Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
O SIC atende aos pedidos de acesso à informação nos termos da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e do Decreto nº 7.724/2012. O SIC não trata de reclamação, solicitação de providências, denúncia, sugestão ou elogio e não substitui os canais de atendimento próprios para registrar tais demandas. Para registrar esses tipos de manifestações, consulte aqui o canal apropriado.
Nesta seção, são divulgadas informações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) pertinentes ao seu funcionamento, localização e dados de contato no âmbito dos Correios. Também são divulgados os relatórios estatísticos de atendimento à Lei de Acesso à Informação.
Localização
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, 8º andar, ala norte.
CEP 70002-900 – Brasília/DF
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Autoridade dos Correios responsável pelo monitoramento da implementação da Lei de Acesso à Informação (art. 40, Lei n.º 12.527/2011)
Chefe da Ouvidoria
Viviane Juvenal Marques
(61) 2141-7746
sic@correios.com.br
Área responsável pela transparência ativa: Gerência de Análise e Informação
Gerente Corporativa de Análise e Informação
Juliana Herrera Baccan
Analista
Alessandro Rizzatto Pignata
Área responsável pela transparência passiva: Gerência de Relacionamento
Gerente Corporativa de Relacionamento
Ane Marcia de Oliveira Lima
Analista
Michelle Zagordo Campanella
Telefone e e-mail para orientação e esclarecimento de dúvidas*
3003 0100 (capitais, regiões metropolitanas e cidades-sede de DDD)
0800 725 7282
Segunda à sexta-feira: das 8h às 20h.
Sábado: 8h às 14h.
Domingos e feriados: não há atendimento.
*O atendimento por telefone e e-mail é destinado para fornecer informações necessárias para registrar formalmente um pedido de acesso à informação com base na Lei de Acesso à Informação, bem como orientar os cidadãos sobre outras questões referentes ao SIC. Não serão registrados pedidos de acesso à informação por telefone ou e-mail.
Atendimento pela internet
Registre seu pedido de acesso à informação no Fala.BR.
Atendimento por correspondência ou presencial
Qualquer cidadão poderá imprimir o formulário, preenchê-lo e comparecer no SIC dos Correios em Brasília (DF) para atendimento presencial ou enviá-lo por correspondência para o seguinte endereço:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Ouvidoria
Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
Setor Bancário Norte, Quadra 01, Bloco A, 8º andar, ala norte.
CEP 70002-900 – Brasília/DF
Os pedidos de acesso à informação enviados por correspondência deverão invocar expressamente a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e conter, além do próprio pedido, as seguintes informações do solicitante:
- Pessoa física: nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e e-mail; ou
- Pessoa jurídica: razão social, CNPJ, nome completo do representante, cargo do representante, endereço e e-mail.
Tais pedidos serão registrados pelos analistas do Serviço de Informação ao Cidadão no Fala.BR.
Relatórios estatísticos
Acesse o Relatório sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos Correios em 2023 (.pdf 268 Kb)
Acesse o Relatório sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos Correios em 2022 (.pdf 1Mb)
Acesse dados, tabelas e gráficos sobre os pedidos e recursos registrados no Fala.BR no Painel Lei de Acesso à Informação.
Perguntas frequentes sobre acesso à informação
Normas vigentes para o tratamento de pedidos de acesso à informação e recursos nos Correios