Personalidades Negras na Filatelia Brasileira
Machado de Assis
Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros e fundadores da Academia Brasileira de Letras. Poeta, contista, romancista, crítico literário e autor das obras-primas como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.


José do Patrocínio
José do Patrocínio foi farmacêutico, escritor, jornalista, orador, abolicionista e ativista político pela causa da abolição.
Manuel dos Santos
Manuel dos Santos foi um escultor que tem em sua obra a presença de elementos africanos em sintonia com elementos ocidentais ou mesmo católico.


Pelé
Edson Arantes do Nascimento, Pelé, foi jogador de futebol, ator, cantor, embaixador (ONU e UNESCO), Ministro dos Esportes e considerado o maior futebolista do século (1999) e o Melhor Jogador do Século (2000).

Carlos Gomes
Carlos Gomes, considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro. É autor das óperas O Guarani. E O Escravo, homenajeando a Princesa Isabel e a Lei Áurea.

Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, compositora, cantora e poetisa brasileira. Ficou famosa com o livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (1960).

Chiquinha Gonzaga
Chiquinha Gonzaga foi professora de música, diretora de concertos, abolicionista e a primeira mulher a reger a orquestra.

Clementina de Jesus
Clementina de Jesus foi uma cantora, lavadeira e passadeira. Gravou mais de 120 músicas e considerada grande intérprete por vários compositores e artistas.

Cruz e Souza
Cruz e Souza foi poeta simbolista catarinense, filho de escravos libertos. Redigiu o Jornal Tribuna Popular, no qual combatia a escravidão e o racismo.

Elza Soares
Elza Soares foi cantora, compositora musical e intérprete de samba-enredo e outros gêneros musicais: samba, jazz, samba-jazz, sambalanço, bossa nova, mpb, soul, rock e música eletrônica.

Grande Otelo
Grande Otelo foi ator, comediante, cantor, compositor brasileiro, grande artista de teatro de revista e de diversos filmes brasileiros de sucesso.

João do Pulo
João do Pulo, foi um atleta do salto triplo, medalhista, recordista mundial e deputado estadual(SP) por dois mandatos.

Adhemar ferreira
Adhemar Ferreira, “Canguru Brasileiro”, foi o primeiro atleta tricampeão em salto triplo e cinco vezes recordista mundial, diplomata, professor e artista.
Mestre Ataíde
Mestre Ataíde foi um pintor, entalhador, dourador, arquiteto, músico e professor, considerado um dos maiores nomes do Barroco e do Rococó no Brasil colonial.


Nunes Garcia
Nunes Garcia foi um padre, músico, compositor e organista e um dos maiores músicos brasileiros do período colonial e inicio do Império.
Mestre Valentim
Mestre Valentim foi escultor e entalhador do estilo Barroco e fez várias obras para diversas igrejas do Rio de Janeiro.


Leandro Joaquim
Leandro Joaquim foi pintor, arquiteto e cenógrafo brasileiro, autor de vários retratos painéis sacros e cenas em estilo e considerado um dos maiores pintores da Escola Fluminense.
Lima Barreto
Lima Barreto foi romancista, contista e jornalista brasileiro e se consagrou como um notável escritor. Suas principais obras: O Triste fim de Policarpo Quaresma, Clara dos Anjos, Numa e Ninfa e o famoso conto O homem que sabia javanês.


Pixinguinha
Pixinguinha, foi músico flautista (o maior do Brasil) e Saxofonista, compositor e pioneiro na divulgação da MPB no exterior.
Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares, principal líder do Quilombo dos Palmares, ícone da resistência negra contra a escravidão, lutando pela liberdade dos africanos e afrodescendentes no Brasil. A data de sua morte, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Mãe Menininha do Gantois
Mãe Menininha do Gantois foi uma importante mãe-de-santo da Bahia e do Brasil e era uma Ialorixá, topo da hierarquia da religião do Candomblé.


Marielle Franco
Marielle Franco foi mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa e cria da favela da Maré. Socióloga com mestrado em Administração Pública e Vereadora do Rio de Janeiro. Em 14/03/2018, foi assassinada em um atentado ao carro.
Alcione
Alcione é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, sambista notória conhecida como "Marrom", "Dama do Samba" e "A Voz do Samba".


Rebeca Andrade
Rebeca Andrade é ginasta artística brasileira, bicampeã olímpica, bicampeã mundial no salto e campeã mundial individual. É a ginasta mais condecorada com medalhas olímpicas do Brasil e única mulher na lista dos 10 maiores medalhistas olímpicos brasileiros.
Luiza Bairros
Luiza Bairros foi uma socióloga, administradora, importante ativista e intelectual, Ministra de Estado, com papel crucial na promoção da igualdade racial e dos direitos das mulheres negras no Brasil.


Oliveira Silveira
Oliveira Silveira foi um poeta, professor e ativista gaúcho, conhecido por sua luta em defesa da cultura negra no Brasil ei um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem a Zumbi dos Palmares.
Gabriel Araújo, (Gabrielzinho)
Gabriel Araújo, (Gabrielzinho) é um nadador paralímpico brasileiro. Teve projeção internacional por conquistar duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Em Paris 2024, conquistou mais três medalhas de ouro, e por isso, um dos principais nomes da modalidade no Brasil e no mundo.


Enedina Marques & Sônia Guimarães
Enedina Marques foi a primeira engenheira negra do Brasil e a primeira mulher engenharia no Paraná. Símbolo de resistência e pioneirismo por sua coragem, persistência e excelência profissional.
Sônia Guimarães é a primeira mulher negra brasileira a obter doutorado em Física, Professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pesquisadora na área de física e ativista pela inclusão racial e de gênero nas ciências exatas.
Gilberto Gil
Gilberto Gil, ícone da música popular brasileira e do tropicalismo, uniu sons do Brasil ao rock e reggae. Foi ministro da Cultura e defensor da diversidade cultural.
