Comunicado 02/2024 - Alerta sobre golpes digitais e falsos e-mails

Logomarca dos Correios

O golpe está aí – e os Correios estão aqui para ajudar nossos clientes a não caírem nele. Já recebeu algum e-mail dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa? Então, é golpe! Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados.

Confira abaixo como evitar e e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:


1.Confira o e-mail e o nome do remetente

Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

2.Cautela com links

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

3.Desconfie de mensagens urgentes

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

4. Atualização constante

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

5. Denuncie e-mails suspeitos

Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido em nosso canal de denúncias (https://www.correios.com.br/falecomoscorreios/canais-de-denuncia). Registre também uma denúncia no seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.

Seguindo esses passos, você nos ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.

Rodapé