Indicadores e Resultados
Temos a responsabilidade de manter os serviços postais em todo o território nacional, para atender aos princípios de universalização desses serviços, em condições de qualidade adequada e a preços acessíveis, com fundamento no art. 3º da Lei 6.538, de 22 de junho de 1978.
A expansão dos serviços de atendimento e da entrega postal externa, por meio da universalização dos serviços postais à população brasileira, é uma meta de extrema importância para a integração do país e para o desenvolvimento da sociedade brasileira, sobretudo nos lugares mais remotos e carentes de infraestrutura.
1. Prover o atendimento postal, garantindo a oferta de 100% das posições de atendimento
Unidade responsável: Departamento de Atendimento - DERAT/Diretoria de Operações – DIOPE
Padrão para a Universalização do Atendimento dos serviços postais básicos
2025
Meta 2025 |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
||||||
8.212 | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % |
% de realização da meta anual* | 8.179 | 99,6 | ||||||||||
% de realização da meta quadrienal (100%)** | 99,6 |
Meta 2025 |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
||||||
QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | |
% de realização da meta anual* | ||||||||||||
% de realização da meta quadrienal (100%)** |
* Refere-se a quantidade de posições físicas de atendimento do mês em relação ao total de posições físicas de atendimento previstas para o ano.
** Refere-se a quantidade de posições físicas de atendimento do mês em relação ao total de posições físicas de atendimento previstas para o quadriênio.
Anexo: Detalhamento - Universalização do Atendimento (.ods 1Kb)
2. Disponibilizar os serviços postais de distribuição postal externa em distritos com população igual ou superior a 500 habitantes
Unidade responsável: Departamento de Coleta e Distribuição - DEDIS/Diretoria de Operações - DIOPE
Meta para Universalização da Entrega Postal Externa
2025
Meta 2025 | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | ||||||
96% 10.027 | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | ||
% de realização da meta anual** | 9.200 | 91,75 | ||||||||||
% de realização da meta quadrienal (100%)*** | 91,75 |
Meta 2025 | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro | ||||||
Qtde* | % | |||||||||||
% de realização da meta anual** | ||||||||||||
% de realização da meta quadrienal (100%)*** |
* Qtde: Refere-se à quantidade de distritos com distribuição.
** Refere-se à quantidade de distritos com distribuição, e que atendem as regras da portaria, em relação ao total de distritos com distribuição previstos para o ano.
***Percentual em relação à quantidade de 10.027 Distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, segundo o último censo do IBGE.
Anexo: Detalhamento - Universalização da Distribuição (.odt 2Mb)
3. Entregar objetos postais dentro do prazo.
Unidade responsável: Departamento de Planejamento e Controle - DEPLA/Diretoria de Operações - DIOPE
Metas de qualidade para a prestação dos serviços postais básicos
2025
Indicadores | |||
Mês |
Carta e ( % ) |
Impresso Simples ( % ) |
Encomenda não urgente, sem valor declarado (Jan a Jun - até 10 dias/Jul a Dez - até 9 dias) ( % ) |
Janeiro | 94,25 | 94,37 | 97,98 |
Fevereiro | |||
Março | |||
Abril | |||
Maio | |||
Junho | |||
Julho | |||
Agosto | |||
Setembro | |||
Outubro | |||
Novembro | |||
Dezembro | |||
Resultado Acumulado - 2025 | 94,25 | 94,37 | 97,98 |
Meta Anual - 2025 | 93,00 | 93,00 | 95,00 |
Obs.1: Os prazos são computados em dias úteis.
4. Avaliar a satisfação dos clientes com o atendimento prestado na rede de agências.
Pesquisa CSAT - Rede de Atendimento | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho |
Meta 2025 9,1 | 9,4 | |||||
% de realização da meta | 103,33 |
Fonte: Ferramenta de medições incentivadas contratada (Medallia Experience Cloud)