Indicadores e Resultados
Temos a responsabilidade de manter os serviços postais em todo o território nacional, para atender aos princípios de universalização desses serviços, em condições de qualidade adequada e a preços acessíveis, com fundamento no art. 3º da Lei 6.538, de 22 de junho de 1978.
A expansão dos serviços de atendimento e da entrega postal externa, por meio da universalização dos serviços postais à população brasileira, é uma meta de extrema importância para a integração do país e para o desenvolvimento da sociedade brasileira, sobretudo nos lugares mais remotos e carentes de infraestrutura.
A universalização dos serviços postais também se alinha aos compromissos socioambientais da Empresa, ao promover inclusão social e acesso à comunicação, ao mesmo tempo em que busca reduzir impactos ambientais. A presença dos Correios em todo o país permite a adoção de práticas sustentáveis em larga escala, contribuindo para uma logística mais eficiente e menos poluente, com benefícios diretos à sociedade e ao meio ambiente.
Como parte do compromisso dos Correios com a sustentabilidade - buscando o equilíbrio entre os aspectos ambiental, social econômico e de governança - as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa contidas na Portaria 15.441/2024 do Ministério das Comunicações, também estão incorporadas à estratégia da Empresa, incluindo objetivos e indicadores específicos.
Clique aqui para conhecer mais sobre a Política de Sustentabilidade Empresarial dos Correios, incluindo como é feita a gestão das emissões de gases de efeito estufa, cujo monitoramento é realizado, desde 2013, por meio de inventários padronizados e acreditados internacionalmente, disponíveis (desde 2019) para consulta em Registro Público de Emissões: https://registropublicodeemissoes.fgv.br/inicio.
1. Prover o atendimento postal, garantindo a oferta de 100% das posições de atendimento
Unidade responsável: Departamento de Atendimento - DERAT/Diretoria de Operações – DIOPE
Padrão para a Universalização do Atendimento dos serviços postais básicos
2025
Meta 2025 |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
||||||
8.212 | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % |
% de realização da meta anual* | 8.179 | 99,6 | 8.160 | 99,37 | 8.147 | 99,21 | 8.166 | 99,44 | 8.163 | 99,40 | 8.102 |
98,66 |
99,6 | 99,37 | 99,21 | 99,44 | 99,40 | 98,66 |
Meta 2025 |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
||||||
QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | QTD | % | |
% de realização da meta anual* | 8.094 | 98,56 | 8.123 | 98,92 | 8.123 | 98,92 | ||||||
98,56 | 98,92 | 98,92 |
* Refere-se a quantidade de posições físicas de atendimento do mês em relação ao total de posições físicas de atendimento previstas para o ano.
Anexo: Detalhamento - Universalização do Atendimento (.ods 769Kb)
2. Disponibilizar os serviços postais de distribuição postal externa em distritos com população igual ou superior a 500 habitantes
Unidade responsável: Departamento de Coleta e Distribuição - DEDIS/Diretoria de Operações - DIOPE
Meta para Universalização da Entrega Postal Externa
2025
Meta 2025 | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | ||||||
96% 10.027 | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | Qtde* | % | ||
% de realização da meta anual** | 9.200 | 91,75 | 9.124 | 91,89 | 9.310 | 92,85 | 9.358 | 97,24 | 9.365 | 97,31 | 9.370 | 93,45 |
% de realização da meta quadrienal (100%)*** | 91,75 | 91,89 | 92,85 | 93,33 | 93,40 | 93,45 |
Meta 2025 | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro | ||||||
Qtde* | % | |||||||||||
% de realização da meta anual** | 9.361 | 97,27 | 9.139 | 94,96 | 9.156 | 95,14 | ||||||
% de realização da meta quadrienal (100%)*** | 93,36 | 95,14 | 91,31 |
* Qtde: Refere-se à quantidade de distritos com distribuição.
** Refere-se à quantidade de distritos com distribuição, e que atendem as regras da portaria, em relação ao total de distritos com distribuição previstos para o ano.
***Percentual em relação à quantidade de 10.027 Distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, segundo o último censo do IBGE.
Anexo: Detalhamento - Universalização da Distribuição (.odt 1Mb)
3. Entregar objetos postais dentro do prazo.
Unidade responsável: Departamento de Planejamento e Controle - DEPLA/Diretoria de Operações - DIOPE
Metas de qualidade para a prestação dos serviços postais básicos
2025
Indicadores | |||
Mês |
Carta e ( % ) |
Impresso Simples ( % ) |
Encomenda não urgente, sem valor declarado - até 9 dias ( % ) |
Janeiro | 94,25 | 94,37 | 97,98 |
Fevereiro | 95,42 | 96,45 | 98,40 |
Março | 92,77 | 93,30 | 96,70 |
Abril | 93,53 | 93,54 | 95,54 |
Maio | 87,18 | 90,27 | 80,02 |
Junho | 87,92 | 87,94 | 79,10 |
Julho | 88,75 | 89,93 | 87,26 |
Agosto | 90,85 | 90,52 | 90,13 |
Setembro | 91,50 | 91,93 | 94,85 |
Outubro | |||
Novembro | |||
Dezembro | |||
Resultado Acumulado - 2025 | 91,50 | 91,93 | 94,85 |
Meta Anual - 2025 | 93,00 | 93,00 | 95,00 |
Obs.1: Os prazos são computados em dias úteis.
4. Reduzir as Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Unidade responsável: Departamento de Governança Corporativa - DGOVE/SUGOV - Diretoria de Governança e Estratégia - DIGOE
Metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
2025
Indicadores | |||||
Ano Inventariado |
Meta e Resultado |
Redução Bruta de Emissões de Gases de Efeito Estufa incluindo Escopos 1 e 2 (tCO2e) |
Percentual de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Escopos 1 e 2 (%) |
Redução Bruta de Emissões de Gases de Efeito Estufa incluindo Escopos 1, 2 e 3 (tCO2e) |
Percentual de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Escopos 1, 2 e 3 (%) |
2025 | Meta Anual | 2.855,05 | 3,97% | 9.700,33 | 2,01% |
Resultado - 1º Sem (1) (2) | 12.077,33 | 36,82% | 74.495,43 | 32,29% | |
2026 | Meta Anual | 4.906,82 | 6,82% | 11.752,09 | 2,44% |
Resultado | |||||
2027 | Meta Anual | 7.374,74 | 10,25% | 14.220,02 | 2,95% |
Resultado | |||||
2028 | Meta Anual | 9.946,71 | 13,82% | 16.791,99 | 3,48% |
Resultado |
(1) A redução bruta de 12.077,33 tCO2e no primeiro semestre de 2025, considerando os Escopos 1 e 2, é calculada em relação ao total estimado para o primeiro semestre de 2021 (Ano Base) para esses dois escopos, que foi de 32.804,55 tCO2e.
(2) A redução bruta de 74.495,43 tCO2e no primeiro semestre de 2025, considerando os Escopos 1, 2 e 3, é calculada em relação ao total estimado para o primeiro semestre de 2021 (Ano Base) para os três escopos, que foi de 230.740,74 tCO2e.
Anexo: Detalhamento - Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) (Redução_de_Emissões_de_GEE-1º_Sem_2025_13-10-2025.ods - 138 kb)
5. Avaliar a satisfação dos clientes com o atendimento prestado na rede de agências.
Pesquisa CSAT - Rede de Atendimento | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho |
Meta 2025 9,1 | 9,4 | 9,4 | 9,4 | 9,4 | 9,3 | 9,3 |
% de realização da meta | 103,33 | 103,3 | 103,3 | 103,3 | 102,2 | 102,2 |
Pesquisa CSAT - Rede de Atendimento | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
Meta 2025 9,1 | 9,2 | 9,1 | 9,2 | |||
% de realização da meta | 101,1 | 100,0 | 101,1 |
Fonte: Ferramenta de medições incentivadas contratada (Medallia Experience Cloud)