Perguntas Frequentes

Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes
Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes

 

  1. Recebi um código de postagem mas ele não aparece no sistema de rastreamento. O que fazer?

Orientamos o cliente a contatar o remetente para verificar se o código está correto, inclusive as letras, e se o objeto já foi realmente postado. Caso positivo, o remetente deve registrar uma reclamação para verificar o ocorrido, no link: https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php

  2. Como fazer o rastreamento com CPF?

Para a consulta via CPF, é necessário que o remetente informe o seu CPF e/ou o CPF do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios www.correios.com.br, informar o seu CPF e inserir login e senha cadastrados no portal.

  3. Qual o telefone das unidades de tratamento e entrega?

Essas unidades não possuem atendimento telefônico. Todas as dúvidas referentes a objetos ou manifestações devem ser esclarecidas por meio do Fale Conosco ou Chat ou da nossa Centra de Atendimento (0800-725-0100 / 3003-0100 ).

  4. Minha encomenda está demorando, como faço para mudar a modalidade para SEDEX?

Após a postagem, não há meios de alterar a modalidade do envio. Assim você deverá aguardar o prazo estimado para entrega fornecido no ato da postagem.

  5. No rastreamento diz que o meu endereço está errado. Por que o carteiro não ligou ?

O serviço contratado não prevê contato telefônico. O campo telefone é de preenchimento opcional.

  6. No rastreamento informa que o meu endereço está incorreto, como faço para corrigir?

Uma vez o objeto postado, não é possível corrigir o endereço de entrega. Caso não seja possível a entrega por este motivo , o objeto retornará ao remetente.

  7.Por que o carteiro informou que não foi atendido pelo destinatário no dia que eu estava em casa?

O cliente deverá verificar junto ao remetente se o endereço está correto. Se estiver, o cliente deverá registrar a manifestação no Fale Conosco ou entrar em contato com a Central de Atendimento.

  8. Posso usar a caixa do fabricante para enviar a encomenda? A orientação não cabe ao dono do contrato?

Pode, desde que a embalagem se adapte ao peso e à forma do produto para o transporte. Caso não seja adequada, o atendente da Agência informará. No site dos Correios, temos várias informações sobre o assunto.

  9. Minha encomenda está sendo devolvida com a informação de endereço incorreto, o carteiro não tinha que fazer 3 tentativas?

Quando o endereço do objeto está incompleto ou falta alguma informação para que a entrega seja efetuada adequadamente (número do imóvel, bloco residencial, nome do logradouro, nome do bairro, nome da localidade, etc.), a encomenda é devolvida ao remetente.

  10. Minha encomenda internacional está sendo devolvida, o que devo fazer?

Nessa situação formalizar uma reclamação para tentativa de resgate.

  11. Não consigo me cadastrar no IdCorreios para fazer o pagamento do imposto/despacho postal, como proceder?

Você deve clicar em “ID Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br). Clicar em “Cadastrar-se no idCorreios”, e preencher o formulário de acordo com o seu tipo de perfil.

 12. O sistema de rastreamento apresenta erro, como faço para rastrear minha encomenda?

O sistema poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o rastreamento mais tarde.

  13. Não consigo registrar uma reclamação, o que faço?

O sistema Fale Conosco poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o rastreamento mais tarde.

  14. Minha encomenda está aguardando retirada, qual o documento que preciso levar na agência?

Você deverá comparecer ao local informado no rastreamento portando documento de identificação com foto e o código de rastreamento do objeto.

  15. Minha encomenda apresenta postagem com DH, o que significa?

Significa que o objeto foi postado depois do horário de encaminhamento, isso adiciona 1 dia útil ao prazo de entrega.

  16. Como alterar o IDCorreios?

Não é possível a alteração do idCorreios. Será necessário o cancelamento do cadastro atual e a realização de um novo cadastro com o idCorreios desejado. Para efetuar o cancelamento, basta realizar login no idCorreios, e em seguida utilizar a opção "Cancelar cadastro no idCorreios". O ID Correios encontra-se na parte superior do site www.correios.com.br.

  17. Realizei o cadastro no IDCorreios, mas não consigo acessar. O que fazer?

Após o cadastro é enviada uma mensagem com instruções de ativação de conta para o endereço de e-mail cadastrado. Assim, pedimos que verifique a sua caixa de e-mail e siga as instruções enviadas para ativar o cadastro de IdCorreios.

  18. Como alterar a senha IDCorreios?

Você deve clicar em “ID Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br). Feito isso, clicar na opção “Alterar senha de acesso”.

  19. O que devo fazer quando o IDCorrreios apresenta a mensagem de usuário ou senha inválidos?

Verificar se foi realizada a ativação da conta através do e-mail enviado pelos Correios após o cadastro. Caso tenha ativado, pedimos atenção ao digitar seu usuário e senha. Recomendamos que utilize CPF/CNPJ ou idcorreios (em letras minúsculas) para realizar login. Caso essa situação persista, formalizar manifestação via Fale Conosco.

  20. Como recuperar o usuário IDCorreios?

Para recuperar seu acesso, clicar em ID Correios na página inicial do site www.correios.com.br, utilizar a opção “Esqueci a senha”. Em seguida, clicar na opção “Esqueci meu usuário”. O login pode ser realizado também com CPF/CNPJ.

Fonte: Central de Atendimento dos Correios

Atualizado em: 14/05/21