Correios Log+: A solução de fulfillment dos Correios!
O que é Fulfillment?
Serviço de logística completo para o e-commerce, no qual inclui desde a armazenagem dos produtos, recebimento de pedidos das vendas online via integração, separação (picking) e embalamento (packing) ao pós venda.
Esse conjunto de processos logísticos otimiza a operação, viabiliza postagens no mesmo dia, agiliza a entrega, além de fazer o trabalho de pós venda com a logística reversa, encantando o cliente final.
O empreendedor tem mais tempo para elaborar estratégias de vendas e frete, focar na satisfação do cliente e trabalhar o branding.
O fulfillment também pode levar a empresa para mais perto do consumidor final, através da contratação de armazéns espalhados por todo o país.
Como funciona um Fulfillment?
Para operar num Fulfillment, a empresa precisa armazenar seu estoque com a transportadora contratada ou empresa terceirizada. O envio dos produtos ao armazém, geralmente é condicionado à empresa possuir um cadastro de SKU para cada produto e código de barras no formato EAN.
Para que ocorra o recebimento dos pedidos, a Loja Virtual deve estar integrada com um ERP, que é um sistema que centraliza e automatiza as operações de uma empresa. Na fase de atendimento do pedido, é feita a separação e tratamento dessa encomenda.
Verificar o estoque cadastrado nos sistemas, é primordial para que não ocorra divergências no atendimento aos pedidos
Na fase da distribuição, a transportadora realiza a entrega da remessa. O acompanhamento da entrega é através de rastreamento.
O processo não para por aí! É primordial que seja realizado o trabalho de pós venda e Logística Reversa. O pós venda é um dos fatores decisivos de retenção de clientes, segundo uma pesquisa de 2020 da Zendesk publicada na InfoMoney: 80% dos clientes apontam o atendimento ao cliente (incluindo o pós-venda) como fator decisivo para essa lealdade.
Através do serviço de Logística Reversa, o cliente pode realizar a troca sem custo de um produto por arrependimento, avaria, insatisfação, entre outros.
Quais os benefícios proporcionados pelo Fulfillment?
Os maiores benefícios de contratar um Fulfillment são:
· Proporciona a escalabilidade do negócio, possibilitando criação de ações de marketing em datas especiais, sem precisar se preocupar com o atendimento de grandes volumes de pedidos;
· Operação Logística padronizada;
· Maior agilidade no atendimento dos pedidos;
· Possibilidade de atendimento de grandes volumes de pedidos no mesmo dia.
Quais as etapas logísticas atendidas?
O processo logístico de um fulfillment abrange as seguintes etapas:
· Recebimento de pedido via integração;
· Separação (Picking);
· Preparo da encomenda (Packing);
· Distribuição;
· Acompanhamento da entrega;
· Pós venda
· Logística Reversa.
Correios Log+ - O serviço de Fulfillment dos Correios
Correios Log+ é a solução de Fulfillment dos Correios, que suporta operações logísticas completas, assumindo as etapas mais onerosas, como armazenagem, atendimento de pedidos, postagem nas modalidades Sedex, PAC, Sedex Hoje, envios internacionais dos Correios (Premium, Expresso, Standard, Econômico), pós venda e logística reversa dos Correios.
Isso permite com que as empresas ganhem celeridade no processo operacional ao transferirem estas responsabilidades para um único operador logístico.
Quais os Diferenciais do Correios Log+?
O Fulfillment dos Correios possui diversos benefícios diferenciais do mercado:
· Custo-benefício;
· Consultoria de profissional especializado em todas as etapas do processo logístico;
· Possibilidade de pequenas empresas, que estão iniciando no comércio eletrônico, terem acesso a condições que grandes empresas usufruem;
· Para utilizar o serviço não é cobrada cota mínima de faturamento;
· Isenção da taxa de armazenamento nos 30 primeiros dias;
· Atendimento de pedidos no mesmo dia, se enviado dentro do horário limite estipulado;
· Nosso sistema WMS prioriza o atendimento dos pedidos dos itens que possuem data de validade mais próxima do vencimento;
· Não são cobrados o picking e o packinkg;
· Embalagens fornecidas gratuitamente;
· Personalização das embalagens e acondicionamento de acordo com a necessidade e segurança do manuseio do produto;
· Os Centros Logísticos têm um sistema forte de segurança, como câmeras espalhadas por todo o local e controle de entrada e saída de pessoas;
· Acesso a tabelas de frete com valores muito atrativos;
· Possibilidade de operar com centros nas maiores capitais do Brasil, ampliar o share e concorrer com empresas de grande porte;
· Pós Venda;
· Logística Reversa.
Qual o público alvo do fulfillment dos Correios?
Empresas que atuam no comércio eletrônico por meio de site próprio ou marketplaces podem contratar o serviço Correios Log+.
O público alvo são pequenas e médias empresas, que necessitam de uma operação logística completa com ótimo custo benefício, para terem capacidade de concorrer com o mercado, acesso a frete competitivo, aumentarem o share, e terem mais tempo para se dedicar às estratégias de venda.
É por meio da formalização de parceria com os Correios, através da celebração do contrato comercial ou inclusão do serviço no contrato já existente, que os clientes poderão iniciar suas operações no Correios Log+.
Como funciona o Correios Log+?
O lojista vai escolher o armazém do centro que deseja contratar a operação. Caso queira trabalhar com mais de 1 armazém, é necessário possuir uma plataforma que opere com multi CDs, para poder configurar mais de uma origem.
A empresa contratante providencia o envio do estoque para o Centro Logístico escolhido. O estoque da mercadoria é conferido de forma exaustiva e cadastrado no sistema de gestão com seguro que cobre possíveis eventualidades.
A loja virtual precisa estar integrada com um ERP que integre com as APIs REST do Correios LOG+, para enviar os pedidos e xml da nota fiscal para nosso sistema, após a realização da venda online.
O Centro de Logística Integrada recebe o pedido e realiza a separação (picking) e preparo (packing), de forma personalizada, conforme as necessidades de acondicionamento da mercadoria e com disponibilização de embalagens gratuitas.
Os pedidos que são enviados dentro do horário limite estipulado, são atendidos no mesmo dia.
É gerada a PLP (pré lista de postagem) e realizada a postagem da remessa. O rastreamento é atualizado e o lojista e cliente final conseguem visualizar o status do pedido e acompanhar a localização até a entrega.
Os Correios realizam o pós venda e oferecem o serviço de Logística Reversa.
Onde estão localizados os nossos Centro Logísticos?
Cidades onde o serviço será prestado:
· Brasília DF;
· Serra ES;
· Cajamar SP;
· Rio de Janeiro RJ;
· Contagem MG;
· Curitiba PR;
· Florianópolis SC;
· Fortaleza CE;
· Manaus AM;
· Porto Alegre RS;
· Recife PE;
· Salvador BA;
· Goiás – GO.
Cuidados ao contratar os serviços de Fulfillment dos Correios
É importante verificar as condições de armazenamento, limites de tamanho e itens proibidos e permitidos e critérios para a escolha do armazém.
Como utilizar o Correios Log+?
Para utilizar o Correios Log+ é preciso ter contrato com os Correios, possuir uma loja virtual integrada a um ERP e ter um CNPJ (filial fiscal) no estado do Centro Logístico escolhido.
Como selecionar um fulfillment dos Correios que irá operar?
Atualmente é possível escolher dentre os 12 Centros Logísticos existentes no Brasil. É necessário possuir uma filial fiscal no estado escolhido e um contrato para o respectivo CNPJ. Os Correios fornecem alguns endereços para criação da filial, o que é um facilitador, pois o lojista economiza pelo fato de não precisar contratar serviços de coworking.
A escolha do Centro Logístico de Fulfillment dos Correios é um ponto estratégico para ampliação de share nas regiões que deseja expandir o negócio e conquistar públicos alvo.
A proximidade do destino proporcionada pela localização do armazém, diminui o valor de frete e prazo e facilita a criação de estratégias de frete competitivo regionalizado e a possibilidade de oferecer o serviço do SEDEX Hoje para algumas localidades.
Como realizar a integração tecnológica entre a sua operação e o Correios Log+
Os Correios oferecem suporte através de Consultores Especialistas em Comércio Eletrônico e profissionais de TI para orientar o lojista que possui o contrato com os Correios a realizar as integrações necessárias entre as plataformas e integradores ERP com as nossas APIs.
Com a integração dos sistemas tecnológicos, os Correios recebem os pedidos, separam os produtos disponíveis em estoque, embalam e preparam para o envio, com impressão de PLPs (etiquetas de postagens) e documentos fiscais necessários conforme legislação vigente.
Na página do Correios Log+ é possível encontrar alguns integradores de ERPs homologados.
A empresa fornecedora de ERP que desejar ser homologada pelos Correios poderá integrar-se, conforme o manual de integração Correios Web Service (CWS). Para ser homologado é preciso realizar um cadastro para verificação pelos Correios para certificar que a plataforma está funcionando corretamente para a prestação do serviço.
Armazenagem
O lojista preenche um formulário de parametrização do Fulfillment Correios Log+, com as informações dos itens a serem estocados para realização do cadastro no sistema de gestão de armazém WMS (warehouse management system) e realiza o agendamento das entregas dos itens nos Centros de Logística dos Correios.
Os Correios receberão os itens e os armazenarão em posições de Picking (separação e preparação de pedidos) no centro de logística integrada.
E o melhor, Nos 30 primeiros dias a armazenagem é gratuita! Além disso o estoque fica segurado.
Atendimento dos pedidos
O atendimento dos pedidos pode ser dado no mesmo dia (Conforme o horário de recebimento do pedido e a quantidade de pedidos recebidas de um mesmo vendedor, podendo ser atendidos até o dia seguinte).
Os Correios fornecem as embalagens de forma gratuita, garantindo a integridade e acondicionamento dos pedidos, de acordo com os modelos, tamanhos de embalagens disponibilizadas e quantidades de itens constantes no pedido respeitando os limites de peso e dimensão dos objetos.
Nosso sistema WMS prioriza o atendimento dos pedidos dos itens que possuem data de validade mais próxima do vencimento, selecionando a posição que esses itens ocupam para preparo da remessa.
É possível realizar a personalização das embalagens com etiquetas com a logo da loja e utilizar embalagens próprias fornecidas pelo lojista, caso prefiram.
Entrega de pedidos
As encomendas são enviadas nas modalidades de envio nacionais (SEDEX, PAC, SEDEX Hoje) e modalidades de envio internacionais dos Correios (Premium, Expresso, Standard, Econômico).
Após a postagem do objeto, os Correios fornecem o código para rastreio (tracking), para que o cliente possa acompanhar a entrega, e oferecem o suporte para atendimento do pós-venda e logística reversa;
Itens Permitidos e Proibidos no Correios Log+
Para consultar os itens permitidos e proibidos, basta clicar aqui.
Como contratar o serviço de LOG+ dos Correios?
Caso o lojista já possua contrato com os Correios, basta solicitar ao seu consultor Comercial, às orientações e inclusão do serviço.
Para realizar a parceria firmando contrato com os Correios, a empresa não precisa pagar nenhuma taxa. O pacote de entrada é o BRONZE, que não possui cota mínima de postagem e dá acesso a tabelas com fretes bem reduzidos em comparação ao valor de balcão. De acordo com o aumento do faturamento, é oferecido ao lojista tabelas mais atrativas. O pagamento das postagens é feito através de faturas mensais.
Os Clientes dos Correios são atendidos por consultores comerciais que dão todo o suporte necessário. Ao firmar o contrato, a empresa contratante recebe uma cartilha de boas vindas com links e orientações para utilização dos nossos sistemas, que dão acesso às informações para gerenciamento do contrato, emissão de faturas, PLPs (pré listas de postagens), pagamento via PIX para geração de limite de crédito, rastreamento, bloqueio de encomendas, geração de logística reversa e muito mais.
É muito fácil contratar os Correios. Basta acessar o link do Correios Fácil, escolher o pacote que melhor atende às necessidades da empresa e seguir os passos para Download do Termo de Concordância e Veracidade e realizar assinatura com Certificado Digital de PJ homologado pelo SERPRO.
Realizado o contrato, basta solicitar a inclusão do serviço no contrato, escolher o Centro Logístico que deseja operar, verificar documentações necessárias e seguir as etapas de integração e cadastramento dos itens com o nosso armazém.
Conclusão:
A solução de Fulfillment Correios Log+ é a melhor opção para pequenas e médias empresas alavancarem o negócio. A economia é um ponto forte para as empresas que contratam o Correios log+.
Quem tem Correios Log+ não precisa gastar com:
· Aluguel de armazém;
· Contratação de equipamentos de segurança;
· Contas de consumo
· Pagamento de profissionais para realizarem toda a operação logística;
· Embalagens
· Insumos de impressora
· Tempo para dedicação a etapa de operação logística.
Não perca tempo e contrate os Correios. Economize e foque nas vendas que os Correios cuidam do resto pra você!