SEI - Protocolo Eletrônico
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, sendo destinado à gestão de processos e documentos eletrônicos.
O módulo de Protocolo Eletrônico permite a uma pessoa física autorizada (representante ou não de pessoa jurídica) protocolar processos e documentos junto aos Correios através da internet, sem a necessidade de enviar os documentos em formato físico ou de se deslocar pessoalmente até uma unidade dos Correios.
Uma vez autorizada a acessar o Protocolo Eletrônico, a pessoa física consegue:
a) visualizar processos de seu interesse mediante autorização dos Correios;
b) registrar e enviar documentos;
c) assinar eletronicamente contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com os Correios.
Para solicitar seu cadastramento ou acessar as funcionalidades do Protocolo Eletrônico, clique no link Acesso para Usuários Externos.
Atenção: Antes de solicitar seu cadastramento como usuário do Protocolo Eletrônico leia o Guia de Cadastro do Usuário Externo.
O módulo de Protocolo Eletrônico, não se destina:
a) ao registro de solicitações que devam ser feitas por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).
b) a substituição dos canais de atendimento dos Correios.
A consulta periódica ao SEI é de exclusiva responsabilidade do usuário e será considerada realizada na data em que efetuar consulta ao sistema, na ausência de consulta será considerado o prazo de sete dias corridos após a data de expedição do documento.