Tudo sobre CEP

Uma informação essencial para a sua entrega.
Uma informação essencial para a sua entrega.

 

balao-cor.png O que é?

O CEP (Código de Endereçamento Postal) é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, que orienta e acelera o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.

ícone Quem pode utilizar este serviço?

Todas as pessoas devem utilizar o CEP para endereçar suas correspondências e encomendas.

como funciona? Como funciona?

Cada número no CEP corresponde a uma Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição. O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento socioeconômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo. Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são indicadas pelo segundo algarismo do CEP.  As Sub-Regiões foram divididas em 10 Setores que são representados pelo terceiro algarismo. Os Setores foram divididos em 10 subsetores que são representados pelo quarto algarismo.  Cada Subsetor foi dividido em 10 divisores de subsetor que são representados pelo quinto algarismo. Os cinco primeiros algarismos estão representando o Divisor de Subsetor 13165, cuja sede é a cidade de Engenheiro Coelho. Os três algarismos após o hífen são denominados de SUFIXO e destinam-se à identificação individual de Localidades, Logradouros, Códigos Especiais e Unidades dos Correios.
Cada número no CEP corresponde a uma Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição. O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento socioeconômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo. Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são indicadas pelo segundo algarismo do CEP. As Sub-Regiões foram divididas em 10 Setores que são representados pelo terceiro algarismo. Os Setores foram divididos em 10 subsetores que são representados pelo quarto algarismo. Cada Subsetor foi dividido em 10 divisores de subsetor que são representados pelo quinto algarismo. Os cinco primeiros algarismos estão representando o Divisor de Subsetor 13165, cuja sede é a cidade de Engenheiro Coelho. Os três algarismos após o hífen são denominados de SUFIXO e destinam-se à identificação individual de Localidades, Logradouros, Códigos Especiais e Unidades dos Correios. Veja como funciona: Localidades não codificadas por logradouros (possuem um único CEP): - Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 899 - Caixas Postais Comunitárias: 990 a 998. Localidades codificadas por logradouros: - Logradouros: Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 899 - Códigos Especiais: Faixa de Sufixos utilizada: 900 a 959 - CEPs Promocionais: Faixa de Sufixos utilizada: 960 a 969 - Unidades dos Correios: Faixa de Sufixos utilizada: 970 a 989 e 999 - Caixas Postais Comunitárias: Faixa de Sufixos utilizada: 990 a 998.

 CEP para áreas rurais

Para a atribuição de CEP, os Correios definem os municípios, os distritos e os povoados como localidades. As localidades são divididas em áreas urbana e rural, na sua grande maioria.

Cidades com CEP único devem utilizar este mesmo código para envios destinados a área rural. As cidades codificadas por logradouros, que possuem área rural, receberam o CEP específico para identificá-las. Como o CEP para área rural tem a finalidade exclusiva para ser usado no cadastramento de endereços rurais, ele foi associado a toda extensão rural de cada distrito (localidade) integrante da codificação postal do município.