Governança Corporativa

dedo apontado para cima, na representação de vários icones.
dedo apontado para cima, na representação de vários icones.

A Governança Corporativa dos Correios é um sistema pelo qual a empresa é dirigida e controlada. Consiste em um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, que envolvem a estrutura organizacional, a regulamentação normativa e os órgãos externos de supervisão e controle. Tem por objetivos promover o direcionamento estratégico, avaliar e supervisionar a Gestão, proteger os interesses das partes interessadas e contribuir para a geração de valor da empresa.

Alvo amarelo e branco com uma seta no centro. Modelo de Governança Corporativa dos Correios

O Modelo de Governança Corporativa foi concebido em consonância com a legislação e aos direcionadores de boas práticas de governança e gestão, contemplando o Referencial Básico de Governança Aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Código das Melhores Práticas de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
O modelo apresenta os núcleos de governança e de gestão, considerando a forma como se relacionam para a realização dos objetivos de geração de valor sustentável às partes interessadas. A governança envolve definir e se responsabilizar pelo cumprimento pela empresa de seu propósito dentro dos parâmetros estabelecidos, enquanto a gestão é responsável pelo cumprimento dos objetivos associados.

  Veja nosso Modelo de Governança

Modelo de governança 2024.png

tres quadrados e simbolo de adição.Arquitetura

A arquitetura de governança apresenta o arcabouço normativo que rege os Correios, as principais instâncias, os instrumentos de governança e o relacionamento com as partes interessadas:

  Veja nossa arquitetura de governança
Arquitetura de Governança.png
Mão com uma caneta apontando para uma gráfico em uma folha sobra a .

Maturidade em Governança

Na busca evolutiva da Maturidade da Governança Corporativa, a empresa participa de avaliações, especialmente de órgãos governamentais, com o intuito de validar e reforçar as ações e resultados já realizados, bem como detectar eventuais desconformidades ante as boas práticas de mercado e os normativos estabelecidos pelos órgãos de controle e supervisão. Sob esse aspecto, destaca-se as avaliações dos indicadores (IG-SEST) - Desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest, o (iESGo) que avalia as práticas de governança e adota parâmetros de sustentabilidade social e ambiental,  e o Anuário 360° - Desenvolvido pela revista Época Negócios e Fundação Dom Cabral. 

 

Tais instrumentos avaliativos formam um arcabouço de informações de grande relevância para a Empresa, uma vez que auxiliam na identificação do status em que se encontra a maturidade dos processos associados à governança, seja na aderência à legislação aplicável para o tema ou na adoção das melhores práticas de mercado, indicando alternativas à correção de rumos estratégicos relevantes para a sustentabilidade empresarial, em consonância com o Objetivo Estratégico "Evoluir a Maturidade da Governança Corporativa: aprimorar a governança corporativa em seus pilares de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa".

Conjuntamente, as metas e os resultados são monitorados e acompanhados internamente por meio dos Indicadores "Avaliação da Melhoria da Governança Corporativa (AMGC)e "Indicador de Ações de Governança dos Correios (IGOV)".

Nossos Índices de Governança

iESGo  -  Índice ESG (Environmental, Social and Governance)

iESGo o novo índice de avaliação de governança organizacional, que substitui o iGG/TCU (Índice Integrado de Governança e Gestão). Ele visa avaliar o nível de adesão em relação às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), Um conjunto de questões equilibrado, moderno e atualizado abordando temas como governança organizacional pública, gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, gestão de contratações, gestão orçamentária e financeira, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social. 

Acesse aqui e conheça mais sobre o iESGo

*Resultado IGG-TCU 2021 
mãos de quadro pessoas uma sobre as outras

Indicador de Governança - IG-SEST

Desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, que afere por meio de questionário, o nível de maturidade da governança das empresas estatais, sob as dimensões: Conselhos e Diretoria, Transparência e Gerenciamento de Riscos, Controles e Auditoria.       
Acesse aqui o resultado do IG-SEST

dois fios conectados a uma placa de rede

Pesquisa Anuário 360º

Desenvolvido pela revista Época Negócios e Fundação Dom Cabral, que elege as melhores empresas, avaliando-as comparativamente nas dimensões: Desempenho Financeiro, Governança, Inovação, Pessoas, Sustentabilidade e Visão de Futuro. 
Acesse aqui o resultado da Pesquisa Anuário 360° 

PremiaçãoPremiações e Certificações

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2023;

  • Os Correios receberam, o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). A certificação é concedida a empresas que demonstram comprometimento com a mensuração e divulgação de suas emissões de gases de efeito estufa, o GEE.A qualidade técnica do 11º Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa dos Correios – relatório que acompanha a emissão de gás carbônico equivalente em todos os processos da empresa foi reconhecida no mês de outubro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) . Para mais informações acesse Sustentabilidade: Correios ganha Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol – Correios – Sala de Imprensa

  • Correios Log+, serviço destinado a operações logísticas completas, foi eleito a Melhor Solução Alternativa de Entrega no World Post & Parcel Awards, na categoria " Melhor solução de entrega alternativa". A premiação internacional realizada na Estônia, pela empresa Triangle que há mais de 20 anos, é considerada a principal do setor postal mundial e reconhece as organizações que estão adotando a mudança, enfrentando novos desafios e aproveitando ao máximo as oportunidades futuras. 
  • O Brasil foi reconhecido internacionalmente, no dia 05/10/2023, com a premiação “Líder Regional no setor postal”, sendo consagrado pela União Postal Universal (UPU) como país campeão do desenvolvimento do setor entre seus pares da América Latina. A cerimônia para entrega dos prêmios foi realizada durante o 4º Congresso Extraordinário da UPU, em Riade, na Arábia Saudita. 

    A UPU realiza uma avaliação anual, por meio do Índice Integrado de Desenvolvimento Postal (2IPD), no âmbito do seu relatório sobre o “Estado do Setor Postal”. Agrupados por região e entre 10 níveis de desenvolvimento postal, o 2IPD mapeia a capacidade, a maturidade e o desenvolvimento do setor postal em todo o mundo, fornecendo uma visão geral de 172 países. O relatório lançado este ano identifica, pela primeira vez, uma ligação causal entre o desenvolvimento postal dos países e o crescimento econômico nacional – particularmente em tempos de crise. 

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2022;

  • Com o Balcão do Cidadão, a empresa conquistou o prêmio World Post & Parcel Awards, evento considerado o “Oscar” do setor no mundo, na categoria "Serviço ao Cliente";
  • As ações desenvolvidas pelos Correios para a segurança de suas operações permitiram o recebimento pela empresa de Certificação Internacional em Segurança Postal por Equivalência, conferida pela União Postal Universal (UPU), reconhecendo os Correios como operador logístico seguro para o transporte de carga aérea internacional;
  • A Emissão Postal Comemorativa (Bloco Comemorativo) aos 150 anos da Lei do Ventre Livre foi finalista do prêmio World Post & Parcel Awards 2022, promovida pela Triangle Management;

  • Os Correios venceram o prêmio internacional Aziago com o Selo contra o trabalho infantil;
  • Os Correios foram premiados, na categoria Operador Logístico e Armazenagem, pela Maior Receita Operacional Líquida na 35ª edição do prêmio “Maiores do Transporte & Melhores do Transporte”, promovida pela OTM Editora;
  • Com o Correios Celular, os Correios receberam, pelo 2º ano consecutivo, o Prêmio Reclame Aqui 2022, na categoria Serviços de Telecomunicações. 

     Além dessa premiação, a empresa conquistou o selo de reconhecimento NPS Award no setor de telefonia móvel, como instituição referência em NPS (Net Promoter Score) no Brasil.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2021;
  • Na categoria Logística no e-commerce, os Correios receberam o Prêmio ABCOmm de Inovação Digital 2021. A Cerimônia de Premiação foi transmitida no Canal da ABCOmm https://www.youtube.com/watch?v=8R_tjbnH_bo
  • No dia 1º/12/2021, os Correios receberam reconhecimento pela classificação em Nível 2 no 5º ciclo de avaliação do Indicador de Governança – IG-Sest, mantendo o nível alcançado no 4º ciclo, realizado em 2019. Das 60 estatais participantes, 16 classificaram-se no Nível 1 e 15 no Nível 2. É importante destacar que o instrumento de avaliação torna-se mais complexo e exigente a cada ciclo e, desta forma, que o resultado alcançado pelos Correios reflete o crescimento da maturidade da governança da Empresa, não só garantindo o cumprimento de requisitos legais, mas alinhando-se, cada vez mais, às boas práticas de mercado. O IG-Sest foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Ministério da Economia, com vistas a induzir boas práticas de governança e como instrumento de acompanhamento contínuo das empresas estatais federais, aferido por meio da avaliação do cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas aplicáveis às estatais federais, principalmente no que se refere à Lei das Estatais, ao Decreto 8.945/2016 e às resoluções CGPAR. Neste ciclo, o IG-Sest incorpora, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da OCDE, da CGU e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Mais informações sobre o resultado do IG-SEST estão disponíveis em https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/empresas-estatais-federais/igsest.
  • Os Correios foram reconhecidos no VII Concurso de Boas práticas na Gestão de Ética – Comissão de Ética Pública com a Campanha “Fortalecendo valores na prática”. Buscando promover a difusão e o intercâmbio de boas práticas/experiências bem sucedidas em gestão da ética no âmbito do Poder Executivo federal, a Comissão de Ética Pública realiza, desde 2015, o Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. A iniciativa contribui para o reconhecimento e visibilidade do papel educador das Comissões de Ética e estimular a reflexão sobre o papel e a importância da ética na Administração Pública na prevenção de condutas incompatíveis com o padrão ético desejável para o desempenho de funções públicas.
  • A Auditoria Interna dos Correios foi reconhecida na Campanha sobre a conscientização da auditoria interna 2021 do Instituto dos Auditores Internos (IIA-Brasil), com um troféu de campeã do Prêmio Internacional do Mês de Conscientização da Auditoria Interna – maio de 2021. A campanha tem o intuito de promover uma série de ações para divulgar a forma de atuação da área de Auditoria Interna dos Correios e a sua importância para a tomada de decisões e o alcance dos objetivos corporativos, visando reforçar a importância da auditoria interna nos Correios.
  • Os Correios foram anunciados como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente” do Prêmio Top of Mind – Rio Grande do Sul, conquistando o primeiro lugar na categoria pelo 16º ano consecutivo. O Top of Mind RS– é um prêmio pioneiro no país, promovido há 29 anos . As complexas operações logísticas e a extensa capilaridade dos Correios foram enfatizadas.
  • Os Correios receberam certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P do Ministério do Meio Ambiente, em dezembro de 2021. Alinhados aos esforços mundiais em prol do desenvolvimento sustentável, o programa estimula as instituições públicas do País a promoverem uma cultura organizacional de responsabilidade socioambiental.
  • Os Correios receberam, em Cabo Verde, o Prêmio AICEP, na categoria Inovação, com o Programa AproxiME. Criada no início da pandemia, a iniciativa melhorou a forma de disponibilizar as soluções da estatal a micro e pequenos empresários, dando suporte à transformação digital necessária aos negócios on-line. A entrega da premiação faz parte do XVIII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.
  • A Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do Chorinho, lançada pelos Correios em 2020, conquistou o 3º lugar de Melhor Bloco de 2020 pelo Nexofil Awards 2021. A 8ª edição da premiação internacional ocorreu em Madrid, na Espanha. Os primeiros e segundo colocados foram, respectivamente, do Uruguai (Bloco 250º Aniversário de Beethoven); e da Croácia (Bloco Minerais e Pedras). Este foi o primeiro lançamento filatélico em tempos de pandemia. O selo traz uma imagem de fusão entre um bandolim e um pandeiro.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2020:
  • Pelo segundo ano consecutivo, o World Post & Parcel Awards, prêmio internacional considerado o “Oscar” dos correios em todo o mundo. Nesta edição, a empresa recebeu o primeiro lugar nas categorias Crescimento Transfronteiriço, com o novo modelo de importação pelo portal “Minhas Importações”, e Atendimento ao Cliente, com os serviços Compra Fora e Packet, lançados em 2019;
  • Reconhecimento internacional com o Prêmio AICEP 2020, na categoria Inovação, com a solução “Minhas Importações”;
  • Título de “Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas”, na categoria Logística e Transporte;
  • Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), os Correios foram a empresa mais escolhida durante a Black Friday de 2020, sendo a opção de envio de 65% dos lojistas. Já de acordo com a plataforma Melhor Envio, os Correios foram a transportadora mais escolhida na Black Friday e na Cyber Monday, por 65% dos lojistas.
  • Selo Bronze conferido pelo EMS Performance Awards em virtude do excelente desempenho operacional em 2019. Para receber o selo, o Brasil alcançou o nível de performance operacional esperado de 90% no indicador de Resposta do Serviço ao Cliente e de 94% no indicador de entrega no Prazo e Transmissão da Informação no Prazo.
  • Os Correios também foram, mais uma vez, agraciados pelo Top of Mind – As Marcas do Rio Grande do Sul deste ano. A estatal alcançou, pela 15ª vez consecutiva, o primeiro lugar como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente”. A pesquisa, promovida há 30 anos pelo Grupo Amanhã, tornou-se uma referência para gestores das empresas e instituições.
  • Sustentabilidade dos Correios é reconhecida internacionalmente: Pela qualidade e abrangência dos dados da empresa sobre emissões de carbono, os Correios receberam um certificado de reconhecimento da União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça. Em fevereiro deste ano, o vice-diretor Geral da UPU, também enviou ainda uma carta parabenizando os Correios pelos resultados e pelo exemplo que dão à comunidade postal mundial, “enquanto empresa responsável e importante para o desenvolvimento sustentável”.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2019:
  • Os Correios venceram, pela terceira vez, o World Mail Awards, em Dublin, na Irlanda. A premiação internacional corresponde ao Oscar dos correios de todo o mundo. A empresa participou na categoria “Atendimento ao Cliente” com a mega operação contratada pela entidade não governamental Seja Digital, que permitiu a entrega de mais de 10 milhões de kits para TV digital a beneficiários de programas sociais do governo federal, em todo o Brasil.
  • No prêmio Top of Mind – Rio Grande do Sul, os Correios foi anunciado como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente”, durante coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre. A empresa conquista o primeiro lugar na categoria pelo 14º ano consecutivo. Também apareceu entre as respostas nesta categoria o Sedex, já que a questão é aberta. A empresa ainda esteve entre as lembradas na categoria “Instituição de Credibilidade”.
  • Os Correios conquistaram o Prêmio ABComm de Inovação Digital 2019, um dos mais relevantes do e-commerce brasileiro. Este é o segundo ano consecutivo que os Correios são eleitos na categoria Melhor Empresa de Logística no E-commerce. Organizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o prêmio é entregue a profissionais e empresas que se sobressaíram no mercado digital.
  • Pelo quinta vez, os Correios foram ganhadores do prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas – categoria Logística e Transporte –, promovido pela revista Negócios da Comunicação.
  • A emissão comemorativa do Natal 2018, que homenageou os 200 anos da canção Noite Feliz, ficou em primeiro lugar no Prêmio Internacional São Gabriel de Arte Filatélica, promovido pela Fundação Fioroni, em Legnago, na Itália. O selo brasileiro dividiu o prêmio com a emissão do correio alemão que destaca os quatro clérigos conhecidos como mártires de Lubeck.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2018:
  • Os Correios foram os vencedores da categoria melhor empresa de Logística no E-commerce no Prêmio ABComm de Inovação Digital 2018, um dos mais importantes eventos do e-commerce nacional. Essa foi a quarta edição do prêmio, organizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que tem a finalidade de estimular o desenvolvimento do mercado digital no Brasil.
  • Em parceria com a Visa e Brasil Pré-pagos, os Correios ganharam o 10º Prêmio Tela Viva Móvel com o case Pague.Mobi, na categoria Utilidade Pública e Inclusão Social, por votação popular. Além disso, o case Pague.Mobi também recebeu o troféu especial por ter sido o mais bem votado pelo público entre todos os finalistas de todas as categorias.
  • A Emissão Especial “Obras de William Shakespeare”, lançada pelos Correios no ano passado, foi eleita a segunda mais bela do mundo emitida em 2017. O concurso é promovido pela Wipa Grand Prix, da Áustria. Em primeiro lugar ficou o selo Facas Faroenses, das Ilhas Faröe, um arquipélago pertencente à Dinamarca.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2017:
  •  Concedido pelo Instituto MESC, os Correios foram os vencedores do prêmio “100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente de 2017” na categoria “Entregas”. No ranking geral do prêmio, os Correios obtiveram a posição 279ª.
  • Os Correios receberam o Prêmio Marcas de Confiança, realizado pela Revista Seleções. Pelo 15º ano consecutivo, a empresa lidera o ranking Instituições de Confiança, ao lado das Forças Armadas, com 67% dos votos. O levantamento de dados incluiu 37 categorias de produtos e serviços, além de instituições, profissões, ONGs e personalidades brasileiras.
  • O projeto Veículo Elétrico de Calçadão (VEC), meio de transporte movido a bateria recarregável utilizado por carteiros, conferiu aos Correios menção honrosa no II Prêmio Sesi ODS 2017. A novidade desta edição do prêmio, que reconhece boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi a inclusão do Selo Sesi ODS 2017, também conquistado pelos Correios.

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2016:
  • Os Correios receberam, nesta segunda-feira (12), o reconhecimento “Líder em Logística/Transporte”, concedido pelo 6º Prêmio Líderes do Brasil. O Prêmio Líderes do Brasil é uma iniciativa do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), que integra o Grupo Doria, para homenagear empresas e autoridades brasileiras e reconhecer o talento, a competência e o comprometimento de líderes em prol de um país mais competitivo e sustentável.
  • O serviço expresso de mercadorias dos Correios, conhecido como EMS, recebeu a certificação prata da União Postal Universal, entidade que reúne quase 200 países e avalia o desempenho e a qualidade do serviço postal prestado por operadores em todo o mundo. O EMS é um serviço internacional para envio de mercadorias com prioridade máxima de tratamento, encaminhamento e entrega.
  • Os Correios receberam o prêmio “Empresas que mais respeitam o consumidor 2016”, na categoria serviços públicos. Realizada pela revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, a premiação está na 14ª edição e foi baseada em um pesquisa realizada pela Shopper Experience.