Serviços Adicionais

Alternativas adicionais para a sua postagem
Alternativas adicionais para a sua postagem

balao-cor.pngO que é?

  Aviso de Recebimento – AR

Serviço complementar à postagem, que permite a comprovação da entrega com informação do recebedor e validade jurídica. Pode ser contratado na opção física com assinatura de quem recebeu o objeto através de formulário específico ou digital com retorno da imagem com assinatura e dados do recebedor. 

  Coleta Programada

Serviço de coleta em que os dias e horários da coleta são definidos previamente, com recorrêmcia programada. Destinada ao atendimento da demanda regular dos clientes com contrato.

  Coleta Agendada

Serviço de coleta em que o dia e o horário são definidos com antecedência da data de coleta mas não há recorrência do agendamento. Destinada a atender a demanda sazonal dos clientes com contrato.

  Devolução de Documento

Serviço de devolução, ao REMETENTE, de canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente, assinado, sem conferência de conteúdo por parte do DESTINATÁRIO. Exclusivo para cliente com contrato. 

  Grandes Formatos

Serviço disponível para pessoa jurídica com contrato com os Correios, que permite a postagem de encomenda com dimensões superiores aos padrões convencionais. 

  Manuseio Especial

Cobrança adicional aplicada a encomenda que necessita de manuseio especial por formato ou dimensão.

  Mão Própria

Serviço que garante a entrega exclusivamente às pessoas indicadas pelo REMETENTE, podendo haver, para cada encomenda, até três indicações. 

  Pagamento na Entrega

Quem envia o objeto define o valor a ser cobrado no destino, quem recebe paga na retirada. 

  Valor Declarado

A garantia de indenização no montante declarado, em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo. 

  Registro

É o serviço em que o cliente recebe o documento de comprovação da postagem, com numeração específica para identificar e rastrear o objeto. 

  Serviços de Resposta

Ideal para o retorno de pedidos de compra, realização de pesquisas, recadastramentos, voto por correspondência dentre outras possibilidades. 

  Transcrição em Braille

É um serviço adicional oferecido em todas as agências próprias dos Correios no país, que possibilita a transcrição para o sistema Braille (recurso em relevo que permite a leitura pelos cegos) de cartas manuscritas ou digitadas. O serviço pode ser utilizado também por quem não domina a linguagem Braille e quer se comunicar com deficientes visuais.

 

Quem pode utilizar este serviço?Quem pode utilizar estes serviços?

Pessoas físicas e jurídicas com e sem contrato com os Correios.

Lembrando que alguns serviços são exclusivos para quem possui contrato com os Correios

como funciona?Como funciona?

  Aviso de Recebimento - AR
Físico: 1. Selecione a modalidade de AR ideal para sua necessidade; 2. Preencha o formulário previamente no nosso site ou na agência no momento da postagem; 3.	Após a entrega devolveremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto.  Digital: 1. Caso não tenha contrato conosco, o primeiro passo é a celebração do contrato; 2. Utilize o formulário sem 2D (traz apenas o código de barras em seu conteúdo) ou com 2D ( traz dois códigos em seu conteúdo - código de barras e código bidimensional - 2D (QR-Code)); 3. Após a entrega digitalizaremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto e devolveremos a imagem por gravação das informações em mídia eletrônica ou pasta de transferência (consultar viabilidade); Eletrônico: 1 - Utilize o formulário que melhor atenda à sua necessidade. 2 - A imagem do e-AR é capturada no momento da entrega e será disponibilizada no Portal Correios (clientes à vista) e no portal do AR Eletrônico (para clientes com contrato).
Físico: 1. Selecione a modalidade de AR ideal para sua necessidade; 2. Preencha o formulário previamente no nosso site ou na agência no momento da postagem; 3. Após a entrega devolveremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto.  Digital: 1. Caso não tenha contrato conosco, o primeiro passo é a celebração do contrato; 2. Utilize o formulário sem 2D (traz apenas o código de barras em seu conteúdo) ou com 2D ( traz dois códigos em seu conteúdo - código de barras e código bidimensional - 2D (QR-Code)); 3. Após a entrega digitalizaremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto e devolveremos a imagem por gravação das informações em mídia eletrônica ou pasta de transferência (consultar viabilidade); Eletrônico: Físico: 1. Selecione a modalidade de AR ideal para sua necessidade; 2. Preencha o formulário previamente no nosso site ou na agência no momento da postagem; 3.	Após a entrega devolveremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto.  Digital: 1. Caso não tenha contrato conosco, o primeiro passo é a celebração do contrato; 2. Utilize o formulário sem 2D (traz apenas o código de barras em seu conteúdo) ou com 2D ( traz dois códigos em seu conteúdo - código de barras e código bidimensional - 2D (QR-Code)); 3. Após a entrega digitalizaremos o formulário do AR com a assinatura da pessoa que recebeu o objeto e devolveremos a imagem por gravação das informações em mídia eletrônica ou pasta de transferência (consultar viabilidade); Eletrônico: 1 - Utilize o formulário que melhor atenda à sua necessidade. 2 - A imagem do e-AR é capturada no momento da entrega e será disponibilizada no Portal Correios (clientes à vista) e no portal do AR Eletrônico (para clientes com contrato).

  Coleta Programada e Agendada
Entre em contato com o consultor comercial que presta apoio ao contrato; Estabeleça previamente a frequência (dias e horários).
Entre em contato com o consultor comercial que presta apoio ao contrato; Estabeleça previamente a frequência (dias e horários).
As solicitações de coleta são cadastradas no Sistema de Coleta específico, por um dos nossos consultores mediante solicitações do cliente.
O cliente também tem a opção de integrar conosco por intermédio da API Coleta Interativa, o que o possibilitará solicitar suas coletas.
Conheça o Manual de Integração - Api Coleta

  Devolução de Documento
Durante a entrega coletamos a assinatura do recebedor no canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente; O canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente é devolvido ao remetente.
Durante a entrega coletamos a assinatura do recebedor no canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente; O canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente é devolvido ao remetente.

  Grandes Formatos
Serviço disponível para pessoa jurídica com contrato com os Correios. Verifique se ela se enquadra nos limites de dimensões para as encomendas Grandes Formatos – GF estão definidos conforme abaixo: a) Maior dimensão (comprimento ou largura ou altura): entre 101 cm e 150 cm; b) Soma máxima das dimensões (comprimento + largura + altura): entre 201 cm e 300 cm; Identifique se  o trecho permite a postagem e entrega de objetos com dimensões acima dos padrões convencionais; Faça a postagem e pague o valor definido.
Serviço disponível para pessoa jurídica com contrato com os Correios. Verifique se ela se enquadra nos limites de dimensões para as encomendas Grandes Formatos – GF estão definidos conforme abaixo: a) Maior dimensão (comprimento ou largura ou altura): entre 101 cm e 150 cm; b) Soma máxima das dimensões (comprimento + largura + altura): entre 201 cm e 300 cm; Identifique se  o trecho permite a postagem e entrega de objetos com dimensões acima dos padrões convencionais; Faça a postagem e pague o valor definido.

  Manuseio Especial
Info Manuseio Especial Desktop
Info Manuseio Especial Mobile

  Mão Própria
Através do Aviso de Recebimento - AR marque a opção de Mão Própria - MP (Atenção: A contratação do AR não é obrigatória); Durante a entrega o carteiro verificará a identidade do recebedor e entregará em mãos à pessoa indicada pelo remetente, podendo haver, para cada encomenda, até três indicações; (apenas para clientes com contrato); O Aviso de Recebimento - AR, conforme modalidade escolhida (Físico, Digital ou Eletrônico), retorna com a informação do recebedor.
Através do Aviso de Recebimento - AR marque a opção de Mão Própria - MP (Atenção: A contratação do AR não é obrigatória); Durante a entrega o carteiro verificará a identidade do recebedor e entregará em mãos à pessoa indicada pelo remetente, podendo haver, para cada encomenda, até três indicações; (apenas para clientes com contrato); O Aviso de Recebimento - AR, conforme modalidade escolhida (Físico, Digital ou Eletrônico), retorna com a informação do recebedor.

  Pagamento na Entrega
O remetente no ato da postagem solicita o serviço e define o valor a ser cobrado no destino; No ato da entrega o valor é cobrado do destinatário; O valor cobrado é devolvido ao remetente. Importante: O valor a ser cobrado no destino, não pode ser inferior ao valor da postagem nem superior ao valor da postagem mais valor declarado do conteúdo.
O remetente no ato da postagem solicita o serviço e define o valor a ser cobrado no destino; No ato da entrega o valor é cobrado do destinatário; O valor cobrado é devolvido ao remetente. Importante: O valor a ser cobrado no destino, não pode ser inferior ao valor da postagem nem superior ao valor da postagem mais valor declarado do conteúdo.

  Valor Declarado
Apresente o objeto para postagem em embalagem aberta para conferência do conteúdo e o valor declarado; Informe o valor do conteúdo, que não poderá exceder o valor real do objeto, conforme indicação constante na Nota Fiscal ou no Formulário Declaração de Conteúdo; Poste o objeto com a garantia de que o valor do seu objeto registrado seja indenizado no montante declarado em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo.
Apresente o objeto para postagem em embalagem aberta para conferência do conteúdo e o valor declarado; Informe o valor do conteúdo, que não poderá exceder o valor real do objeto, conforme indicação constante na Nota Fiscal ou no Formulário Declaração de Conteúdo; Poste o objeto com a garantia de que o valor do seu objeto registrado seja indenizado no montante declarado em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo.

  Registro
Solicite o serviço quando da postagem; O atendente irá inserir uma etiqueta de registro para visualizar mais detalhadamente o trajeto percorrido por seu objeto, da origem até o destino; Acompanhe a entrega do seu objeto por meio do nosso rastreamento.
Solicite o serviço quando da postagem; O atendente irá inserir uma etiqueta de registro para visualizar mais detalhadamente o trajeto percorrido por seu objeto, da origem até o destino; Acompanhe a entrega do seu objeto por meio do nosso rastreamento.

  Serviços de Resposta
Solicite o serviço antes da postagem; O destinatário preenche e devolve as informações solicitadas.
Solicite o serviço antes da postagem; O destinatário preenche e devolve as informações solicitadas.

  Transcrição em Braille
Disponível em todas as agências próprias dos Correios no país; Pode ser utilizado também por quem não domina a linguagem Braille e quer se comunicar com deficientes visuais; O limite de transcrição é de duas páginas ou uma folha frente verso; O prazo para transcrição é de até dois (2) dias úteis.
Disponível em todas as agências próprias dos Correios no país; Pode ser utilizado também por quem não domina a linguagem Braille e quer se comunicar com deficientes visuais; O limite de transcrição é de duas páginas ou uma folha frente verso; O prazo para transcrição é de até dois (2) dias úteis.

Ícone dinheiroQuanto custa?

  Aviso de Recebimento - AR
Tabela do Aviso de Recebimento - AR
Pagamento à vista R$ 7,75
Incluindo Registro Módico R$ 11,65
Incluindo o Registro Nacional R$ 15,50
Pagamento em fatura para clientes com contrato com os Correios R$ 7,75
Incluindo Registro Módico R$ 11,65
Incluindo o Registro Nacional R$ 15,50
Aviso de Recebimento Digital R$ 7,75
Vigente desde 03/04/2024. 

  Coleta Programada e Agendada

Se a sua empresa já possui contrato com os Correios, fale com o gerente da agência mais próxima ou consulte seu agente de relacionamento nos Correios para informações sobre preços, produtos e/ou serviços. Também é possível solicitar suporte à nossa Central de Atendimento.

Caso queira contratar os Correios como parceiro logístico, clique aqui e saiba mais.

  Mão Própria
Tabela do Mão Própria
À vista e para pagamento em fatura para clientes com contrato com os Correios R$ 9,15
Incluindo o Registro R$ 16,90
Vigente desde 03/04/2024. 

  Registro
Tabela do Registro Nacional e Módico
Nacional - À vista e e para pagamento em fatura para clientes com contrato com os Correios  R$ 7,75
Módico - À vista e e para pagamento em fatura para clientes com contrato com os Correios  R$ 3,90
Vigente desde 03/04/2024. 
REGISTRO MÓDICO - utilizado junto ao serviço Impresso para o envio de Livros de maneira geral e Publicações didáticas impressas ou gravadas em mídia, postados por pessoas física e jurídica.

  Serviços de Resposta
Carta-Resposta e Carta-Resposta Taxa Paga
Faixas de Peso (g) Preço
Até 20 R$ 2,55
Mais de 20 até 50 R$ 3,55
Mais de 50 até 100 R$ 4,95
Mais de 100 até 150 R$ 6,05
Mais de 150 até 200 R$ 7,15
Mais de 200 até 250 R$ 8,25
Mais de 250 até 300 R$ 9,45
Mais de 300 até 350 R$ 10,50
Mais de 350 até 400 R$ 11,60
Mais de 400 até 450 R$ 12,70
Mais de 450 até 500 R$ 13,80

Cartão-Resposta
Faixas de Peso (g) Preço
Até 20 R$ 2,55

Vigente a partir de 03/04/2024

  Valor Declarado
Valor Declarado Máximo NacionalServiços de Mensagem e Marketing Direto R$ 100,00
Pagamento do Valor Declarado
Mala Direta e Impresso: 2% sobre o valor declarado para o objeto
Carta, FAC, Remessa Econômica e Remessa Expressa: 2% sobre o valor declarado para o objeto
Valor Declarado Máximo Nacional - Encomendas
SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX R$ 35.571,17
PAC R$ 4.184,84
Correios Mini Envios R$ 104,62
Pagamento do Valor Declarado - Encomendas
Clientes sem contrato: 2% sobre o valor declarado (o percentual de Ad Valorem incidirá sobre a quantia excedente a Indenização Automática);
Clientes com contrato: conforme especificado em contrato.
Multa por omissão de Valor Declarado R$ 45,00

Vigente desde 03/04/2024. 

  Transcrição em Braille

Transcrição-Braille R$ 4,55

Vigente desde 03/04/2024.  

  Serviços adicionais ao Telegrama
Serviços Preço
Cópia de Telegrama R$ 5,97
Pedido de Confirmação de Entrega (PC) R$ 7,73

Vigente desde 03/04/2024. 

Ícone é bom saberImportante!

  Serviços Aplicáveis às Encomendas
Serviço Adicional SEDEX SEDEX Hoje SEDEX 10 SEDEX 12 PAC Correios Mini Envios
Aviso de Recebimento Convencional X X X X X
Aviso de Recebimento Eletrônico X X X X X X
Aviso de Recebimento Digital X X X X X
Coleta Programada*
Serviço de coleta com frequência (dias e horários) previamente estabelecidos.
X X X X X X
Coleta Agendada*
Serviço de coleta domiciliar solicitada por meio do portal dos Correios.
X X
Devolução de Documento*
Serviço de devolução de canhoto de nota fiscal, ou documento equivalente, assinado, pelo recebedor.
X X
Grandes Formatos*
Permite a postagem de encomenda com dimensões superiores aos padrões convencionais.
X X
Manuseio Especial
Obrigatório para encomenda que necessita de manuseio especial por formato ou dimensão.
X X X X X
Mão Própria
Garante a entrega exclusivamente às pessoas indicadas pelo REMETENTE.
X X X X
Pagamento na Entrega
Quem envia o objeto define o valor a ser cobrado no destino, quem recebe paga na retirada.
X X
Valor Declarado
A garantia de indenização no montante declarado, em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano.
X X X X X X
A disponibilização dos serviços adicionais está condicionada à viabilidade dos CORREIOS.
*Exclusivo para clientes com contrato com os Correios.

  Serviços Aplicáveis às Correspondências
Serviço Adicional Carta* Impresso* Telegrama** Mala Direta*
Aviso de Recebimento – AR
Para Comprovação da entrega com informação do recebedor e validade jurídica.
X X X
Mão Própria
Garante a entrega exclusivamente às pessoas indicadas pelo REMETENTE.
X X X
Valor Declarado
A garantia de indenização no montante declarado, em caso eventual de avaria ou extravio, proporcional ao dano.
X X X
Registro
Fornecimento de etiqueta com numeração específica para identificar e rastrear o objeto
X x X X
Registro Módico X
Pedido de Confirmação
Será enviado a confirmação para o endereço do remetente (expedidor) constante no telegrama original.
X
Cópia de Telegrama
Será enviado para o endereço do remetente (expedidor) ou endereço do destinatário constante no telegrama original, conforme escolha do remetente.
X
* A disponibilização dos serviços adicionais está condicionada à utilização do "Registro".
** Registro automático.

  Transcrição Braille

O serviço pode ser utilizado também por quem não domina a linguagem Braille e quer se comunicar com deficientes visuais. O Limite de transcrição é de duas páginas ou uma folha frente e verso. O prazo para transcrição é de até dois (2) dias úteis.

  Modelos de AR Eletrônico para Download

Auto Envelopado: ideal para correspondências com impressão dos dois lados do papel, geralmente A4. Possui duas serrilhas laterais.

Integrado: Possui uma serrilha, esse formulário deverá ser colado na extremidade esquerda do anverso do objeto. 

Compacto: Possui uma serrilha lateral, modelo ideal para objetos com dimensões de 90x145mm, ou medidas aproximadas.