Governança Corporativa

dedo apontado para cima, na representação de vários icones.
dedo apontado para cima, na representação de vários icones.

A governança corporativa dos Correios é um sistema pelo qual a empresa é dirigida e controlada. Compreende a estrutura organizacional, a regulamentação normativa, os processos, a Estratégia Correios, os órgãos internos de governança e os órgãos externos de supervisão e controle.

Está estruturada para apoiar a empresa na capacidade de gerar valor em curto, médio e longo prazos por meio de sua estrutura, processos e planos, assim como para prover o direcionamento estratégico, avaliar e supervisionar a gestão, enquanto o papel da gestão é o de garantir a execução do direcionamento estratégico e o de reportar o desempenho.

tres quadrados e simbolo de adição.Arquitetura

A arquitetura de governança dos Correios exibe os elementos e o relacionamento das estruturas de governança:

  Veja nossa arquitetura de governança
Arquitetura de Governança
Arquitetura de Governança mobile

Comitê de Governança

Os Correios contam ainda com o Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGORC), que tem por atribuição assessorar a Diretoria Executiva no que se refere às questões relativas à governança corporativa, à estratégia, à conformidade, aos riscos e aos controles internos.

Mão com uma caneta apontando para uma gráfico em uma folha sobra a .

Maturidade em Governança

Para evolução da maturidade em governança nós participamos de avaliações, desde 2010, por meio do índice de Governança de TI – iGovTI, que atualmente está contemplado no Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública (IGG-TCU), realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU, e o Indicador de Governanç̧a (IG-SEST) desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia.
Como resultado, aprimoramos a governança em alinhamento às boas práticas de mercado e aos normativos estabelecidos pelos órgãos de controle e supervisão.
Conjuntamente são monitorados e acompanhados os indicadores do plano estratégico.

Relatório de Avaliação IG Sest, 5º ciclo
Relatório de Avaliação IGG-TCU, exercício 2021
Plano de Ações de Melhoria do Índice de Governança - 2022

Nossos Índices de Governança

Folha com gráfico de barras, com azul

Levantamento de Governança e Gestão Pública – IGG/TCU

Instrumento de autoavaliação da governança e da gestão das organizações públicas federais e de aferição da implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como práticas de governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
Acesse aqui o resultado do IGG/TCU

mãos de quadro pessoas uma sobre as outras

Indicador de Governança - IG-SEST

Instrumento de acompanhamento do desempenho da governança das empresas estatais federais, desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, no que se refere ao cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016.
Acesse aqui o resultado do IG-SEST

dois fios conectados a uma placa de rede

Índice de Governança de TI - iGovTI/TCU 

Instrumento de avaliação da governança de tecnologia da informação (TI) na Administração Pública Federal, no que se refere às práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, entre outros normativos. A partir de 2017, o iGovTI passou a compor o IGG/TCU.
Acesse aqui o resultado do iGovTI

PremiaçãoPremiações e Certificações

  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2021;
  • No dia 1º/12/2021, os Correios receberam reconhecimento pela classificação em Nível 2 no 5º ciclo de avaliação do Indicador de Governança – IG-Sest, mantendo o nível alcançado no 4º ciclo, realizado em 2019. Das 60 estatais participantes, 16 classificaram-se no Nível 1 e 15 no Nível 2. É importante destacar que o instrumento de avaliação torna-se mais complexo e exigente a cada ciclo e, desta forma, que o resultado alcançado pelos Correios reflete o crescimento da maturidade da governança da Empresa, não só garantindo o cumprimento de requisitos legais, mas alinhando-se, cada vez mais, às boas práticas de mercado. O IG-Sest foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Ministério da Economia, com vistas a induzir boas práticas de governança e como instrumento de acompanhamento contínuo das empresas estatais federais, aferido por meio da avaliação do cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas aplicáveis às estatais federais, principalmente no que se refere à Lei das Estatais, ao Decreto 8.945/2016 e às resoluções CGPAR. Neste ciclo, o IG-Sest incorpora, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da OCDE, da CGU e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Mais informações sobre o resultado do IG-SEST estão disponíveis em https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/empresas-estatais-federais/igsest.
  • Os Correios foram reconhecidos no VII Concurso de Boas práticas na Gestão de Ética – Comissão de Ética Pública com a Campanha “Fortalecendo valores na prática”. Buscando promover a difusão e o intercâmbio de boas práticas/experiências bem sucedidas em gestão da ética no âmbito do Poder Executivo federal, a Comissão de Ética Pública realiza, desde 2015, o Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. A iniciativa contribui para o reconhecimento e visibilidade do papel educador das Comissões de Ética e estimular a reflexão sobre o papel e a importância da ética na Administração Pública na prevenção de condutas incompatíveis com o padrão ético desejável para o desempenho de funções públicas.
  • A Auditoria Interna dos Correios foi reconhecida na Campanha sobre a conscientização da auditoria interna 2021 do Instituto dos Auditores Internos (IIA-Brasil), com um troféu de campeã do Prêmio Internacional do Mês de Conscientização da Auditoria Interna – maio de 2021. A campanha tem o intuito de promover uma série de ações para divulgar a forma de atuação da área de Auditoria Interna dos Correios e a sua importância para a tomada de decisões e o alcance dos objetivos corporativos, visando reforçar a importância da auditoria interna nos Correios.
  • Os Correios foram anunciados como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente” do Prêmio Top of Mind – Rio Grande do Sul, conquistando o primeiro lugar na categoria pelo 16º ano consecutivo. O Top of Mind RS– é um prêmio pioneiro no país, promovido há 29 anos . As complexas operações logísticas e a extensa capilaridade dos Correios foram enfatizadas.
  • Os Correios receberam certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P do Ministério do Meio Ambiente, em dezembro de 2021. Alinhados aos esforços mundiais em prol do desenvolvimento sustentável, o programa estimula as instituições públicas do País a promoverem uma cultura organizacional de responsabilidade socioambiental.
  • Os Correios receberam, em Cabo Verde, o Prêmio AICEP, na categoria Inovação, com o Programa AproxiME. Criada no início da pandemia, a iniciativa melhorou a forma de disponibilizar as soluções da estatal a micro e pequenos empresários, dando suporte à transformação digital necessária aos negócios on-line. A entrega da premiação faz parte do XVIII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.
  • A Emissão Postal Comemorativa dos 150 anos do Chorinho, lançada pelos Correios em 2020, conquistou o 3º lugar de Melhor Bloco de 2020 pelo Nexofil Awards 2021. A 8ª edição da premiação internacional ocorreu em Madrid, na Espanha. Os primeiros e segundo colocados foram, respectivamente, do Uruguai (Bloco 250º Aniversário de Beethoven); e da Croácia (Bloco Minerais e Pedras). Este foi o primeiro lançamento filatélico em tempos de pandemia. O selo traz uma imagem de fusão entre um bandolim e um pandeiro.
  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2020:
  • Pelo segundo ano consecutivo, o World Post & Parcel Awards, prêmio internacional considerado o “Oscar” dos correios em todo o mundo. Nesta edição, a empresa recebeu o primeiro lugar nas categorias Crescimento Transfronteiriço, com o novo modelo de importação pelo portal “Minhas Importações”, e Atendimento ao Cliente, com os serviços Compra Fora e Packet, lançados em 2019;
  • Reconhecimento internacional com o Prêmio AICEP 2020, na categoria Inovação, com a solução “Minhas Importações”;
  • Título de “Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas”, na categoria Logística e Transporte;
  • Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), os Correios foram a empresa mais escolhida durante a Black Friday de 2020, sendo a opção de envio de 65% dos lojistas. Já de acordo com a plataforma Melhor Envio, os Correios foram a transportadora mais escolhida na Black Friday e na Cyber Monday, por 65% dos lojistas.
  • Selo Bronze conferido pelo EMS Performance Awards em virtude do excelente desempenho operacional em 2019. Para receber o selo, o Brasil alcançou o nível de performance operacional esperado de 90% no indicador de Resposta do Serviço ao Cliente e de 94% no indicador de entrega no Prazo e Transmissão da Informação no Prazo.
  • Os Correios também foram, mais uma vez, agraciados pelo Top of Mind – As Marcas do Rio Grande do Sul deste ano. A estatal alcançou, pela 15ª vez consecutiva, o primeiro lugar como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente”. A pesquisa, promovida há 30 anos pelo Grupo Amanhã, tornou-se uma referência para gestores das empresas e instituições.
  • Sustentabilidade dos Correios é reconhecida internacionalmente: Pela qualidade e abrangência dos dados da empresa sobre emissões de carbono, os Correios receberam um certificado de reconhecimento da União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça. Em fevereiro deste ano, o vice-diretor Geral da UPU, também enviou ainda uma carta parabenizando os Correios pelos resultados e pelo exemplo que dão à comunidade postal mundial, “enquanto empresa responsável e importante para o desenvolvimento sustentável”.
   Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2019:
  • Os Correios venceram, pela terceira vez, o World Mail Awards, em Dublin, na Irlanda. A premiação internacional corresponde ao Oscar dos correios de todo o mundo. A empresa participou na categoria “Atendimento ao Cliente” com a mega operação contratada pela entidade não governamental Seja Digital, que permitiu a entrega de mais de 10 milhões de kits para TV digital a beneficiários de programas sociais do governo federal, em todo o Brasil.
  • No prêmio Top of Mind – Rio Grande do Sul, os Correios foi anunciado como a marca mais lembrada na categoria “Empresa Pública Eficiente”, durante coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre. A empresa conquista o primeiro lugar na categoria pelo 14º ano consecutivo. Também apareceu entre as respostas nesta categoria o Sedex, já que a questão é aberta. A empresa ainda esteve entre as lembradas na categoria “Instituição de Credibilidade”.
  • Os Correios conquistaram o Prêmio ABComm de Inovação Digital 2019, um dos mais relevantes do e-commerce brasileiro. Este é o segundo ano consecutivo que os Correios são eleitos na categoria Melhor Empresa de Logística no E-commerce. Organizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o prêmio é entregue a profissionais e empresas que se sobressaíram no mercado digital.
  • Pelo quinta vez, os Correios foram ganhadores do prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas – categoria Logística e Transporte –, promovido pela revista Negócios da Comunicação.
  • A emissão comemorativa do Natal 2018, que homenageou os 200 anos da canção Noite Feliz, ficou em primeiro lugar no Prêmio Internacional São Gabriel de Arte Filatélica, promovido pela Fundação Fioroni, em Legnago, na Itália. O selo brasileiro dividiu o prêmio com a emissão do correio alemão que destaca os quatro clérigos conhecidos como mártires de Lubeck.
  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2018:
  • Os Correios foram os vencedores da categoria melhor empresa de Logística no E-commerce no Prêmio ABComm de Inovação Digital 2018, um dos mais importantes eventos do e-commerce nacional. Essa foi a quarta edição do prêmio, organizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que tem a finalidade de estimular o desenvolvimento do mercado digital no Brasil.
  • Em parceria com a Visa e Brasil Pré-pagos, os Correios ganharam o 10º Prêmio Tela Viva Móvel com o case Pague.Mobi, na categoria Utilidade Pública e Inclusão Social, por votação popular. Além disso, o case Pague.Mobi também recebeu o troféu especial por ter sido o mais bem votado pelo público entre todos os finalistas de todas as categorias.
  • A Emissão Especial “Obras de William Shakespeare”, lançada pelos Correios no ano passado, foi eleita a segunda mais bela do mundo emitida em 2017. O concurso é promovido pela Wipa Grand Prix, da Áustria. Em primeiro lugar ficou o selo Facas Faroenses, das Ilhas Faröe, um arquipélago pertencente à Dinamarca.
  Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2017:
  •  Concedido pelo Instituto MESC, os Correios foram os vencedores do prêmio “100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente de 2017” na categoria “Entregas”. No ranking geral do prêmio, os Correios obtiveram a posição 279ª.
  • Os Correios receberam o Prêmio Marcas de Confiança, realizado pela Revista Seleções. Pelo 15º ano consecutivo, a empresa lidera o ranking Instituições de Confiança, ao lado das Forças Armadas, com 67% dos votos. O levantamento de dados incluiu 37 categorias de produtos e serviços, além de instituições, profissões, ONGs e personalidades brasileiras.
  • O projeto Veículo Elétrico de Calçadão (VEC), meio de transporte movido a bateria recarregável utilizado por carteiros, conferiu aos Correios menção honrosa no II Prêmio Sesi ODS 2017. A novidade desta edição do prêmio, que reconhece boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi a inclusão do Selo Sesi ODS 2017, também conquistado pelos Correios.
   Principais premiações e reconhecimentos recebidos pelos Correios em 2016:
  • Os Correios receberam, nesta segunda-feira (12), o reconhecimento “Líder em Logística/Transporte”, concedido pelo 6º Prêmio Líderes do Brasil. O Prêmio Líderes do Brasil é uma iniciativa do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), que integra o Grupo Doria, para homenagear empresas e autoridades brasileiras e reconhecer o talento, a competência e o comprometimento de líderes em prol de um país mais competitivo e sustentável.
  • O serviço expresso de mercadorias dos Correios, conhecido como EMS, recebeu a certificação prata da União Postal Universal, entidade que reúne quase 200 países e avalia o desempenho e a qualidade do serviço postal prestado por operadores em todo o mundo. O EMS é um serviço internacional para envio de mercadorias com prioridade máxima de tratamento, encaminhamento e entrega.
  • Os Correios receberam o prêmio “Empresas que mais respeitam o consumidor 2016”, na categoria serviços públicos. Realizada pela revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, a premiação está na 14ª edição e foi baseada em um pesquisa realizada pela Shopper Experience.