Perguntas Frequentes

Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes
Mulher, atendente de uma agência dos Correios, uniformizada, sorrindo com o braço direito estendido em sinal de recepção. Frase do banner: Perguntas Frequentes

 

  1. Recebi um código de postagem mas ele não aparece no sistema de rastreamento. O que fazer?

Orientamos o cliente a contatar o remetente para verificar se o código está correto, inclusive as letras, e se o objeto já foi realmente postado. Caso positivo, o remetente deve registrar uma reclamação para verificar o ocorrido, no link: https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php

  2. Como fazer o rastreamento com CPF?

Para a consulta via CPF, é necessário que o remetente informe o seu CPF e/ou o CPF do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios www.correios.com.br, informar o seu CPF e inserir login e senha cadastrados no portal.

  3. Qual o telefone das unidades de tratamento e entrega?

Essas unidades não possuem atendimento telefônico. Todas as dúvidas referentes a objetos ou manifestações devem ser esclarecidas por meio do Fale Conosco, Chat ou da nossa Centra de Atendimento.

  4. Minha encomenda está demorando, como faço para mudar a modalidade para SEDEX?

Após a postagem, não há meios de alterar a modalidade do envio. Assim você deverá aguardar o prazo estimado para entrega fornecido no ato da postagem.

  5. No rastreamento diz que o meu endereço está errado. Por que o carteiro não ligou ?

O serviço contratado não prevê contato telefônico. O campo telefone é de preenchimento opcional.

  6. No rastreamento informa que o meu endereço está incorreto, como faço para corrigir?

Uma vez o objeto postado, não é possível corrigir o endereço de entrega. Caso não seja possível a entrega por este motivo , o objeto retornará ao remetente.

  7.Por que o carteiro informou que não foi atendido pelo destinatário no dia que eu estava em casa?

O cliente deverá verificar junto ao remetente se o endereço está correto. Se estiver, o cliente deverá registrar a manifestação no Fale Conosco ou entrar em contato com a Central de Atendimento.

  8. Posso usar a caixa do fabricante para enviar a encomenda? A orientação não cabe ao dono do contrato?

Pode, desde que a embalagem se adapte ao peso e à forma do produto para o transporte. Caso não seja adequada, o atendente da Agência informará. No site dos Correios, temos várias informações sobre o assunto.

  9. Minha encomenda está sendo devolvida com a informação de endereço incorreto, o carteiro não tinha que fazer 3 tentativas?

Quando o endereço do objeto está incompleto ou falta alguma informação para que a entrega seja efetuada adequadamente (número do imóvel, bloco residencial, nome do logradouro, nome do bairro, nome da localidade, etc.), a encomenda é devolvida ao remetente.

  10. Minha encomenda internacional está sendo devolvida, o que devo fazer?

Nessa situação formalizar uma reclamação para tentativa de resgate.

  11. Não consigo me cadastrar no Meu Correios para fazer o pagamento do imposto/despacho postal, como proceder?

Você deve clicar em “Meu Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br). Clicar em “Cadastrar" e preencher o formulário de acordo com o seu tipo de perfil.

 12. O sistema de rastreamento apresenta erro, como faço para rastrear minha encomenda?

O sistema poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o rastreamento mais tarde.

  13. Não consigo registrar uma reclamação, o que faço?

O sistema Fale Conosco poderá apresentar intermitência. A área técnica será acionada para a resolução do problema o mais breve possível. Dessa forma, tentar realizar o registro da reclamação mais tarde.

  14. Minha encomenda está aguardando retirada, qual o documento que preciso levar na agência?

Você deverá comparecer ao local informado no rastreamento portando documento de identificação com foto e o código de rastreamento do objeto.

  15. Minha encomenda apresenta postagem com DH, o que significa?

Significa que o objeto foi postado depois do horário de encaminhamento, isso adiciona 1 dia útil ao prazo de entrega.

  16. Como alterar ID no Meu Correios?

Não é possível a alteração ID no Meu Correios, para os novos cadastros para Pessoa Física e Pessoa Jurídica serão automaticamente o CPF e CNPJ respectivamente. Os cadastros antigos, que possuem ID diferente do CPF/CNPJ e deseja alterar, será necessário o cancelamento do cadastro atual e a realização de um novo cadastro no Meu Correios. Para efetuar o cancelamento, basta realizar login no Meu Correios, e em seguida utilizar a opção ”Exclui conta”. O Meu Correios encontra-se na parte superior do site www.correios.com.br

  17. Realizei o cadastro no Meu Correios, mas não consigo acessar. O que fazer?

Após o cadastro é enviada uma mensagem com instruções de ativação de conta para o endereço de e-mail cadastrado. Assim, pedimos que verifique a sua caixa de e-mail e siga as instruções enviadas para ativar o cadastro de Meu Correios.

  18. Como recuperar a senha Meu Correios?

Você deve clicar em “Meu Correios “, na página inicial do site dos Correios (www.correios.com.br), no canto superior direito Feito isso, clicar na opção “Esqueci minha senha”.

  19. O que devo fazer quando o Meu Correios apresenta a mensagem de usuário ou senha inválidos?

Pedimos atenção ao digitar seu usuário e senha. Recomendamos que utilize CPF/CNPJ ou ID (usuário) (em letras minúsculas) para realizar login. Caso essa situação persista, formalizar manifestação via Fale Conosco.

  20. Como faço para gerar o Token para receber o Vale Postal Digital - VPD?

• Via SMS (celulares Android e iPhone): na emissão do VPD, o token é enviado diretamente para o celular do destinatário.
• Telegrama: Caso o remetente contrate o serviço de aviso, o número do Token será enviado ao destinatário por telegrama.
• App Correios (Android): o token será pesquisado no aplicativo, ícone Vale Postal.

 21.  Não consigo realizar a suspensão da entrega ou cancelamento do envio ao destinatário, o que faço?

Gentileza consultar o e-book sobre o passo a passo de Como Solicitar a Suspensão de Entrega de uma Encomenda.
https://www.correios.com.br/receber/encomenda/arquivos/nacional/passo-a-passo-como-solicitar-a-suspensao-de-entrega-de-uma-encomenda

  22. Qual o endereço que consta no Demonstrativo de Impostos e Serviços - DIS?

Se houver somente a cobrança do despacho postal, o endereço no DIS será o mesmo endereço cadastrado no “Meu Correios”, pela pessoa que gerou o DIS.

Se a encomenda for tributada pela Receita Federal, o endereço no DIS será o mesmo informado na embalagem pelo remetente.

  23. A encomenda será entregue no endereço que consta no Demonstrativo de Impostos e Serviços - DIS ou no endereço informado na embalagem?

A encomenda sempre será entregue no endereço informado pelo remetente na embalagem.

  24. Minha encomenda internacional não ultrapassa o valor de 50 dólares, não deveria ser isenta de impostos?

Desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas, a remessa postal internacional no valor de até US$ 50,00 (cinquenta dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação.

 

Fonte: Central de Atendimento dos Correios
Atualizado em: 30/08/2021