Valor Público

Carteira uniformizada com bandeira do Brasil nas mãos.
Carteira uniformizada com bandeira do Brasil nas mãos.
Carteiro com bicicleta dos Correios passando por uma ponte localizada acima de um rio

Universalização dos Serviços Postais

Temos a responsabilidade de manter os serviços postais em todo o território nacional, para atender aos princípios de universalização desses serviços, em condições de qualidade adequada e a preços acessíveis, com fundamento no art. 3º da Lei 6.538, de 22 de junho de 1978.

A expansão dos serviços de atendimento e da entrega postal externa, por meio da universalização dos serviços postais à população brasileira, é uma meta de extrema importância para a integração do país e para o desenvolvimento da sociedade brasileira, sobretudo nos lugares mais remotos e carentes de infraestrutura. Conheça um pouco mais sobre a meta e o nosso desempenho.

Atendimento próximo ao cidadão

Com uma vasta rede de canais de atendimento, estamos acessíveis à toda a população brasileira, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam, em 5.558 municípios do país, ao prestar serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência.

Cumprimos nosso papel social ao garantir à população o acesso à cidadania, por meio da disponibilização de diversos serviços em um único lugar, sendo um verdadeiro balcão de serviços ao cidadão e braço logístico do Estado, garantindo a execução de políticas públicas diversas.

Homem em agência sendo atendido por uma atendente no balcão

Carteiro vendo correspondências que precisam ser entregues ao longo de uma rua.

Código de Endereçamento Postal (CEP)

A partir do Código de Endereçamento Postal (CEP), atuamos como um dos outorgadores de cidadania aos brasileiros, ao possibilitar o recebimento de serviços básicos (água, saneamento e eletricidade), contas bancárias, programas sociais e o recebimento de correspondências. Em 2020, foram criados e atualizados mais de 30 mil códigos de endereçamento postal de logradouros em mais de 40 cidades, beneficiando uma população estimada em três milhões de habitantes. Como resultado, essa atuação como agente de integração nacional assume relevância na composição da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do país.

Conheça tudo sobre o CEP

Soluções que aproximam

Ainda em 2020, foram disponibilizadas novas soluções digitais para facilitar a vida das pessoas e para ajudar pequenos comerciantes, e ainda soluções logísticas que tiveram papel fundamental na continuidade das operações do comércio eletrônico e de sustentação do expressivo aumento de demanda durante a pandemia de covid-19.
O novo aplicativo Correios hoje oferece ao cidadão a possibilidade do uso dos serviços de postagem, coleta, comunicação digital, em interface única e amigável.

Conheça um pouco mais sobre nosso app

Mulher acessando o aplicativo dos Correios através de um smartphone

 

Livros didáticos separados e organizados em cima de paletes dentro de uma central logística dos Correios.

Operações logísticas customizadas

Entre as operações de logística, destaca-se a realização de grandes operações, a exemplo do Programa Nacional do Livro Didático, que consiste na distribuição de milhões de livros didáticos; do Programa Leve Leite para a entrega de leite em pó aos alunos da rede pública de educação do município de São Paulo/SP, a logística de medicamentos (transporte e distribuição) para o governo de Minas Gerais e a entrega de exames para validação dos diplomas de medicina obtidos no exterior (REVALIDA).

Conheça nossa Logística Customizada

Correios, parceria e cidadania

Com o objetivo de apoiar pequenas e médias empresas que precisaram migrar, rapidamente, ao e-commerce, os Correios lançaram o programa AproxiME. Dentre as principais soluções do programa estão o suporte tecnológico, a coleta gratuita de encomendas, o serviço “clique e retire” e a divulgação da marca das empresas clientes.
Ainda no apoio ao cidadão, a rede de atendimento dos Correios viabilizou o cadastramento e pagamento do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal à parcela da população que teve sua renda afetada pela pandemia.

Mulher sentada à mesa, utilizado notebook acessando o Hotsite Aproxime.

Carteiro em frente a prédio público, puxando um carrinho de distribuição elétrico dos Correios.

Capacidade de continuidade em exercícios futuros

Informações relacionadas à “capacidade de continuidade em exercícios futuros”, possuem caráter estratégico, portanto, não serão aqui expostas, com respaldo na Lei nº 13.303/2016 (art. 86, § 4º); Lei nº 12.527/2011(art. 22) e Decreto nº 7.724/2012 (art. 5º).