Universidade dos Correios

Banner UNICO - Desktop
Banner UNICO - Mobile

Histórico

Desde sua fundação, em 1969, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT investe em recursos humanos, visando à formação de pessoal especializado e a melhoria da qualidade operacional. 

No final da década de 70, a ECT passa a dispor de dois órgãos para treinamento e desenvolvimento de seus empregados: a Escola Superior de Administração Postal - ESAP, voltada ao ensino do pessoal de nível superior e o Departamento de Recursos Humanos - DRH, com representações regionais para treinarem empregados de nível básico, médio e técnico.

Nos anos seguintes, em virtude da concorrência ter se tornado mais agressiva, a ECT aumentou a receita operacional destinada às atividades de treinamento e amadureceu a ideia de conceber uma orientação única para o setor de educação empresarial, à qual caberia a função de preencher as lacunas deixadas pelo então sistema vigente. Em termos práticos, era preciso alinhar os programas educacionais com as estratégias da Empresa e também ampliar o público alvo desses programas.

A essas necessidades somou-se o fato de que nos últimos anos tomou lugar uma verdadeira multiplicação de universidades corporativas, sistema adotado por grandes empresas estrangeiras e nacionais. É nesse cenário que, em dezembro de 2001, a Universidade Corporativa dos Correios - UNICO foi criada, com intuito de unificar as ações educacionais dentro da Empresa e estendê-las para toda a cadeia de valor.

Missão:

Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para sustentabilidade dos negócios dos Correios.

Visão:

Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.

Plano de Educação Corporativa (.odt 565Kb)