Conselho Fiscal

Calculadora em cima de uma caderno de anotações.
Calculadora em cima de uma caderno de anotações.

 

Função: O Conselho Fiscal é o órgão permanente de fiscalização dos Correios, de atuação colegiada e individual, e tem como função fiscalizar os atos do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários.

Composição: 3 (três) membros efetivos e igual número de respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, sendo 2 (dois) membros titulares e suplentes indicados pelo Ministro de Estado do Ministério supervisor e 1 (um) membro indicado pelo Ministro de Estado da Economia, como representantes do Tesouro Nacional, que deverão ser servidores públicos com vínculo permanente com a Administração Pública, nos termos do art. 13 da Lei nº 10.180/2001.

Conheça o Regimento Interno do Conselho Fiscal (.pdf 1Mb)

Acesse aqui as Atas de Reunião do Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Presidente

Wilson Diniz Wellisch

Indicação: Ministério das Comunicações
Mandato: 26/04/2023 a 25/04/2025
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578
Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF -CEP 70002-900

Wilsom.JPG

  Currículo

Formação Acadêmica

-Engenheiro de Telecomunicações com graduação e mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), fev/2009.

Experiência Profissional

-É servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2011, onde atuou na Superintendência de Serviços Privados, foi assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso e Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação Substituto.

- Cedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2019, atuou como Diretor do Departamento de Inclusão Digital, Secretário de Telecomunicação Substituto, Secretário de Radiodifusão e Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do Ministério das Comunicações.

- Em março de 2021 retornou à Anatel para ocupar o cargo de Superintendente de Fiscalização, onde permaneceu até maio de 2022, tendo, ainda, ocupado a posição de Presidente Substituto da Agência de fevereiro a abril de 2022.

- Atualmente é o Secretário de Comunicação Social Eletrônica.

Titular

Roberta Moreira da Costa Bernardi Pereira

Indicação: Ministério da Fazenda
Mandato: 18/09/2023 a 17/09/2025
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578
Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF -CEP 70002-900

FOTO NOVA INTEGRANTE DO CF ROBERTA

  Currículo


Formação Acadêmica:

Graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis e Atuariais, com especialização em Matemática para Economia e Administração, pela Universidade de Brasília – UnB; possui MBA em Contabilidade e Administração Financeira e MBA em Business Analytics e Big Data pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Experiência Profissional:

- Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional desde 1994, atualmente é Coordenadora-Geral de Planejamento e Programação Financeira da do Tesouro Nacional. Ao longo de sua carreira representa o Tesouro Nacional em Conselhos Fiscais, dentre os quais destacam-se a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, as Empresas de Correios e Telégrafos, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – Codasp, Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp, Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, BESC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. – Bescval e Besc Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento – Bescred.

Titular

Daniel Alex Fortunato

Indicação: Ministério das Comunicações
Mandato: 03/07/2023 a 02/07/2025
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578
Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF -CEP 70002-900

 

Homem pardo, com bicode e barba, usando paleto azul, camisa branca, gravata vermelha.

  Currículo

Formação Acadêmica

-Pós-graduado em Orçamento Público peIo lnstituto Legislativo Brasileíro- ILB;

-Graduado em Gestão Pública peIo Centro Universitário UNIEURO

Experiência Profissional

-Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - CCE 1.15

-Coordenador de Orçamento da Liderança do Governo no Congresso Nacional - Senado FederaI.

Suplente

Francklin Andrade Mattar Furtado
Indicação: Ministério das Comunicações

Mandato (Recondução): 23/11/2022 a 22/11/2024
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578

Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF - CEP 70002-900

Francklin Andrade Mattar Furtado

  Currículo

Formação Acadêmica:

- Especialização em Gestão Pública Fundação
- Escola Nacional de Administração Pública – ENAP 02/2008 – 09/2009

- MBA em Marketing - Getúlio Vargas – FGV - 09/2001 – 09/2002

- Bacharelado em Administração de Empresas - Universidade de Brasília – UnB 1º/1995 – 2º/1998

Experiência Profissional:

- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, cargo do Ministério da Economia, exercido de junho de 2006 até a presente data.

- Ministério das Comunicações (de maio de 2016 a setembro de 2020 no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC) ocupando os cargos de Subsecretário Adjunto de Serviços Postais e de Governança de Empresas Vinculadas, de Coordenador Geral de Gestão de Empresas e de Coordenador-Geral de Entidades Vinculadas. Vem desenvolvendo atividades ligadas à formulação de políticas, diretrizes, objetivos e metas relativos aos temas desenvolvidos pelas empresas estatais e pelas entidades vinculadas ao Ministério e ao acompanhamento da governança e do desempenho dessas empresas e entidades. Vem conduzindo também a normatização do setor postal, tendo participado, dentre outros, da elaboração de Projeto de Lei que propõe criar o marco regulatório postal nacional, além dos trabalhos que levaram ao estabelecimento de metas de universalização e qualidade dos serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e representou o Ministério, no Grupo de Trabalho responsável por coordenar as ações de reestruturação econômico-financeira da ECT.

- Presidiu, representando o Brasil junto à União Postal Universal – UPU, organismo internacional vinculado à Organização das Nações Unidas voltado para o setor postal, de 2013 a 2016, o Grupo de Projeto Reforma da União, que contava com representantes de mais de sessenta países, que resultou na nova estrutura da organização aprovada no Congresso de Istambul de 2016.

- Representa o Brasil na UPU no Grupo de Remunerações, que está discutindo a nova metodologia de remuneração dos operadores postais designados com relação aos gastos terminais, na Força Tarefa de Reforma do Sistema Aplicado às Contribuições e no Subgrupo de Recuperação de Dívidas. Atua como chefe da delegação brasileira em missões desde 2013 junto à UPU em Berna – Suíça, representando o país nos Conselhos de Administração e de Operações Postais e junto à União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP em Montevidéu – Uruguai, representando o país no seu Comitê de Gestão e nos Conselhos Consultivos e Executivos.

- Esteve em exercício de junho de 2006 a março de 2011 no Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais – DEST – do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP, nos setores de Orçamento, de Governança Corporativa e de Avaliação de Empresas tratando de assuntos relacionados ao Orçamento de Investimento das empresas estatais federais, de assessoramento ao Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR – que busca estabelecer boas práticas de governança corporativa nas empresas estatais federais, bem como pelo desenvolvimento do sistema de avaliação de empresas estatais. Coordenou o Fórum de Inovação das Empresas Estatais Federais de 2007 a 2010, que, em cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, culminou na publicação da “Pesquisa de Inovação nas Empresas Estatais Federais”.

- Membro titular do Conselho Fiscal da Telecomunicações Brasileiras S.A – Telebras, como representante do MCTIC, de abril de 2017 a abril de 2019.

- Assistente de Projetos do Setor de Ciências e Meio Ambiente da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, cargo exercido de setembro de 2000 a fevereiro de 2006.

Idiomas:

Inglês: fluência oral e escrita.
Espanhol: fluência oral e escrita.
Francês: fluência oral e escrita.

Suplente

Karla do Valle Abrahão Cavalcanti
Indicação: Ministério das Comunicações
Mandato: 02/09/2021 a 01/09/2023
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578

Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF - CEP 70002-900

Karla do Valle Abrahão Cavalcanti

Currículo

Formação Acadêmica:
- 03/2005 – 11/2005 Instituição: Queensland University of Technology Qualificação: Pós-Graduação em Marketing Brisbane – Queensland Australia

- 1999 - 2003 Instituição: Universidade de Brasília Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas Brasília - DF
Avançado Conhecimento em Informática Aplicação em Microsoft Office (Word, Excel, Power Point); programas para tratamento de imagens - Corel Draw; PhotoPaint; PhotoShop.
Línguas: Inglês: Fluente com conhecimento no ambiente profissional (Um ano estudando e trabalhando na Austrália).

Experiência Profissional:

- Coordenadora-geral de Entidades Vinculadas, código DAS 101.4, do Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, no período de 08/06/2021 até o presente momento;

- Coordenadora-Geral de Acompanhamento Regulatório de Telecomunicações, código DAS 101.4, do Departamento de Políticas para Telecomunicações e Acompanhamento Regulatório de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, no período de 10/09/2020 a 08/06/2021;

- Gerente de Projetos, código FCPE 101.4, do Departamento de Serviços de Telecomunicações, da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no período de 12/08/2019 a 10/09/2020; e

- Gerente, CGE-II, equivalente ao cargo de DAS-4, na Gerência de Universalização e Ampliação

Suplente

Fernando José Alves dos Santos
Indicação: Ministério da Economia
Mandato: 23/11/2022 a 22/11/2024
e-mail: protocolo@correios.com.br
Contato: (61) 2141 7578

Endereço: SBN Quadra 01 Bloco A 19º andar Ed. Sede dos Correios - Brasília/DF - CEP 70002-900

Conselho Fiscal -Fernando

  Currículo

Formação Acadêmica:

- Graduação em Economia: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco.
- Pós-Graduação em Economia: EPGE - Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Experiência Profissional:

- Secretaria do Tesouro Nacional – STN do Ministério da Fazenda desde setembro/2001 -Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC.

- Coordenador da Coordenação – Geral de Participações Societárias – COPAR/STN, unidade responsável pela orientação técnica da STN em assuntos relativos às empresas estatais federais ou a companhias em que a União detenha participação societária.

Entre em contato com os Correios através da Central de Atendimento ou pelos telefones:
3003 0100 - Capitais e Regiões Metropolitanas (fixos e Celular) e Demais Localidades (Celular)
0800 725 7282 - Demais Localidades (fixo)
0800 725 0100 - Todo Brasil (fixo)