A importância da Inteligência Artificial para o e-commerce!

Inteligência Artificial para E-commerce: Confira ainda hoje algumas tecnologias disponíveis para otimizar os processos na sua loja virtual.
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Marketing 5.0 e ChatGPT: Como usar a inteligência artificial para realizar a gestão do seu e-commerce

O marketing 5.0, ainda que não sendo um termo visto de forma frequente, é a nossa realidade contemporânea. Versa sobre o uso da tecnologia para atender o novo modelo de consumo que foi potencializado durante a pandemia do coronavírus.

Kotler (considerado o pai do marketing), Setiawan e Kartajaya abordam em seu livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade” como buscar o equilíbrio entre a tecnologia e o ser humano.

Dentre diversos conceitos, destaco uma abordagem breve sobre os 5 A’s do marketing: assimilação, atração, arguição, ação e apologia.

Assimilação

É o momento em que o cliente sabe da existência do seu negócio. Você existe, mas talvez ainda não desperte a atenção. Você é mais um resultado em um campo de pesquisa, possivelmente não tão bem ranqueado ou com destaque. É mais um em meio a tanto, qual seu diferencial para que olhe para seu e-commerce?

Atração

O próximo passo é justamente ganhar a atenção do cliente, por algum motivo e estratégia aplicada por você, o cliente irá acessar o seu e-commerce, verificar seus produtos, tentar se ambientar. Sua loja virtual precisa ter uma navegação fluída, o usuário precisa sentir a experiência positiva de acessar sua vitrine virtual. O cliente quer compreender do que se trata seu espaço.

Arguição

Em seguida ele irá considerar uma compra, vai avaliar o texto descritivo dos produtos, os preços, origem da matéria-prima se for relevante, qual a estratégia de frete apresentada no momento da daquela experiência de navegação e tudo mais que ele julgar necessário. É colocar os pesos na balança, e você precisa pesar a favor do lado da compra.

Ação

O cliente optou por fechar negócio após considerar as possibilidades, você gerou interesse o suficiente para ele realizar a compra. O checkout precisa ser intuitivo e fácil, passar a sensação de segurança e gerar um sentimento de satisfação quando receber a compra em sua casa.

Apologia

Não é apenas o pós-venda, mas sim o cliente sentindo parte daquilo, gostando da qualidade do seu produto e da ideia que você vende e atribui valor em torno. Ele promove seu produto, ele defende sua marca.

Hoje esse é o maior objetivo das marcas, querem ser lembradas e gerarem novos negócios. Em muitos casos não mais se busca uma venda, mas um relacionamento de longo prazo, onde o cliente irá acompanhar as novidades e consumir mais da sua proposta.

Contextualização

É preciso compreender, ainda que superficialmente, os 5 A’s do marketing para falarmos de e-commerce e inteligência artificial, pois todos se conectam intrinsecamente.

Existe toda uma questão de construção de marca, não apenas a venda em si. A conclusão da negociação é um dos passos finais, como vimos. E entender o cenário em nosso entorno é crucial para o sucesso de sua estratégia. Indiferente ao tamanho do seu negócio mas com um olhar direcionado ao pequeno e médio varejista.

A digitalização acelerada e a pandemia

O e-commerce já vinha apresentando crescimento ao longo dos anos, mas a explosão aconteceu de 2020 em diante, com uma demanda impressionante que pressionou os varejistas a se digitalizarem, de uma forma ou de outra.

Não pense que os grandes nomes do e-commerce já estavam preparados, até eles se viram forçados a adiantar planos de cinco ou mais anos para meses, por vezes dias.

Se tais players precisaram se modernizar num ritmo frenético, o que podemos falar dos varejistas que estavam apenas no canal físico e que precisaram se reinventar, muitas vezes sem recursos?

É preciso compreender

Buscar conhecimento sobre o Ecossistema do E-commerce, investir em táticas de marketing digital, trabalhar o relacionamento com fornecedores, criar e capitalizar engajamento, alimentar suas redes sociais com conteúdo relevante e buscar não se afogar nessa maré que subiu de repente foi o grande desafio nos últimos três anos.

Grande parte sob risco de baixar as portas precisou se transformar o mais rápido possível e, fatalmente, nem todos possuíam ou possuem recursos para contratar uma agência ou montar uma equipe de marketing. Então qual seria o caminho a seguir para não ser engolido no processo?

Tecnologia

Foi necessário buscar alternativas criativas e, nem sempre a nossa resposta ao que o consumidor espera será rápida o suficiente para satisfazê-lo em seu novo perfil: exigente e preocupado com o mundo ao seu redor.

Como utilizar a tecnologia para abrir novos horizontes e alinhar o que é tido, muitas vezes, por ser o mínimo para marcar sua presença online?

Correr atrás de plataformas de lojas virtuais, criar redes sociais para suas marcas, tentar trabalhar sua identidade visual. Tudo isso em meio a um lockdown que parou o mundo e restringiu o sustento de muitos.

Hoje, em 2023, há quem busque alavancar o negócio. Compreenderam que o futuro é digital e estão buscando ferramentas para tal. Mas por onde começar? Qual pode ser realmente útil neste momento?

Inteligência Artificial

No campo da tecnologia, as inteligências artificiais, ou apenas IA’s, são demonstrações de máquinas ao executarem tarefas que usualmente são associadas a seres humanos. Buscando, por meio de um funcionamento ou método, realizar tarefas de forma autônoma.

Elas existem e estão disponíveis, melhor ainda se forem gratuitas e eficientes.

Precisamos assimilar que o futuro contará com a participação ativa das diversas IA’s e, quanto antes nos adaptarmos, melhores serão os resultados que iremos extrair dessa parceria.

Você pode não gostar, pode ter dúvidas ou receio sobre elas, mas elas estarão aqui. Na realidade, já estão entre nós há muitos anos e provavelmente você nem percebeu.

Temos inteligências artificiais que criam imagens surpreendentes, chatbots que economizam tempo respondendo manualmente o WhatsApp comercial e até aquelas que podem te orientar pelo caminho das pedras.

Um movimento que tem ocorrido é o uso do ChatGPT (sigla para Chat Generative Pre-training Transformer), inclusive para auxiliar na gestão do seu negócio, em todas as esferas.

Do marketing de conteúdo aos conceitos de gestão de cadeia de suprimentos. Das estratégias de SEO até as análises de público-alvo. Mas para trabalhar com ela, é necessário compreender a sua concepção.

ChatGPT

Antes de tudo, vamos contextualizar o que é o famigerado ChatGPT. Uma espécie de inteligência artificial semelhante ao chatbot, mas com um sistema que utiliza algoritmos para aprendizagem e possui um Processo de Linguagem Natural, mais convidativa e menos “robótica”.

Tenha em mente que o ChatGPT não fará nada por você se não souber direcioná-lo aos seus objetivos.

Imagine um carro, ele tem a possibilidade de andar para qualquer direção, mas precisa de um motorista (você), guiando pelo melhor caminho até seus objetivos.

É preciso “ensinar”, é preciso balizar e saber filtrar o que deve ser aplicado ou não.

Conhecendo e utilizando o ChatGPT

Proponho um exercício: acesse o ChatGPT, fale para ele o nome da sua loja, seu segmento de atuação e peça que fale sobre o tipo de concorrente que você possui. Se a loja for anterior a 2021, pode até pedir que ele resuma sua loja adicionando seu url ao final da pergunta.

Depois, peça que ele sugira uma rotina de postagens nas redes sociais, uma quantidade que seja possível realizar sem comprometer todo seu tempo disponível.

Se quiser ir além, fale quanto você possui disponível para investir em tráfego pago e que ele sugira as palavras-chave com potencial de retorno.

Vá testando, peça que ele redija um e-mail marketing. Sugira que ele crie um post atraente que possa gerar mais engajamento orgânico.

Caso não conheça as ferramentas de imagem, peça que ele sugira algumas. Use o ChatGPT como seu guru.

Ele não “inventa” as respostas, tudo é baseado em machine learning. Ele aprendeu por meio de algoritmos complexos e varreduras profundas na web, então possivelmente ele irá retornar resultados confiáveis e, por vezes, cirúrgicos sobre como atuar em determinada situação.

Monte sua estratégia

Estabeleça um plano de negócios e extraia conforme sua necessidade. Você pode criar desde o conceito da marca quanto sua missão, visão e valores. Tudo isso com auxílio do ChatGPT.

Você pode, inclusive, solicitar que ela crie um esqueleto deste plano. Faça dela, enquanto não pode potencializar tudo em uma equipe com expertise, sua auxiliar. Ela foi concebida para isso, abuse. Usufrua. Explore as possibilidades.

Direcione para receber estratégias de marketing de conteúdo, para jogar algumas ideias e solicitar um texto atraente. Revise tudo.

Solicite comparativos, resumos de temas. Pergunte!

Desbrave, coloque sua criatividade para funcionar e passeie por um mundo – digital - de possibilidades, mas não esqueça o mais importante.

O lado humano

A verdade é que, ao menos em nosso momento atual, não haverá substituição da visão humana, da intuição e da percepção das nuances em um feedback recebido.

Não caia no erro de achar que está tudo resolvido, apenas procure aceitar esse tipo de inteligência artificial como o motivo pela qual fora desenvolvida: auxiliar o ser humano a atingir suas metas.

Veja como um aliado, mas não esqueça que o seu negócio precisa de você para ser tocado.

Ele apontará possibilidades, mas você dará o ponto final. É sobre seu negócio, afinal.

Conclusão

Assimile os conceitos de marketing 5.0, conheça as possibilidades de automação e utilize as IA’s da melhor forma possível.

Não tenha medo, pois enquanto você cria barreiras invisíveis para ignorar sua existência, seus concorrentes estão aprendendo e absorvendo conhecimento.

E o conhecimento, quando bem aplicado, gera vendas e traz o sucesso.