Perguntas Frequentes - Locker

Recebe suas encomendas de forma rápida e segura! - Foto do Locker (armário inteligente)
Receber suas encomendas de forma rápida e segura! - Foto do Locker (armário inteligente)

Ícone dúvidaPerguntas Frequentes

1. Após o cadastro realizado no Meu Correios, como eu faço para utilizar o Locker?

É muito simples: Acesse a lista de terminais disponíveis no site www.correios.com.br ou APP Correios e utilize o CEP do locker de sua preferência nas suas compras online. Importante! Não esqueça de digitar seu CPF/CNPJ no campo que complementa o endereço. Aguarde o recebimento da notificação dos Correios e dirija-se ao locker para retirar sua encomenda.


2. Como eu faço para me cadastrar no Meu Correios?

Acesse o Meu Correios e preencha os dados do cadastro.


3. É cobrada alguma taxa para a entrega no Locker?

Não, o preço do SEDEX, PAC, Correios Mini Envios ou os serviços de importação como Correios Packet (Modalidades Standard e Expressa), Colis Postaux e Prime Exprès (Modalidades Standard) e EMS (Modalidade Expressa) não sofre alteração se o endereço de destino for um CEP de Locker dos Correios.


4. É possível alterar o Locker escolhido?

Toda vez que você fizer uma compra online pode utilizar um CEP diferente de locker. Porém, depois da postagem não é possível alterar para receber a encomenda em outro locker.


5. Efetuei meu cadastro, digitei o CEP do Locker, mas o site diz que o CEP é inválido, por que isso aconteceu?

O Locker é de uso exclusivo dos Correios, isso quer dizer que somente os Correios podem entregar lá. Caso isso ocorra, primeiro certifique-se de que o CEP está realmente correto. Se o CEP estiver correto e o problema persistir, significa que aquele e-commerce não aceita o CEP do Locker como uma opção de endereço para entrega.


6. Eu posso utilizar o CEP do locker para qualquer compra em qualquer site?

Você pode usar o CEP do locker para qualquer compra na modalidade PAC, SEDEX ou Correios Mini Envios e nos serviços de importação como Correios Packet (Modalidades Standard e Expressa), Colis Postaux e Prime Exprès (Modalidades Standard) e EMS (Modalidade Expressa) que se enquadre nas opções descritas no nosso Termo de Utilização do Serviço


7. Fiz a compra e esqueci de colocar meu CPF no campo de complemento do endereço, e agora o que vai acontecer?

Você deverá acompanhar a movimentação da sua encomenda pelo site www.correios.com.br ou pelo APP Correios. Caso o celular não tenha sido informado no momento da postagem pelo remetente, sua encomenda será direcionada para retirada na agência mais próxima do Locker escolhido. Todas as informações sobre onde retirar sua encomenda estarão disponíveis no rastreamento dos Correios.


8. O que posso receber no Locker?

Você pode receber compras realizadas em qualquer loja on-line, desde que esteja de acordo com as regras e dimensões do termo de uso e restrições dos Correios. As encomendas que não observarem as regras do canal Locker serão disponibilizadas para retirada na agência dos Correios mais próxima do Locker ao qual a encomenda estava destinada.


9. O tempo de entrega da minha encomenda vai aumentar se eu utilizar o Locker?

Não, o tempo de entrega da encomenda será informado no momento da compra.


10. Qual o horário de funcionamento dos terminais?

Os horários de funcionamento variam de acordo com o local onde o Locker está instalado. Por isso é importante você observar o endereço e o horário de funcionamento desse local.


11. Qual o peso e as dimensões permitidos para a utilização do locker?

O peso máximo é de 30 kg e as dimensões aceitas são:

Envelope, Pacote ou Rolo
Dimensões Máximo (cm)
Comprimento (C) 47
Largura (L) 31
Altura (A) 27

As encomendas que forem direcionadas ao Locker e estiverem em desacordo com o peso e dimensões máximas serão direcionadas para a agência mais próxima do Locker selecionado.


12. Recebi SMS, notificação no aplicativo Correios e e-mail dos Correios com link para acessar o QR Code, posso passar o código para outra pessoa retirar a encomenda para mim?

Os Correios não se responsabilizam por eventuais danos ou prejuízos de qualquer natureza, decorrentes desse repasse.


13. Recebi SMS, notificação no aplicativo Correios e e-mail dos Correios com o prazo para a retirada da encomenda. O que acontece se eu não retirar dentro do prazo?

Após o prazo informado, caso a encomenda não seja retirada, o QR Code será desabilitado e a encomenda será devolvida ao remetente.

14. NÃO recebi o SMS, notificação no aplicativo Correios e e-mail dos Correios com o Link para acessar o QR Code. Como devo proceder?

  1. Vá direto ao Locker onde está sua encomenda. Na tela, escolha a opção "Retirar Encomenda", depois selecione a opção "Reenviar Código QR". O Locker reenviará o SMS/E-mail com o QR Code e o Token (senha); ou
  2. Acesse o aplicativo (App) Correios. Faça sua autenticação com o Meu Correios, e escolha a opção Rastreamento. Todos os objetos destinados ao seu CPF serão listados. Após basta escolher o número do objeto para ver o rastreamento. No evento "Objeto disponível em locker", selecione o ícone com a imagem do QR Code ao lado do evento para acessar seu QR Code e token.

Caso não tenha êxito nas alternativas acima, registre uma reclamação no Fale com os Correios para que a unidade responsável pelo Locker resolva sua situação.

15. Qual o prazo para retirada da encomenda após ser disponibilizada no Locker?

Uma vez disponibilizada a encomenda no Locker, esta deverá ser retirada em até 72 (setenta e duas) horas pelo destinatário. Expirado o prazo, o objeto será restituído ao remetente, não cabendo indenização por atraso ou nenhum tipo de ressarcimento ao remetente/destinatário em razão da evolução.