Compliance

imagem digital de uma colmeia , com figuras no interior de casa hexágono.
Mão com imagem digital de uma colmeia , com figuras no interior de cada hexágono.

Os Correios possuem um Sistema de Governança Corporativa no qual o compliance tem o papel de ampliar e consolidar as ações de fomento à integridade, à conduta ética e à transparência, buscando o fortalecimento institucional por meio de um ambiente de negócios íntegro que se torne um diferencial competitivo no mercado.

Compliance

Nosso Programa de Compliance


O Programa de Compliance dos Correios é o conjunto de práticas de compliance consolidadas na Empresa voltadas para prevenção, detecção e resposta às ações e condutas irregulares. Tem como finalidade combater atos ilícitos, fraudes e corrupção, descumprimento de normas e desvios de condutas éticas; reduzir perdas financeiras e danos à reputação e à imagem da Empresa; promover a integridade organizacional e a sustentabilidade dos negócios, dentre outros, devendo ser observado por todos os empregados e gestores dos Correios e demais partes interessadas.

Integridade e Conduta Ética, esse é o nosso Compromisso!

Programa de Compliance - O compromisso dos Asministradores da Empresa; Governança Corportaiva. Prevenir: Analise de Riscos, conformidade, Policiticas e Procedemensos, comunicação e trainamentos, sustentabilidade, transparencia e prestação de Contas, monitoramento e melhoria contínua; Detectar: Controles internos, instrumentos Detectivos, Canal de Denúncias; Responder: Investigação, Consequências.

Eixos e Dimensões do Programa de Compliance

O contínuo aperfeiçoamento do Programa de Compliance, através de eixos de atuação e dimensões temáticas, promove a execução coordenada, de medidas para a prevenção, detecção e remediação de condutas que possam ocasionar riscos à integridade.

Acesse o Programa de Compliance (.odt 1Mb)

Fluxograma circular com 6 retângulos amarelos com frases no interior, com setas indicativas de um retângulo para o outro. Retângulo do centro superior, Frase: estabelecer contexto; Segundo retângulo a direita; Frase: Identificar Riscos terceiro retângulo, frase analisar riscos; quarto retângulo, frase: Avaliar riscos quinto retângulo, frase: Tratar riscos; Sexto retângulo, frase; Monitorar e comunicar

Tratando os nossos riscos

Nossa Gestão de Riscos, agrega valor à tomada de decisão e ao tratamento adequado dos riscos, respeitando os aspectos regulatórios estabelecendo princípios e diretrizes para agregar valor à tomada de decisão. 

Acesse a Política de Gestão de Riscos (.odt 200Kb)

Uma pessoa a frente de uma sala realizando a explanação de conteúdo aos outros.

Cultura de Compliance

Como forma de promover a cultura da integridade e garantir a efetividade do programa, os Correios disseminam diretrizes e mecanismos de integridade por meio da realização contínua de ações de educação e comunicação.

Relacionamento com Terceiros

Com foco na integridade, seguimos rigorosamente a Lei 13.303/2016 e mantemos nos contratos firmados entre os Correios, fornecedores, distribuidores, representantes comerciais, intermediários e outros parceiros de negócios, previsão de cláusulas de práticas de compliance e anticorrupção.

Acesse a Cartilha do Fornecedor (.pdf 406Kb)
Acesse e saiba quem são nossos fornecedores

Várias pessoas sentadas à mesa, uma de frente para a outra com notebooks.
Retângulo branco com extremidades amarelas, com a frase: Acesse e saiba como tratamos esses assuntos em nossos instrumentos normativos
Retângulo branco com extremidades amarelas, com a frase: Acesse e saiba como tratamos esses assuntos em nossos instrumentos normativos.
em destaque a imagem de uma martelo de juiz, ao fundo uma pessoa de terno utilizando um notebook

Corregedoria

Responsável por administrar e realizar as atividades correcionais, atuando como órgão gestor dos procedimentos de natureza disciplinar e de responsabilização de pessoa jurídica, responsável por disciplinar, controlar e/ou realizar atividades que envolvam: avaliação de admissibilidade; investigação preliminar; apuração de irregularidades disciplinares; ajustamento de conduta; sindicância patrimonial; tomada de contas especial; julgamento; e processamento de empresas com base na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013).

Secretaria Executiva da Comissão de Ética - SECET

Integra a Comissão de Ética dos Correios, à qual provê apoio técnico e material para aplicar o Código de Conduta Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171/1994, e o Código de Conduta Ética e Integridade (.pdf 96Kb); dirimir dúvidas a respeito da aplicação desses códigos; apurar, de ofício ou em razão de denúncia, as condutas que contrariem tais códigos, adotando as providências neles previstas; e deliberar sobre os casos omissos, atuando como instância consultiva dos que a eles se submetem, no âmbito dos Correios.

Um executivo com um tablet e pasta de documento

Canais de Diálogo

boneco com uma lupa em destaque

Canal de Denúncia

Denuncie práticas de atos ilícitos ou irregularidades envolvendo os Correios, suas controladas, patrocinadas, mantidas e subsidiárias.

Acesse aqui nosso canal de denúncia

lupa

Transparência Pública

Por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), atendemos aos pedidos de acesso à informação nos termos da legislação vigente.

Acesse nosso Serviço de Informação ao Cidadão

Balão de pensamento com três pontos sequências no centro.

Ouvidoria

Para situações excepcionais e reclamações não solucionadas pelos canais regulares, solicite intervenção da Ouvidoria.

Acesse aqui nossa Ouvidoria