, com selos e carimbo especial. Chama-se também aerograma a peça especial para cartas aéreas, emitido por várias administrações postais, já com papel de carta, selo (franqueado) e envelope.


Agência Postal
Unidade dos Correios destinada a atendimento postal e outros serviços.


Agência Filatélica
Unidade dos Correios, destinada ao atendimento aos filatelistas, com a venda de peças filatélicas.


Álbum
É um livro de folhas apropriado para guardar os selos, podendo ou não ter as imagens dos selos já impressas. Há diversos tipos, por países ou temáticos. O primeiro álbum foi publicado em 1862 por Justin Lallier, com o nome de Timbres Postales.


Alegoria
Imagem representando conceitos abstratos, como República, Liberdade, utilizado em diversos selos. A mais conhecida das alegorias é a Marianne, imagem de uma mulher usando um barrete frígio, que representa a República Francesa.


AMDF
Sigla aportuguesada da WADP – World Association for the Development of Philately ou Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia, órgão que congrega as diversas entidades visando o desenvolvimento da Filatelia.


Aminci
Expressão francesa ocasionalmente usada no Brasil. Ver adelgaçado.


Apêndice
Etiqueta aderente ao selo, separada ou não dele por denteação. Ver vinheta.


Arte Final
Detalhamento do desenho de um selo, com todas as especificações técnicas, como a localização do texto, dimensões, cores, etc. É a etapa final do processo de criação de um selo postal.


Autômato
Etiqueta para franqueamento de correspondência impressa por máquina eletrônica.


B

Banda
Nome dado a uma tira horizontal de selos.


Bilhete Postal
Cartão destinado à correspondência, contendo selo ou fórmula de franquia impressa no anverso, no ângulo superior direito, geralmente ao lado de uma ilustração (não confundir com cartão-postal). O selo ou forma de franquia impressa torna o bilhete – postal uma peça pré-paga ou Inteiro Postal.


Bloco Postal
Conjunto de um a cinco selos impressos em uma pequena folha, na horizontal ou na vertical, vendidos somente em conjunto, mas podendo ser utilizados no todo ou em parte no porteamento de correspondência.


Bloco Comemorativo
Bloco postal emitido para assinalar a comemoração de um acontecimento especial.


BRAPEX
Sigla da Exposição Filatélica Brasileira, maior evento filatélico nacional realizado, normalmente, pelos Correios e pela Febraf.


BRASILANA
Designação das Exposições Filatélicas Internacionais realizadas no Brasil. A primeira Brasiliana foi realizada no Rio de Janeiro, em 1979.


Burilagem
Fundo de selo, formado por linhas paralelas ou entrecruzadas, sobre o qual é aposto o desenho principal do selo. A burilagem tem por finalidade dificultar as falsificações.


C


Caderno de Selos
Caderno especial com folhas com espaços para aposição de selos, semelhante a um álbum. Geralmente utilizados para trocas ou para selos em duplicata.


Canto Datado
Canto de folha, constituído de um selo e de parte da margem da folha, no qual aparece a data de impressão ou da emissão.


Carimbos
São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.


Carimbo Comemorativo
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades.


Carimbo Datador
Ver Carimbo de Expedição.


Carimbo de Expedição
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.


Carimbo de Primeiro Dia de Circulação
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.


Carimbo de Último Dia de Circulação
Carimbo postal usado no último dia de circulação de uma peça. A prática foi adotada por poucos países, como a Argentina, nas décadas de 50/60.


Carimbo Mudo
Carimbo postal, sem legenda (local e data). No Brasil usado na época do Império.


Carta
Mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas. O serviço é oferecido nas modalidades: Carta Comercial, Carta não comercial, Carta via Internet e Carta Social.


Cartão Postal
Peça confeccionada em papel resistente, própria para correspondência breve, contendo ilustração ou fotografia no anverso e, no verso, espaços para indicação do franqueamento e do destinatário.


Clube Filatélico
Entidade sem fins lucrativos destinada a congregar colecionadores de selos postais. São também chamadas Sociedades ou Associações filatélicas.


COFI
Sigla da Revista Correio Filatélico, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.


Cartofilia
Arte de colecionar cartões-postais.


Casa da Moeda
Estabelecimento oficial onde são impressos os selos postais brasileiros, as moedas e as cédulas.


Chapa
Peça de metal utilizada na impressão do selo.


Charneira
Retângulo de papel transparente, gomado numa das faces, utilizado para prender o selo na folha de um álbum, funcionando a maneira de uma dobradiça, permite melhor arejamento do selo.


Classificador
Livro de folhas grossas com tiras de papel transparente ou de plástico, utilizado para guardar e classificar os selos postais de um colecionador.


Coleções
Conjunto de peças filatélicas agrupadas de forma lógica, atendendo, sobre tudo, às regras existentes em Filatelia. Nas competições filatélicas, são classificadas em classes temáticas.


Comissão Filatélica Nacional – CFN
Colegiado regido pela Portaria nº. 500/2005 do Ministério das Comunicações que tem a competência de eleger os motivos que irão compor o Programa Anual de Emissão de Selos Comemorativos e Especiais do exercício posterior ao ano em curso.


  DEF

D

Dia do Carteiro
No Brasil, é comemorado em 25 de janeiro, data de criação do Correio-Mor no Brasil.


Dia do Selo
Data do lançamento, em cada país, do seu primeiro selo postal. No Brasil, é celebrado em 1º da agosto, ano de lançamento do olho-de-boi, em 1843.


Dia Mundial dos Correios
É comemorado na data de fundação da União Postal Universal (09/10/1874), hoje vinculada ao sistema ONU.

E

ECT
Sigla da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Criada em 1969, detém o monopólio das comunicações postais no Brasil, sendo a responsável pela produção e emissão de selos postais, carimbos comemorativos e demais peças filatélicas.


Edital
Impresso emitido pelas administrações postais com a finalidade de tornar público e oficializar o lançamento de uma peça filatélica. Contêm o histórico da peça e seus detalhes técnicos, sendo considerado uma espécie de “certidão de nascimento” do selo postal.


Entalhe
Ver Talho Doce.


Emissão Conjunta
Selo emitido conjuntamente por dois ou mais países.


Envelope de 1º Dia
É o envelope confeccionado especialmente para acompanhar o lançamento de um selo ou selos. Geralmente têm ilustrações relacionadas ao tema da emissão, sendo conhecido internacionalmente pela sigla FDC, em inglês, First Day Cover.


Especimen
É um selo de amostra, sem valor de franquia, usado para a divulgação.


Exposição Filatélica
Exibição pública de coleções filatélicas, geralmente com caráter competitivo.

F

Febraf
Sigla da Federação Brasileira de Filatelia, entidade que reúne clubes e associações filatélicas do Brasil. Fundada em 1976, é filiada à Federação Internacional de Filatelia – FIP.


Filatelia
Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados.


Filatelista
Colecionador e estudioso dos selos e outras peças filatélicas.


Filigrana
Também chamada marca d’água, filigrana é marca inserida na textura do papel quando da confecção do selo. É visível apenas quando os selos são examinados contra a luz ou imersos em benzina. Foi utilizada pela primeira vez no Brasil em 1894. Foi gradativamente substituída pela fluorescência do papel.


Filigranoscópio
Recipiente de plástico, louça ou vidro, de fundo preto, onde se coloca o selo para identificação das filigranas do papel, após aplicar algumas gotas de benzina retificada . Permite visualizar eventuais defeitos, como o adelgaçamento. É de grande utilidade, baixo custo e indispensável ao filatelista. Existem aparelhos eletrônicos com a mesma finalidade.


FIP
Sigla da Federação Internacional de Filatelia (do original, em francês, Fédératión Internationale de Philatélie), entidade que congrega federações filatélicas nacionais. Foi fundada em 1926 e tem sede na Suíça.


Franquia Mecânica
Processo de franqueamento de correspondência por meio mecânico, podendo ser oficial quando a máquina é da administração postal ou particular, quando a máquina é alugada a usuários particulares.


  GHIJKLMNOPQ

G


Goma
Substância adesiva aplicada no verso dos selos, para facilitar a sua aderência ao suporte (envelope, etc.). Nem todos os selos são gomados.


Grande Prêmio
Prêmio máximo de uma exposição ou de uma classe filatélica.

H


Heráldica
Estudo, interpretação e composição de brasões ou escudos de armas

I


Inteiro Postal
Objetos postais que comportam marca ou inscrição pré-impressa indicando que um serviço postal foi previamente pago. É uma das classes reconhecidas pela Filatelia.


Inclinados
Segunda emissão de selos do Brasil, de 1 º de junho de 1844. Seguiram o modelo do Olho-de-Boi em tamanho menor e com algarismos inclinados, apresentando os seguintes valores: 10, 30, 60, 90, 180, 300 e 600 réis.


Inteiro Postal
Nome dado a todo invólucro postal, envelope, cinta, bilhete, aerograma e/ou outros, no qual o selo já vem impresso, estampando o valor da franquia. Pode ser comemorativo, beneficente, publicitário, etc..

J


Juiz
Ver jurado.


Jurado
Filatelista de reconhecida competência que, credenciado pelas entidades filatélicas de seu País e/ou internacionais, atribui pontuação às coleções expostas. O corpo de jurados é formado mediante convite da comissão organizadora da exposição.

L


Lubrapex
Sigla de Exposição Filatélica Luso-Brasileira, evento binacional, realizado periodicamente desde 1966.


Litogravura
Técnica de impressão de selo pelo processo litográfico, desenvolvido no final do século XVIII.

M


Mala filatélica
Produto customizado, destinado a colecionadores, que consiste na confecção de peças filatélicas (que tenham como suporte envelopes, cartões-postais, fotografia ou outro material selado), no transporte, na obliteração e na devolução, ao endereço do cliente, das peças circuladas no percurso definido.


Marcofilia
É arte e a ciência voltadas para o estudo e o colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.Os carimbos podem ser: de Expedição, de Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos.


Máximo Postal
Peça filatélica composta de um cartão com imagem idêntica ou semelhante ao selo nele aplicado. Sobre o cartão deverão ser aplicados os carimbos: comemorativo, FDC e de outras datas e locais que tenham referência com o selo.


Micrômetro
Instrumento utilizado para medir a espessura do papel, importante para a sua classificação quando o selo apresenta diferentes tipos de papel.


Minifolha
É uma folha de selos de dimensões reduzidas, geralmente contendo 6 a 12 selos postais, podendo ser comemorativa ou especial.


Mint
Palavra de origem inglesa, usada para definir o selo novo, perfeito, com goma original e sem vestígios de charneira.


Mostra Filatélica
Reunião de coleções, sem o caráter competitivo das Exposições

N


Não-emitido
Selo que não foi posto em circulação por decisão governamental, embora programado e impresso.


Não-denteado
Selo sem picote.

O


Objeto Postal
Todo tipo de correspondência enviada pelos correios.


Obliteração
Ato de produzir marca oriunda da aplicação de carimbo no selo postal, evitando-se, desta forma que ele seja novamente utilizado postalmente.


Odontômetro
Dispositivo de plástico ou papelão utilizado para medir os picotes dos selos postais.


Olho-de-Boi
Primeiro selo postal emitido pelo Brasil e o segundo selo nacional do mundo. Idealizados em 1841, foram emitidos em 1843. Impressos em 3 valores, de 30, 60 e 90 réis os Olhos-de-boi apresentam esses números desenhados sobre fundo arabescado preto, em forma de elipse, próxima do círculo.


Ofsete
Moderno processo de impressão, largamente usado na confecção de selos. Pode ser considerado um aperfeiçoamento da litogravura. A expressão foi aportuguesada do termo original, em inglês, offset.

P


Painel Expositor
É um quadro expositor. Normalmente, tem uma área útil de 1,20 m2 (1,00 m x 1,20 m), com capacidade para exposição de 16 folhas de aproximadamente 22 cm x 29 cm.


Palmarès
Palavra de origem francesa, que denomina o jantar festivo, realizado ao término de uma Exposição Filatélica, durante o qual se anuncia as premiações.


Penny Black
Primeiro selo postal do mundo, lançado a 6 de maio de 1840, pela Inglaterra. O selo é de cor negra, com a efígie da Rainha Vitória, no valor de um penny.


Picote
Seqüência de furos ou dentes que delimitam um selo, obtidos por meio de máquinas especiais.


Pinça filatélica
Instrumento constituído de duas hastes articuladas, para uso sob pressão. A pinça filatélica deve ser leve e ter extremidades lisas, para melhor conservar a integridade do selo.


Pliê
Ver plissado


Plissado
Geralmente usa-se o termo francês pliê para designar as dobras acidentais no papel, anteriores à impressão, ocasionadas geralmente por defeito de impressão.


Policromia
Método de impressão de selos multicores. Foi a partir de 1927 que a Casa da Moeda do Brasil passou a confeccionar selos combinando quatro ou mais cores.


Pré-filatélico
Período anterior ao uso do selo postal, variável de país para país. No Brasil, antes de 01/08/1843.

Q


Quadra
Conjunto de quadro selos ligados entre si.


  RSTUVWXYZ

R


Regomado
Diz-se do selo que, tendo perdido sua goma original, recebe nova camada de cola. A regomagem, quando não declarada pelo autor, constitui uma falsificação filatélica parcial.


Rowland Hill
Parlamentar inglês (1795-1879) responsável pela reforma postal inglesa, que resultou na criação do 1 º selo postal, o Penny Black, e foi decisiva para o progresso das comunicações em todo o mundo.

S


Selo Postal
Estampilha adesiva utilizada para comprovar o franqueamento de objetos postais, geralmente ilustrada com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos. Por sua atratividade, é uma peça de colecionamento muito procurada e de alto valor agregado.


Selo Aéreo
Selo destinado a correspondência por via aérea. No Brasil, os primeiros foram emitidos em 1927.


Selo Comemorativo
Emissão temática que registra fatos, datas, eventos de destaque e homenageia personalidades, em âmbito nacional e internacional.


Selo Condenado
Selo emitido com a finalidade de explorar os filatelistas, sendo, na verdade verdadeiras “figurinhas”. A FIP relacionou os países que emitem tais tipos de selos e elaborou lista de emissões deste tipo. Solicite-a ao seu clube.


Selo Especial
Emissão temática não-relacionada a comemorações ou eventos específicos, voltada à demanda filatélica nacional e internacional.


Selo Ordinário
Ver Selo Regular.


Selo Personalizado
Tipo de selo postal em que uma pessoa ou entidade pode inserir imagens a sua escolha. No modelo brasileiro, trata-se de um conjunto composto por duas imagens distintas: um selo postal e uma imagem escolhida pelo cliente, sendo vendidos somente em folhas, que contém, cada uma, 12 conjuntos iguais (selo + imagem do cliente).


Selo Promocional
Emissão que divulga de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, sendo produzida mediante compartilhamento de custos e com o prazo de circulação estabelecido pelo cliente e de acordo com o período da campanha a que estiver vinculado. Os selos promocionais podem ter ou não um sobretaxa, cujo valor será destinado para a referida campanha.


Selo Regular
Também chamado de selo ordinário, permanente ou definitivo, é uma emissão não comemorativa, de tiragem ilimitada e prazo de circulação indefinido. Apesar de algumas exceções, é geralmente auto-adesivo e não apresenta valor facial numérico, sendo seu valor indicado por inscrições do tipo “1º Porte Comercial”, “2º Porte Não Comercial” etc.


Selinho
Mascote da Filatelia dos Correios brasileiros, criado com foco no público infantil.


Se-tenant
Expressão francesa “o que não se separa”. Refere-se ao conjunto de dois ou mais selos, picotados ou não, nos quais a imagem encontra continuidade entre as peças.


Série de Selos
É um conjunto de dois ou mais selos emitidos de uma só vez ou em etapas sucessivas, com motivos variados, sobre um mesmo tema.


Sextilha
Conjunto de seis selos emitidos conjuntamente ou um conjunto de seis selos não destacados uns dos outros.

T


Talho Doce
Um dos mais nobres processos de impressão de selos, baseado na gravação em metal. Em uma chapa metálica são cavadas as linhas do desenho, formando vários sulcos. A tinta penetra nos sulcos e, quando a chapa é aplicada sobre o papel, transfere-se para ele, criando um leve relevo.


Telegrama
Serviço de encaminhamento de mensagens urgentes, nacional e internacional, de uso de pessoas físicas ou jurídicas. Pode ser enviado nas agências postais e telegráficas, via Internet ou por telefone, 24 horas por dia.


Timbromania
Denominação antiga dada ao colecionismo de selos postais.


Tiragem
Quantidade de selos impressos. Emissões especiais e comemorativas têm, em regra, tiragem limitada.


Tiras Protetoras
Protetor plástico com 2 partes, onde se coloca o selo sem necessidade de ser colado. O selo fica protegido na sua forma original. São comumente chamadas de Hawid, termo inadequado, pois se trata da marca de um de seus fabricantes.

U


União Postal Universal
Organização internacional responsável pela harmonização e aperfeiçoamento das políticas postais. Foi fundada em 1874 e, atualmente, integra o sistema ONU. Tem sede em Berna, na Suíça, e é também conhecida pela sigla UPU.


União Postal das Américas, Espanha e Portugal
Órgão filiado à UPU, fundado em 1911 para aperfeiçoar o intercâmbio postal entre os países membros. É também conhecido pelo acrônimo UPAEP.

V


Valor Facial
Valor da taxa postal do selo postal, o qual é impresso no mesmo.


Vermeil
Tipo de medalha de exposições filatélicas, entre a prata e o ouro.


Vinheta
Peça emitida como aposto em correspondência, sem poder de franquia, normalmente acompanhando um selo postal. É muito usada para personalização de selos. Ver apêndice.

W


WADP
Sigla em inglês da World Association for the Development of Philately ou Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia, órgão que congrega diversas entidades visando o desenvolvimento da Filatelia.


WNS
Sigla de WADP Numbering System (WNS), banco de dados desenvolvido pela UPU e AMDF , para registrar os selos legalmente emitidos pelas administrações postais.


Imagem do museu dos Correios em Brasilia. Prédio espelhado azul.

Museu

O Museu Correios preserva a história dos serviços postais e telegráficos e a memória de uma das instituições mais antigas do Brasil, os Correios. Além disso, possui, durante todo o ano, uma programação variada de atividades culturais no campo das Artes Visuais, Audiovisual, Música e Humanidades.

Saiba mais aqui sobre o Museu dos Correios.