Canal de Denúncias

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Os Correios reconhecem o canal de denúncia como um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle da gestão pública, incentivando seu uso de forma responsável.

Você poderá apresentar denúncias sobre:

  • Fraude;
  • Corrupção;
  • Improbidade administrativa;
  • Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública – Lei 12.846/2013;
  • Assédio moral e sexual;
  • Discriminação;
  • Conduta inadequada do agente público;
  • Inconformidade ética e
  • Outras irregularidades.

 

Ícone de perguntaO que são consideradas irregularidades?

Possíveis práticas de atos ilícitos ou irregularidades envolvendo os Correios, suas controladas, patrocinadas, mantidas e subsidiárias.

Caso sua manifestação não se enquadre nos casos acima e você queira fazer uma reclamação, elogio, sugestão ou solicitação, clique aqui.

 

ComputadorComo você pode fazer uma denúncia no site dos Correios?

De forma identificada, e neste caso os dados de identificação ficam sob a guarda exclusiva da Ouvidoria, salvo por necessidade de conhecimento da área responsável pela apuração dos fatos.
De forma anônima, e neste caso não haverá resposta da Ouvidoria ao denunciante, uma vez que o sistema utilizado não permite rastreamentos que possibilitem a identificação.
Enfatizamos que a Empresa possui medidas de proteção ao Denunciante, objetivando incentivar os empregados, terceirizados, fornecedores, pessoas físicas, jurídicas e outras entidades que, de boa-fé, apresentem no canal de denúncias, comunicação de irregularidade ou denúncia de atos de improbidade, violação de normas e/ou leis ou qualquer ato ilícito que atente contra os princípios que norteiam a administração pública e os interesses da Empresa.
Se a denúncia tiver os elementos mínimos descritivos de irregularidade ou indícios que permitam chegar a eles, a Ouvidoria encaminhará a manifestação à área responsável pela apuração.
Além da própria pessoa, um terceiro poderá registrar uma denúncia informando o nome da vítima e do agressor.

Disponibilizamos os seguintes canais para registro de denúncias:

ComputadorPela internet

Acesse o formulário para fazer sua denúncia. O IP do seu computador não será identificado em nenhuma hipótese.

Atendimento TelefônicoPor telefone

Ligue para:

• 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados das 8h às 14h;

• 0800 725 0100 (todo Brasil): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados das 8h às 14h; ou 

• 0800 722 7234 (todo Brasil): de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Não há atendimento nos feriados.

Envelope de cartaPor correspondência

As denúncias recebidas por correspondência serão digitalizadas e registradas no sistema corporativo dos Correios para tratamento. Caso não tenha identificação do denunciante, a manifestação será considerada anônima e tratada como comunicação de irregularidade.

O denunciante poderá enviar sua denúncia para o seguinte endereço:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, 8º andar, ala norte
CEP 70002-900 – Brasília/DF

ícone manualNormas vigentes para o tratamento das manifestações de ouvidoria