Patrimônio Histórico Arquitetônico dos Correios
O Patrimônio Histórico Arquitetônico dos Correios (PHAC) é um reflexo da evolução das comunicações no Brasil e de sua influência no desenvolvimento urbano. Ao longo dos séculos, a estatal construiu edifícios icônicos que não apenas abrigam suas operações, mas também se tornaram marcos históricos e culturais em diversas cidades.


Com diferentes estilos arquitetônicos, desde o neoclássico até o modernista, os imóveis evidenciaram mudanças nos conceitos de urbanismo e funcionalidade ao longo do tempo. Ao todo, o PHAC é composto por 584 imóveis, sendo 105 tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outros órgãos de preservação estadual e municipal, garantindo sua conservação para as futuras gerações.
Apresenta a legislação, os objetivos da preservação, o inventário imóveis, com demonstração das tipologias arquitetônicas formadoras desse conjunto.
Clique aqui para fazer o download (.pdf 2,4Mb)
Expõe os principais documentos, recomendações e cartas relativas à proteção do patrimônio cultural e as formas possíveis de aproveitamento e ocupação.
Clique aqui para fazer o download (.pdf 813kb)
Descreve a metodologia para intervenções e execução de serviços de engenharia nos imóveis PHAC, sem comprometer a integridade, valor cultural e significado dessas edificações
Clique aqui para fazer o download (.pdf 1,14Mb)