Ouvidoria
Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito dos clientes e usuários para situações excepcionais e reclamações não solucionadas. Por isso, antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, é essencial a tentativa de solução pelos canais regulares.
Atenção aos prazos de resposta dos canais: | ||
Fale Conosco |
5 dias úteis | Para respostas às reclamações e recorrências*. |
Ouvidoria |
30 dias | Prazo definido no art. 22, § 1º da portaria CGU n º 116/2024. |
*Recorrência é quando o cliente não aceita a resposta à reclamação e reabre a manifestação, solicitando esclarecimentos.
Mais de 99% das reclamações e recorrências são solucionadas por meio dos canais regulares de atendimento. Para acessá-los, clique aqui ou ligue para a Central de Atendimento dos Correios: 0800 725 0100.
Entretanto, esgotada a possibilidade de recorrer sem obter solução satisfatória, a Ouvidoria, como canal de última instância, vai interagir com os órgãos internos da empresa visando a solução dos problemas apresentados e a melhoria dos serviços prestados.
Se você já registrou sua manifestação na Ouvidoria, clique aqui e consulte o andamento do seu protocolo, de forma simples e rápida.
Para solicitar a intervenção da Ouvidoria, registre sua manifestação nos canais disponíveis abaixo:
Pela internet
Clique aqui para acessar o formulário e registrar sua manifestação.
Pelo telefone
Ligue gratuitamente para 0800 722 7234 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h).
Por correspondência
Envie sua manifestação detalhada por correspondência para o endereço abaixo. No caso de intervenção sobre reclamação ou recorrência não solucionada nos canais regulares, é necessário informar o número do protocolo de atendimento, para que a Ouvidoria tenha condições de intervir.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, 8º andar, ala norte.
CEP 70002-900 – Brasília/DF
Atendimento presencial
Atendimento prestado em dias úteis das 8h às 12h e das 14h às 17h no seguinte endereço:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, Térreo, ala norte
CEP 70002-900 – Brasília/DF
Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação
Fala.BR é a plataforma integrada de acesso à informação e ouvidoria do Poder Executivo federal. Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, o sistema permite a qualquer cidadão encaminhar pedidos de acesso à informação baseados na Lei de Acesso à Informação e manifestações de ouvidoria. Por fazer parte do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, os Correios integram o Fala.BR. No entanto, para registrar reclamações, sugestões, elogios, solicitações ou denúncias, incentivamos que os interessados utilizem os canais de atendimento disponibilizados pelos Correios, os quais estão listados nesta página, pois são customizados para atender às demandas dos clientes e cidadãos com agilidade.
Painel Resolveu?
O Painel Resolveu? é uma ferramenta criada pela Controladoria-Geral da União que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.
Titular da Ouvidoria
Normas vigentes para o tratamento das manifestações de ouvidoria