Perguntas Frequentes

Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes
Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes
  1. Recebi um código de postagem mas ele não aparece no sistema de rastreamento. O que fazer?

Orientamos o cliente a contatar o remetente para verificar se o código está correto, inclusive as letras, e se o objeto já foi realmente postado. Caso positivo, o remetente deve registrar uma reclamação para verificar o ocorrido, no link: https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php

  2. Como fazer o rastreamento com CPF?

Para a consulta via CPF, é necessário que o remetente informe o seu CPF e/ou o CPF do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios www.correios.com.br, informar o seu CPF e inserir login e senha cadastrados no portal.

  3. Qual o telefone das unidades de tratamento e entrega?

Essas unidades não possuem atendimento telefônico. Todas as dúvidas referentes a objetos ou manifestações devem ser esclarecidas por meio do Fale Conosco, Chat ou da nossa Central de Atendimento.

  4. Minha encomenda está demorando, como faço para mudar a modalidade para SEDEX?

Após a postagem, não há meios de alterar a modalidade do envio. Assim você deverá aguardar o prazo estimado para entrega fornecido no ato da postagem.

  5. No rastreamento diz que o meu endereço está errado. Por que o carteiro não ligou ?

O serviço contratado não prevê contato telefônico. O campo telefone é de preenchimento opcional.

  6. No rastreamento informa que o meu endereço está incorreto, como faço para corrigir?

Uma vez o objeto postado, não é possível corrigir o endereço de entrega. Caso não seja possível a entrega por este motivo , o objeto retornará ao remetente.

  7.Por que o carteiro informou que não foi atendido pelo destinatário no dia que eu estava em casa?

O cliente deverá verificar junto ao remetente se o endereço está correto. Se estiver, o cliente deverá registrar a manifestação no Fale Conosco ou entrar em contato com a Central de Atendimento.

  8. Posso usar a caixa do fabricante para enviar a encomenda? 

Pode, desde que a embalagem se adapte ao peso e à forma do produto para o transporte. Caso não seja adequada, o atendente da Agência informará. No site dos Correios, temos várias informações sobre o assunto.

  9. Minha encomenda está sendo devolvida com a informação de endereço incorreto, o carteiro não tinha que fazer 3 tentativas?

Quando o endereço do objeto está incompleto ou falta alguma informação para que a entrega seja efetuada adequadamente (número do imóvel, bloco residencial, nome do logradouro, nome do bairro, nome da localidade, etc.), a encomenda é devolvida ao remetente.

  10. Minha encomenda internacional está sendo devolvida, o que devo fazer?

Nessa situação formalizar uma reclamação para tentativa de resgate.

  11. Não consigo me cadastrar no Meu Correios para fazer o pagamento do imposto/despacho postal, como proceder?

Você deve clicar em “Meu Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br). Clicar em “Cadastrar" e preencher o formulário de acordo com o seu tipo de perfil.

 12. O sistema de rastreamento apresenta erro, como faço para rastrear minha encomenda?

O sistema poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o rastreamento mais tarde.

  13. Não consigo registrar uma reclamação, o que faço?

O sistema Fale Conosco poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o registro da reclamação mais tarde.

  14. Minha encomenda está aguardando retirada, qual o documento que preciso levar na agência?

Você deverá comparecer ao local informado no rastreamento portando documento de identificação com foto e o código de rastreamento do objeto.

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  15. Minha encomenda apresenta postagem com DH, o que significa?

Significa que o objeto foi postado depois do horário de encaminhamento, isso adiciona 1 dia útil ao prazo de entrega.

  16. Como alterar ID no Meu Correios?

Não é possível a alteração ID no Meu Correios, para os novos cadastros para Pessoa Física e Pessoa Jurídica serão automaticamente o CPF e CNPJ respectivamente. Os cadastros antigos, que possuem ID diferente do CPF/CNPJ e deseja alterar, será necessário o cancelamento do cadastro atual e a realização de um novo cadastro no Meu Correios. Para efetuar o cancelamento, basta realizar login no Meu Correios, e em seguida utilizar a opção ”Exclui conta”. O Meu Correios encontra-se na parte superior do site www.correios.com.br

  17. Realizei o cadastro no Meu Correios, mas não consigo acessar. O que fazer?

Após o cadastro é enviada uma mensagem com instruções de ativação de conta para o endereço de e-mail cadastrado. Assim, pedimos que verifique a sua caixa de e-mail e siga as instruções enviadas para ativar o cadastro de Meu Correios.

  18. Como recuperar a senha Meu Correios?

Você deve clicar em “Meu Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br), no canto superior direito Feito isso, clicar na opção “Esqueci minha senha”.

  19. O que devo fazer quando o Meu Correios apresenta a mensagem de usuário ou senha inválidos?

Pedimos atenção ao digitar seu usuário e senha. Recomendamos que utilize CPF/CNPJ ou ID (usuário) (em letras minúsculas) para realizar login. Caso essa situação persista, formalizar manifestação via Fale Conosco.

  20. Como faço para gerar o Token para receber o Vale Postal Digital - VPD?

• Via SMS (celulares Android e iPhone): na emissão do VPD, o token é enviado diretamente para o celular do destinatário.
• Telegrama: Caso o remetente contrate o serviço de aviso, o número do Token será enviado ao destinatário por telegrama.
• App Correios (Android): o token será pesquisado no aplicativo, ícone Vale Postal.

 21.  Não consigo realizar a suspensão da entrega ou cancelamento do envio ao destinatário, o que faço?

Gentileza consultar o e-book sobre o passo a passo de Como Solicitar a Suspensão de Entrega de uma Encomenda.
https://www.correios.com.br/receber/encomenda/arquivos/nacional/passo-a-passo-como-solicitar-a-suspensao-de-entrega-de-uma-encomenda

  22. Qual o endereço que consta no Demonstrativo de Impostos e Serviços - DIS?

Por motivos de segurança da informação, os dados relativos ao destinatário não são mais exibidos no Demonstrativo de Impostos e Serviços (DIS). A entrega da encomenda ocorrerá conforme as informações declaradas no rótulo do pacote. A informação de endereço constante no boleto de pagamento da DIS leva em consideração os dados cadastrados no Meu Correios, não sendo necessariamente o endereço de entrega.

  23. A encomenda será entregue no endereço que consta no Demonstrativo de Impostos e Serviços - DIS ou no endereço informado na embalagem?

A encomenda sempre será entregue no endereço informado pelo remetente na embalagem.

  24. Minha encomenda internacional não ultrapassa o valor de 50 dólares, não deveria ser isenta de impostos?

Desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas, a remessa postal internacional no valor de até US$ 50,00 (cinquenta dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação.

  25O que é preciso para que um terceiro possa retirar minha encomenda nos Correios?

Basta imprimir, preencher e assinar o modelo de autorização de retirada disponível no endereço htps://www.correios.com.br/receber/encomenda/saiba-mais-nacional, item “Veja mais” (parte inferior do Portal).

  26. Ocorreu um erro no CEP do destinatário, o que acontecerá?

O CEP é o dado mais importante para a identificação do local de entrega, qualquer erro ou falta de informação que impossibilite a entrega acarretará na devolução da correspondência à origem.

  27. Em qual agência eu posso postar uma encomenda com autorização de postagem?

A postagem poderá ser realizada nas Agências de Correios Próprias - AC ou em Agência de Correios Franqueada - AGF, mediante apresentação do código de Autorização de Postagem. Informações sobre nossas agências podem ser obtidas por meio do endereço: https://mais.correios.com.br/app/index.php

  28. O que significa Logradouro com numeração irregular?

Significa que a numeração dos imóveis da rua/avenida não segue uma sequência.

  29. Minha encomenda está com atraso na entrega, em qual Unidade dos Correios eu posso retirar?

A retirada de objetos diretamente em nossas unidades operacionais só é possível quando no Sistema de Rastreamento estiver apresentando a informação: aguardando retirada.

  30. Minhas faturas/boletos não estão sendo entregues em tempo hábil para o pagamento.

O não recebimento de fatura, boleto bancário ou qualquer outro documento de cobrança, não o isentará dos pagamentos. Para que não haja cobrança de eventuais encargos, você deverá contatar as empresas remetentes para solicitar uma outra opção de pagamento (por exemplo: internet, sede da empresa, depósito bancário e outros).

  31. É possível solicitar a suspensão de entrega de objeto internacional de importação?

A funcionalidade “Suspender a Entrega” no sistema de rastreamento está disponível somente para o remetente do serviço Correios Packet.

  32. Fiz uma postagem de carta registrada e acompanhei pelo sistema que já foi entregue, vou receber algum comprovante da entrega?

O comprovante da entrega é fornecido somente quando solicitado o serviço adicional AR (Aviso de Recebimento) no momento da postagem.

  33. Como faço para cancelar um Telegrama que acabei de enviar?

Uma vez enviado telegrama não poderá ser cancelado ou alterado pois sua transmissão é instantânea.

  34. Qual prazo para devolução da encomenda ao remetente?

Não há um prazo definido, na impossibilidade de entrega ao destinatário o objeto será imediatamente inserido no fluxo postal para devolução ao remetente. A devolução pode ser acompanhada no endereço: https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php

  35. Porque minhas encomendas não estão sendo entregues em minha residência e estão sendo disponibilizadas para retirada em Agência de Correios?

Nos casos em que o CEP de destino esteja temporariamente sem entrega domiciliar, a entrega será efetuada na agência indicada no Aviso de Chegada, que será entregue no endereço do destinatário.

  36. O carteiro tentou entregar minha encomenda mas não tinha ninguém para receber, o que acontece agora?

Caso não seja possível entregar o objeto devido à ausência do destinatário, ele é encaminhado para uma agência de Correios para que seja retirado. Ressaltamos que, dependendo da modalidade do serviço contratado pelo remetente, na impossibilidade de entrega devido à ausência do destinatário, o objeto é devolvido imediatamente ao remetente.

  37. Porque o meu SEDEX 10 teve 3 tentativas de entrega e está sendo devolvido? Não deveria ficar aguardando retirada em uma agência dos Correios?

Os serviços Premium, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX hoje, são devolvidos automaticamente ao remetente após a 3ª tentativa de entrega sem sucesso.

Fonte: Central de Atendimento dos Correios
Atualizado em: 25/05/2022