Plano Estratégico, Plano Plurianual e Principais Ações

Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Duas pessoas utilizando Flipchart a frente de um grupo reunido ao redor de uma mesa.

Plano Estratégico 2022/2026

Em atendimento ao previsto na Lei nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), o Plano Estratégico foi atualizado para o período 2022/2026.
O Plano Estratégico dos Correios é construído a partir da realização de diagnóstico, que contempla análise do plano vigente, dos ambientes interno e externo, das tendências de mercado (internacional e nacional), das melhores práticas adotadas pelas administrações postais no mundo, das diretrizes governamentais, da atual situação da empresa e dos principais desafios a serem superados.

Nossos objetivos

Na atualização do Plano Estratégico dos Correios para o período 2022/2026, foram definidos 4 Objetivos que alinham os esforços institucionais e orientam o caminho que a empresa deve seguir para alcançar a visão: ser uma plataforma física e digital integrada, de excelência, para o fornecimento de soluções de comunicação e logísticas.

Conheça nossa Identidade Corporativa: Negócio, Missão, Visão e Valores.

Mão segurando uma dardo, mirando o centro de uma alvo em cima de uma superfície.

  Conheça nossos objetivos e indicadores estratégicos

Como parte do desdobramento do Plano Estratégico, é adotada uma cesta de indicadores e metas estratégicas utilizados para medir o desempenho da empresa e acompanhar o quanto seus resultados estão próximos de serem alcançados.

Texto Objetivos:  Assegurar Sustentabilidade Indicadores estratégicos: Percentual de variação de receitas H1; Percentual de variação de receitas H2; Margem EBITDA; valor econômico Agregado; Indicador de Execução orçamentária de custos e despesas planejadas; Percentual de investimentos sobre a Receita Operacional; Universalização atendimento; Universalização Distribuição; Realizado/Planejado para Projetos Estratégicos. Objetivo: Buscar a excelência Indicadores: Indicador de entrega no Prazo; Indicador de Produtividade; Indicador de Satisfação dos Clientes; Índice de Favorabilidade do Clima Organizacional; Índice Digital; realizado/Planejado para Projetos estratégicos. Objetivo: Crescer nos mercados concorrências; Objetivo: Percentual de variação de receita H1; Percentual de variação de Receita H2; Valor de receitas H3; Taxa de Conversão de receitas de H3 para H2; Market Share-econômico; Realizado/Planejado para Projetos estratégicos.
Texto Objetivos: Assegurar Sustentabilidade Indicadores estratégicos: Manter EBITDA; Valor Econômico Agregado; Indicador de Execução Orçamentaria de Custos e Despesas Planejadas; Redução das Emissões de CO2; Índice de maturidade dos Sistema de Governança dos Correios; Objetivo: Buscar a excelência Indicadores Estratégicos: Indicador de Satisfação dos Clientes; Indicador de entrega o Prazo; Indicador de Produtividade; Índice de Favorabilidade do Clima Organizacional; Objetivo: Crescer nos mercados concorrências; Indicadores Estratégicos; Market Share-Encomendas; Receita de Negócios Concorrências. Objetivo:Manter a Universalização; Indicadores Estratégicos; Universalização do Atendimento; Universalização da Distribuição.


Uma mão movimentando uma peça em  uma tabuleiro de xadrez.

Nossas Metas

As metas definidas para os indicadores estratégicos, bem como os resultados alcançados, possuem caráter estratégico e não serão divulgadas no decorrer do exercício, uma vez que sua exposição ou divulgação irrestrita poderia prejudicar a competitividade dos Correios no mercado concorrencial em que atua, gerar riscos e ameaças à empresa, ao seu patrimônio, aos seus serviços e comprometer o seu equilíbrio econômico-financeiro, acarretando prejuízos. A presente classificação em informação estratégica tem por respaldo a Lei nº 13.303/2016 (art. 86, § 4º); Lei nº 12.527/2011 (art. 22) e Decreto nº 7.724/2012 (art. 5º).

Relatório Integrado

Anualmente os Correios apresentam uma visão clara e concisa sobre como o Plano Estratégico, em seu ambiente interno e externo, leva à geração de valor público no curto, médio e longo prazos, acompanhada de demonstrações e justificativas dos resultados alcançados em face dos objetivos e metas estabelecidos, para suprir as necessidades de informação, de controle, transparência, responsabilização e tomada de decisão, consoante ao preconizado no art. 3º da IN TCU 84/2020.

Acesse e conheça nosso Relatório Integrado

notebook aberto sobre uma superfície, com vários gráficos sendo exibidos na tela
Mão com uma pequena ampulheta em mãos, com o reflexo de uma luz ao fundo.

Plano Plurianual

O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento das políticas públicas pelo governo federal. Instituído por meio da Lei nº 13.971/2019, o (PPA) 2020-2023 abrange os seguintes programas direcionados aos Correios: Programa de Gestão e Manutenção das Empresas Estatais Federais e o Programa Conecta Brasil, que têm por objetivo promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicações do país.
Os indicadores de universalização são oriundos das metas de universalização e qualidade dos serviços postais, estabelecidos por meio da Portaria Interministerial nº 4.474/2018.

Ações e Programas

Acesse aqui as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelos Correios.
Os Correios não desenvolve programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncias de receitas.

Pessoas apontado para vários post-it organizados em uma parede, à frente de uma mesa com pessoas reunidas.