Plano Estratégico, Plano Plurianual e Principais Ações

Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Duas pessoas utilizando Flipchart a frente de um grupo reunido ao redor de uma mesa.

Plano Estratégico 2021/2025

Com o objetivo de cumprir a Lei nº 13.303/2016, a Estratégia Correios foi, no final de 2020, atualizada para o período 2021/2025, retomando a nomenclatura Plano Estratégico. É construído a partir da realização de diagnóstico, que compreende análise do plano vigente, dos ambientes interno e externo, das tendências de mercado (internacional e nacional), das melhores práticas adotadas pelas administrações postais no mundo, da atual situação da empresa e dos principais desafios a serem superados.

Nossos objetivos

Para o período 2021/2025, alinhados à Identidade Corporativa, foram definidos 3 objetivos para facilitar a aproximação do planejamento estratégico às ações empreendidas pelos Correios, e promover a convergência dessas ações entre as áreas da empresa. Tais objetivos sintetizam o que os Correios almejam alcançar, considerando aspectos concretos (financeiros e de mercados) e abstratos (de percepção dos clientes, empregados e sociedade).

Conheça nossa Identidade Corporativa: Negócio, Missão, Visão e Valores.

Mão segurando uma dardo, mirando o centro de uma alvo em cima de uma superfície.

  Conheça nossos objetivos e indicadores estratégicos

Como parte do desdobramento do Plano Estratégico, é adotada uma cesta de indicadores e metas estratégicas utilizados para medir o desempenho da empresa e acompanhar o quanto seus resultados estão próximos de serem alcançados.

Texto Objetivos:  Assegurar Sustentabilidade Indicadores estratégicos: Percentual de variação de receitas H1; Percentual de variação de receitas H2; Margem EBITDA; valor econômico Agregado; Indicador de Execução orçamentária de custos e despesas planejadas; Percentual de investimentos sobre a Receita Operacional; Universalização atendimento; Universalização Distribuição; Realizado/Planejado para Projetos Estratégicos. Objetivo: Buscar a excelência Indicadores: Indicador de entrega no Prazo; Indicador de Produtividade; Indicador de Satisfação dos Clientes; Índice de Favorabilidade do Clima Organizacional; Índice Digital; realizado/Planejado para Projetos estratégicos. Objetivo: Crescer nos mercados concorrências; Objetivo: Percentual de variação de receita H1; Percentual de variação de Receita H2; Valor de receitas H3; Taxa de Conversão de receitas de H3 para H2; Market Share-econômico; Realizado/Planejado para Projetos estratégicos.
Texto Objetivos: Assegurar Sustentabilidade Indicadores estratégicos: Percentual de variação de receitas H1; Percentual de variação de receitas H2; Margem EBITDA; valor econômico Agregado; Indicador de Execução orçamentária de custos e despesas planejadas; Percentual de investimentos sobre a Receita Operacional; Universalização atendimento; Universalização Distribuição; Realizado/Planejado para Projetos Estratégicos. Objetivo: Buscar a excelência Indicadores: Indicador de entrega no Prazo; Indicador de Produtividade; Indicador de Satisfação dos Clientes; Índice de Favorabilidade do Clima Organizacional; Índice Digital; realizado/Planejado para Projetos estratégicos. Objetivo: Crescer nos mercados concorrências; Objetivo: Percentual de variação de receita H1; Percentual de variação de Receita H2; Valor de receitas H3; Taxa de Conversão de receitas de H3 para H2; Market Share-econômico; Realizado/Planejado para Projetos estratégicos.


Uma mão movimentando uma peça em  uma tabuleiro de xadrez.

Nossas Metas

As metas definidas para os indicadores estratégicos, bem como os resultados alcançados, possuem caráter estratégico e não serão divulgadas no decorrer do exercício, uma vez que sua exposição ou divulgação irrestrita poderia prejudicar a competitividade dos Correios no mercado concorrencial em que atua, gerar riscos e ameaças à empresa, ao seu patrimônio, aos seus serviços e comprometer o seu equilíbrio econômico-financeiro, acarretando prejuízos. A presente classificação em informação estratégica tem por respaldo a Lei nº 13.303/2016 (art. 86, § 4º); Lei nº 12.527/2011 (art. 22) e Decreto nº 7.724/2012 (art. 5º).

Relatório Integrado

Anualmente os Correios apresentam uma visão clara e concisa sobre como o Plano Estratégico, em seu ambiente interno e externo, leva à geração de valor público no curto, médio e longo prazos, acompanhada de demonstrações e justificativas dos resultados alcançados em face dos objetivos e metas estabelecidos, para suprir as necessidades de informação, de controle, transparência, responsabilização e tomada de decisão, consoante ao preconizado no art. 3º da IN TCU 84/2020.

Acesse e conheça nosso Relatório Integrado

notebook aberto sobre uma superfície, com vários gráficos sendo exibidos na tela
Mão com uma pequena ampulheta em mãos, com o reflexo de uma luz ao fundo.

Plano Plurianual

O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento das políticas públicas pelo governo federal. Instituído por meio da Lei nº 13.971/2019, o (PPA) 2020-2023 abrange os seguintes programas direcionados aos Correios: Programa de Gestão e Manutenção das Empresas Estatais Federais e o Programa Conecta Brasil, que têm por objetivo promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicações do país.
Os indicadores de universalização são oriundos das metas de universalização e qualidade dos serviços postais, estabelecidos por meio da Portaria Interministerial nº 4.474/2018.

Ações e Programas

Acesse aqui as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelos Correios.
Os Correios não desenvolve programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncias de receitas.

Pessoas apontado para vários post-it organizados em uma parede, à frente de uma mesa com pessoas reunidas.