Indicadores e Resultados
Temos a responsabilidade de manter os serviços postais em todo o território nacional, para atender aos princípios de universalização desses serviços, em condições de qualidade adequada e a preços acessíveis, com fundamento no art. 3º da Lei 6.538, de 22 de junho de 1978.
A expansão dos serviços de atendimento e da entrega postal externa, por meio da universalização dos serviços postais à população brasileira, é uma meta de extrema importância para a integração do país e para o desenvolvimento da sociedade brasileira, sobretudo nos lugares mais remotos e carentes de infraestrutura.
1. Prover o atendimento postal, garantindo a oferta de 100% das posições de atendimento
Unidade responsável: Departamento de Atendimento - DERAT/Diretoria de Operações – DIOPE
Padrão para a Universalização do Atendimento dos serviços postais básicos
2024
Meta 2024 |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
||||||
9.653 | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % |
% de realização da meta anual* | 9.516 | 98,58 | 9.476 | 98,17 | 9.513 | 98,55 | 9.498 | 98,39 | 9.356 | 96,92 | 9.432 | 97,7 |
% de realização da meta quadrienal (100%)** | 98,58 | 98,17 | 98,55 | 98,39 | 96,92 | 97,7 |
Meta 2024 |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
||||||
7.538 | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % |
% de realização da meta anual* | 7.470 | 99,10 | 7.471 | 99,11 | 7.473 | 99,14 | 7.484 | 99,28 | 7.521 | 99,77 | 7.508 | 99,60 |
% de realização da meta quadrienal (100%)** | 99,10 | 99,11 | 99,14 | 99,28 | 99,77 | 99,60 |
* Refere-se a quantidade de posições físicas de atendimento do mês em relação ao total de posições físicas de atendimento previstas para o ano.
** Refere-se a quantidade de posições físicas de atendimento do mês em relação ao total de posições físicas de atendimento previstas para o quadriênio.
Anexo: Detalhamento - Universalização do Atendimento (.ods 1Kb)
2. Disponibilizar os serviços postais de distribuição postal externa em distritos com população igual ou superior a 500 habitantes
Unidade responsável: Departamento de Coleta e Distribuição - DEDIS/Diretoria de Operações - DIOPE
Meta para Universalização da Entrega Postal Externa
2024
Meta 2024 | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | ||||||
9.821 | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | ||
% de realização da meta anual** | 9.184 | 93,51 | 9.169 | 93,36 | 9.185 | 93,52 | 9.196 | 93,64 | 9.222 | 93,90 | 9.250 | 94,19 |
% de realização da meta quadrienal (100%)*** | 93,51 | 93,36 | 93,52 | 93,64 | 93,90 | 94,19 |
Meta 2024 | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro | ||||||
8.823 | Qtde* | % | ||||||||||
% de realização da meta anual** | 8.344 | 94,57 | 8.354 | 94,68 | 8.367 | 94,83 | 8.370 | 94,87 | 8.379 | 94,97 | 8.381 | 94,99 |
% de realização da meta quadrienal (100%)*** | 94,57 | 94,68 | 94,83 | 94,87 | 94,97 | 94,99 |
* Qtde: Refere-se à quantidade de distritos com distribuição.
** Refere-se a quantidade de distritos com distribuição em relação ao total de distritos com distribuição previstos para o ano.
***Percentual em relação à quantidade de 9.821 Distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, do total de 10.282, segundo o último censo do IBGE.
Obs: Base Distritos-IBGE com 500 habitantes ou mais era de 9.824. Foram retirados da meta da distribuição postal 3(três) distritos, conforme justificativas abaixo:
SE | MUNICÍPIO | DISTRITO | POPULAÇÃO | ALTERAÇÃO | MOTIVO |
MA |
Anajatuba |
Porto da Gabarras |
4.496 |
0 |
Distrito se transformou em um manguezal. Construção do Porto de Itaqui. |
PR |
Foz do Iguaçu |
Alvorada do Iguaçu |
563 |
0 |
Sede inundada pela represa de Itaipu. |
TO |
Guaraú |
Mirandópolis |
539 |
66 |
Redução de habitantes comprovada pela Prefeitura. |
Obs: A partir de julho de 2024 foram retirados da meta 998 distritos relativos a SE/RS (devido ao estado de calamidade pública do Estado), restando para as demais um total de 8.823 distritos.
Anexo: Detalhamento - Universalização da Distribuição (.odt 2Mb)
3. Entregar objetos postais dentro do prazo.
Unidade responsável: Departamento de Planejamento e Controle - DEPLA/Diretoria de Operações - DIOPE
Metas de qualidade para a prestação dos serviços postais básicos
2024
Indicadores | |||
Mês |
Carta e ( % ) |
Impresso Simples ( % ) |
Encomenda não urgente, sem valor declarado (Jan a Jun - até 10 dias/Jul a Dez - até 9 dias) ( % ) |
Janeiro | 81,48 | 71,67 | 89,46 |
Fevereiro | 81,97 | 79,78 | 97,25 |
Março | 83,63 | 84,42 | 97,09 |
Abril | 84,02 | 84,09 | 97,59 |
Maio | 86,53 | 85,8 | 98,23 |
Junho | 87,96 | 87,87 | 98,19 |
Julho | 94,52 | 94,46 | 97,17 |
Agosto | 92,76 | 92,33 | 94,16 |
Setembro | 94,36 | 94,87 | 97,04 |
Outubro | 95,16 | 95,71 | 97,25 |
Novembro | 93,31 | 94,11 | 93,18 |
Dezembro | 93,29 | 92,47 | 93,18 |
Resultado Acumulado - 2024 | 88,4 | 87,15 | 95,97 |
Meta Anual - 2024 | 93,00 | 93,00 | 95,00 |
Obs.1: Os prazos são computados em dias úteis.
Obs.2: A partir de maio o resultado da SE/RS foi desconsiderado.
Obs.3: Metas alteradas a partir de julho de 2024.