Canal de Denúncias
Os Correios reconhecem o canal de denúncia como um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle da gestão pública, incentivando seu uso de forma responsável.
Você poderá apresentar denúncias sobre:
- Fraude;
- Corrupção;
- Improbidade administrativa;
- Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública – Lei 12.846/2013;
- Assédio moral e sexual;
- Discriminação;
- Conduta inadequada do agente público;
- Inconformidade ética e
- Outras irregularidades.
O que são consideradas irregularidades?
Possíveis práticas de atos ilícitos ou irregularidades envolvendo os Correios, suas controladas, patrocinadas, mantidas e subsidiárias.
Caso sua manifestação não se enquadre nos casos acima e você queira fazer uma reclamação, elogio, sugestão ou solicitação, clique aqui.
Como você pode fazer uma denúncia no site dos Correios?
De forma identificada, e neste caso os dados de identificação ficam sob a guarda exclusiva da Ouvidoria, salvo por necessidade de conhecimento da área responsável pela apuração dos fatos.
De forma anônima, e neste caso não haverá resposta da Ouvidoria ao denunciante, uma vez que o sistema utilizado não permite rastreamentos que possibilitem a identificação.
Se a denúncia tiver os elementos mínimos descritivos de irregularidade ou indícios que permitam chegar a eles, a Ouvidoria encaminhará a manifestação à área responsável pela apuração.
Além da própria pessoa, um terceiro poderá registrar uma denúncia informando o nome da vítima e do agressor.
Disponibilizamos os seguintes canais para registro de denúncias:
Pela internet
Acesse o formulário para fazer sua denúncia. O IP do seu computador não será identificado em nenhuma hipótese.
Por telefone
Ligue para:
• 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados das 8h às 14h;
• 0800 725 0100 (todo Brasil): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados das 8h às 14h; ou
• 0800 722 7234 (todo Brasil): de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Não há atendimento nos feriados.
Por correspondência
As denúncias recebidas por correspondência serão digitalizadas e registradas no sistema corporativo dos Correios para tratamento. Caso não tenha identificação do denunciante, a manifestação será considerada anônima e tratada como comunicação de irregularidade.
O denunciante poderá enviar sua denúncia para o seguinte endereço:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, 8º andar, ala norte
CEP 70002-900 – Brasília/DF
Normas vigentes para o tratamento das manifestações de ouvidoria