Manual do Usuário - PPN

Faixa branca com uma desenho do mundo com certa circulares ao em volta - English Version - Versão em Inglês

Sumário

1. Introdução

Pré-postagem é o processo de separação, embalagem e rotulagem de um objeto, pacote ou envelope, para entrega aos Correios. Esse processo pode ou não ter por trás dele um sistema de gestão, que pode ou não estar integrado com a API de pré-postagem dos Correios.

O objetivo desta documentação é orientar o usuário na operação da aplicação web de pré-postagem dos Correios, descrevendo as funcionalidades, listando informações a serem enviadas e recebidas, e provendo exemplos.

2. Aplicação de pré-postagem dos Correios

Destina-se às pessoas físicas e jurídicas com ou sem contrato de prestação de serviços de encomendas e mensagens com os Correios e que precisam preparar a sua carga para posterior postagem numa agência, num centro de tratamento ou coleta.

A aplicação permite a pré-postagem de objetos à vista, com pagamento com cartão de crédito, ou a faturar.

Endereço para acesso à aplicação: https://prepostagem.correios.com.br

A aplicação permite o registro e a validação dos dados do contratante, remetente, destinatário e dos objetos que o usuário deseja entregar aos Correios. Essas informações prévias facilitam e agilizam o processo de postagem dos objetos na unidade, além de possibilitar uma maior interatividade entre os Correios e o usuário enquanto o objeto estiver no fluxo postal e depois da entrega.

Pré-requisitos para utilizar a Aplicação

• Ser pessoa jurídica com contrato ativo de prestação de serviços de encomendas ou mensagens com os Correios, ou pessoa física sem contrato;
• Ter um cadastro válido no Meu Correios com login e senha;
• Ter acesso à internet.

2.1. Características da Aplicação

Por se tratar de uma solução web, a aplicação é executada diretamente no browser (ou navegador), não sendo preciso realizar uma instalação na máquina do usuário. Além disso, todas as atualizações necessárias são feitas por meio de um único servidor central, não sendo preciso baixar aplicações ou realizar reinstalações.

Entre outras características, os atributos que mais se destacam na aplicação web de pré-postagem dos Correios são:

· Ausência de aplicativos proprietários: não é necessária a instalação de qualquer outro aplicativo;

· Simplicidade: o protocolo utilizado é puramente o HTTPS;

· Credenciais: o tratamento das credenciais do cliente trafega em ambiente seguro.

3. Glossário

Para facilitar o entendimento, listamos abaixo um pequeno glossário com os principais termos relacionados à pré-postagem.

Termo Descrição
Autenticação Processo para assegurar que o cliente é realmente aquele quem diz ser, por meio da informação de login e senha.
Autorização Processo para verificar se uma pré-postagem pode ou não ser realizada com as credenciais fornecidas pelo cliente. Nesse momento, são feitas diversas verificações com o cartão de postagem do cliente.
Aviso de recebimento É o serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, permite comprovar, junto ao remetente, a entrega do objeto.
Cancelamento Processo efetuado pelo cliente que cancela uma pré-postagem quando ele não deseja mais postar determinado objeto.
Cartão de postagem Cartão que identifica um usuário como cliente de contrato dos Correios.
Código do serviço Código dos serviços contratados pelo cliente junto aos Correios. Os códigos de serviços contratados constam do contrato comercial que o cliente firmou com os Correios.
Contrato Comercial Instrumento que o cliente firma com os Correios para a prestação de serviços de encomendas, mensagens, marketing direto e outros.
Declaração de conteúdo Declaração que deve acompanhar o objeto entregue aos Correios e que não estão sujeitos a tributação
Expiração Processo de cancelamento de uma pré-postagem quando a postagem não é efetuada no prazo determinado. Atualmente esse prazo é de 15 dias corridos.
Meu Correios Mecanismo de autenticação para acesso aos serviços que os Correios disponibilizam via internet.
Pré-postagem Processo de separação, embalagem e rotulagem de um objeto, pacote ou envelope, para entrega aos Correios.
Rótulo Etiqueta de identificação e endereçamento do objeto. Pode ou não ter o número do registro do objeto.

4. Autenticando

A aplicação de pré-postagem dos Correios necessita de uma autenticação do Meu Correios para se ter acesso às suas funcionalidades.

Caso o usuário ainda não tenha uma conta no Meu Correios, será necessário criá-la. Para criar uma conta acesse o Meu Correios.

Uma vez criada a conta, acesse a aplicação pelo endereço https://prepostagem.correios.com.br. Ao acessar a aplicação, será apresentada a tela de autenticação conforme mostrado a seguir:

login meu correios

Realizada a autenticação, o sistema fará uma série verificações para identificar o perfil do usuário autenticado. Nesse momento algumas informações poderão ser apresentadas, as quais destacamos e explicamos a seguir:

Conforme apresentado no início desse documento, a Aplicação WEB de pré-postagem destina-se às pessoas físicas e jurídicas com ou sem contrato de prestação de serviços de encomendas e mensagens com os Correios.

Portanto, caso o usuário não tenha permissão de acesso irá receber a seguinte mensagem:

ainda não possui contrato.png

Para um CNPJ, deve-se ter contrato com os Correios. O CNPJ poderá fornecer uma permissão de acesso somente a CPF. O acesso permissionário é concedido via Meu Correios.

No entanto, para o CPF, poderá acessar o sistema de pré-postagem, para realizar:

  • Pré-postagem particular;
  • Pré-postagem representando um CNPJ, como permissionário.

Permissionário é aquela pessoa física que recebe permissão de uma pessoa jurídica que tem contrato com os Correios para atuar em seu nome no sistema de pré-postagem web dos Correios.

5. Definindo um permissionário

Conforme citado no tópico anterior, permissionário é aquela pessoa física que recebe permissão de acesso como representante de uma pessoa jurídica que tem contrato com os Correios.

Para definir um permissionário é necessário que todos os usuários possuam uma conta no Meu Correios. Logo deve-se solicitar ao usuário pessoa física realizar o cadastro no Meu Correios e informar o CPF ao responsável a concessão de acesso para realizar o cadastro de delegação de acesso.

As figuras a seguir ilustram o caminho para conceder as permissões:

Clique em Delegação de Acesso

Menu da PPN

Em seguida clique no ícone “+” para adicionar um permissionário

Delegação de acesso

Na tela seguinte, digite o número do CPF que irá receber a permissão de acesso, lembrando que esse permissionário precisa ter um cadastro ativo no Meu Correios.

Clique em Adicionar.

Adicionar usuários

Caso o usuário informado esteja cadastrado no Meu Correios, a tela a seguir será apresentada. Clique no ícone Permissões a Sistemas para dar permissão de acesso ao sistema de pré-postagem web ao permissionário.

delegação de acesso

Ao clicar sobre o ícone “Permissões a sistemas” uma página com a lista dos sistemas disponíveis para receber permissionário será apresentada. Procure o sistema pré-postagem e clique no grupo “Conceder acesso a CPF”.

Está pronto. Agora é só sair do Meu Correios que o CPF indicado já é um permissionário.

Permissões de acesso

6. Cartão de postagem

No primeiro acesso de um usuário pessoa jurídica à aplicação, é necessário definir um cartão de postagem antes de iniciar a geração de pré-postagem. Caso o usuário seja uma pessoa jurídica com contrato ou se for uma pessoa física permissionária, o sistema irá identificar o usuário e apresentará a tela inicial de acordo com o perfil do usuário. Na tela seguinte, um exemplo, é de um perfil de usuário CPF com acesso permissionário:

Cartões de postagem

Uma pessoa jurídica, pode ter um ou mais de um contrato ativo, para os casos em que há um contrato, o sistema seleciona o contrato como padrão. Já nos casos de mais de um contrato ativo, o usuário deve escolher qual o contrato que deseja trabalhar. A mesma ideia vale para o cartão de postagem. Um contrato pode ter um ou mais de um cartão, nesse caso, caso o contrato tenha somente um cartão de postagem o sistema mostra o cartão e o usuário deve adicionar, para os casos de mais de um cartão, o usuário deve escolher qual cartão deve ser adicionado à lista de cartões de postagem.

Para um usuário CPF que recebeu a permissão de acesso ao sistema por uma Pessoa Jurídica. Aparecerá as mesmas opções citadas no parágrafo anterior. Além disso, este usuário poderá receber permissão de uso para mais de um PJ, desta forma, caso isso ocorra, o sistema lista quais CNPJs estão disponíveis para adicionar à lista de cartões de postagem.

Nessa tela ainda é possível associar um remetente preferido ao trio CNPJ/Contrato/Cartão de Postagem. Essa configuração se sobrepõe à definição de remetente padrão do cadastro de remetentes. Dessa forma, um usuário que possua muitos cartões de postagens pode realizar pré-postagens com diversos remetentes sem que seja necessário informar um remetente para cada cartão de postagem no momento da geração da pré-postagem.

Para associar um remetente ao cartão de postagem clique no ícone indicado com o círculo amarelo da imagem a seguir:

Remetente preferido

Se o primeiro acesso for realizado por pessoa física não permissionária, nenhuma informação adicional será necessária. O usuário será redirecionado automaticamente para a página de pré-postagem à vista para usuários sem contrato. Explicaremos essa funcionalidade com mais profundidade mais à frente.

6. Cadastro de embalagens

A aplicação de pré-postagem web permite o cadastramento de embalagens padrão para utilização no momento de gerar uma nova pré-postagem no modo manual.

Essa opção só está disponível para clientes de contrato.

O cadastro é composto por um painel onde são listadas as embalagens cadastradas. É possível ainda incluir novas embalagens, alterar os dados de uma embalagem já cadastrada ou mesmo excluir uma embalagem do cadastro.

Com o cadastro, é possível selecionar uma embalagem sem que seja necessário digitar o peso e as dimensões do objeto no momento de criar a pré-postagem.

O painel está ilustrado na imagem a seguir:

Embalagens

Adicionar Embalagens

8. Cadastro de remetentes

A aplicação de pré-postagem web permite o cadastramento de vários remetentes para utilização no momento de gerar uma nova pré-postagem no modo manual. Lembrando que cada pré-postagem só pode estar associada a um único remetente. Além disso, essa opção só está disponível para clientes de contrato.

O cadastro de remetentes é composto por um painel onde são listados os remetentes cadastrados e onde é possível selecionar um deles como “remetente preferido” para gerar a pré-postagem.

É possível ainda incluir novos remetentes, alterar os dados de um remetente já cadastrado ou mesmo excluir um remetente cadastrado.

O painel está ilustrado na imagem a seguir:

Remetentes

A seguir a interface de cadastro de remetente:

novo remetente

Dado que a autenticação tenha sido bem sucedida e as definições de CNPJ/Contrato/Cartão de Postagem tenham sido realizadas, será apresentada a tela principal do sistema, a depender do tipo de contrato do cliente.

Há dois tipos: Os contratos Clube Correios, que só permitem pré-postagens à vista, com pagamento via cartão de crédito e contratos convencionais, que só permitem pré-postagens à faturar.

Vamos explicar cada um a seguir.

9. Cadastro de destinatários

Destinatário

A partir da versão 3.4.X será possível realizar o cadastro, alteração e exclusão de destinatários.

Será possível visualizar uma lista de destinatários, é importante mantê-los sempre atualizados e opção disponível a pré-postagem a faturar e à vista para clientes Clube Correios.

Para acessar a opção de cadastro de destinatários, poderá ser pelo botão que representa a opção destinatário ou pelo menu lateral.

Ao acessar a opção de destinatário, irá aparecer a seguinte tela:

Destinatários

Na imagem aparece:

tabela 2

Cadastrando um novo destinatário

Novo destinario

É necessário preencher os campos obrigatórios, que estão marcados pelo asterisco, para que salve um registro.

Importar um arquivo de destinatários

Submeter arquivo

Ao clicar na funcionalidade de importar, irá aparecer uma janela no qual irá permitir pesquisar a localização do arquivo e selecionar o arquivo. No entanto, é necessário preencher o arquivo compatível ao sistema, somente o arquivo “Template de Arquivo de Importação de Destinatários (XLS)” é reconhecido pelo sistema.

Tabela

Ao clicar em prosseguir o arquivo é enviado para processamento, se o arquivo conter muitos registros, pode levar uns minutos para importar todos os registros, para acompanhar o processamento, poderá “Ver processamento” para ver se houve algum erro na importação.

Submeter arquivo ver processamento

Se o processamento for um sucesso, o status será “processado’, caso contrário “processado com erro”, basta ver a lista de erros para que o usuário analise e corrija o arquivo importado, será informado qual linha do registro que não foi importado.

Visualizar erros

Os dados serão duplicados caso não informe o CPF/CNPJ, caso seja informado os dados de CPF/CNPJ, o sistema irá atualizar com as novas informações e não irá duplicar o CPF/CNPJ.

Açoes As ações de exclusão e edição, que está na coluna ações, poderá atualizar ou apagar um registro

10. Criação de Pré-postagens

Após definição do cartão de postagem, cadastro de remetente, cadastro de embalagens e cadastro de destinatário. Já está pronto para iniciar a criação de pré-postagem.

O sistema irá direcionar a tela principal da pré-postagem de acordo com o perfil do usuário.

10.1 Pré-postagens à vista para clientes sem contrato

Quando um usuário se autentica na aplicação de pré-postagem web com CPF que o identifica como um cliente pessoa física sem contrato, opções de pré-postagem a vista com pagamento via cartão de crédito serão apresentadas conforme a tela a seguir:

nova pré postagem layout.png

· Nova pré-postagem: permite gerar pré-postagens à vista com pagamento via cartão de crédito para clientes sem contrato;

· Minhas postagens: Mostra um painel com as pré-postagens geradas nos seguintes status: Aguardando Postagem, Postado e Cancelado;

· Onde postar: consulta por agências onde a modalidade de pré-postagem à vista pode ser postada. Atualmente nem todas as agências podem receber essa modalidade.

Nova pré-postagem - Gerando uma pré-postagem

Ao clicar na opção Nova pré-postagem, será apresentada tela de geração de pré-postagem a vista para clientes sem contrato, conforme apresentada na imagem da página anterior

· Dados do remetente: Os dados abrangem o Nome do remetente, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. O Sistema tras automaticamente os dados do idCorreios utilizado para acessar o serviço. Caso seja necessário alterar algum dado, basta clicar sobre o botão “Remetente”, indicado coma a seta vermelha na imagem.

item 10 . Remetente

· Dados do destinatário: Os dados abrangem o Nome do destinatário, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. Para inserir os dados de destinatário clique sobre o botão “Destinatário”.

10. Destinatario

· Dados do objeto: Os dados abrangem formato, peso e dimensões do objeto. Selecione o formato do objeto – envelope, caixa ou cilindro - e insira as dimensões solicitadas para o formato selecionado.

Dados do objeto

· Valor declarado: Caso esse dado seja informado, será associado à pré-postagem o preço do serviço adicional Valor Declarado, variando de acordo com o valor informado.

valor declarado (1)

· Serviço:Consiste na modalidade de serviço que se está pré-postanto. (SEDEX, PAC, Mini Envios, Carta). Esses serviços podem ter associados a eles os Serviços Adicionais. Os serviços adicionais são opções que podem ser contratadas pelos clientes para melhoria do controle de entrega, segurança ou simplesmente comodidade para o contratante do serviço. Eles podem ser cobrados ou não. Ao selecionar um serviço, será aberta uma lista com os serviços adicionais disponíveis para aquele serviço para que sejam selecionados ou não. Após definir o serviço principal e os serviços adicionais, clique no botão Adicionar ao Carrinho e continue informando os dados solicitados.

Serviço (1).jpgServiços 1

· Dados complementares: São informações não obrigatórias que podem ser adicionadas para maior controle do cliente.

NCM: Nomenclatura Comum Mercosul - Trata-se de um padrão usado pelos países do Mercosul como objetivo de facilitar a identificação de mercadorias comercializadas nos países dessa região econômica: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

RFID: Código SSCC (do inglês Serial Shipping Container Code ou traduzindo: Código de Séria de Unidade Logística) associado à TAG RFID afixado no objeto que está sendo pré-postado. Se informado deverá ter até 18 caracteres. É a identificação por Radiofrequência que é um método de identificação e captura de dados de forma automática por meio de ondas de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de um conjuntos de dispositivos, geralmente leitores e etiquetas RFID.

Dados complementares

· Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo: Uma das duas informações têm que ser informadas, obrigatoriamente. Caso o objeto a ser pré-postado tenha uma nova fiscal, informe o número dela na aba destinada a essa  informação. Se for uma nota fiscal eletrônica, pode-se informar também a Chave NFE, não obrigatória.

Caso o objeto não tenha uma nota fiscal, deverá criada a Declaração de conteúdo, na aba destinada a preencher essa informação.

Nota fiscal ou declaração de conteúdo

Declaração de conteúdo

· Solicitar coleta: É possível solicitar coleta em domicílio do objeto pré-postado. Se optar por esse serviço, marque a respectiva caixa de checagem.

10. Solicitar Coleta

· Termo de conhecimento: Para concluir a pré-postagem é necessário marcar a caixa de checagem do termo de conhecimento das agências autorizadas a receber pré-postagens à vista.

10. termo de conhecimento

E para finalizar, marque a declaração informando que não será encaminhado objeto proibido no fluxo postal e clique em Adicionar ao carrinho.

10. Delcaração objeto proibido

· Carrinho: Quando o botão adicionar ao carrinho é acionado, o cliente é redirecionado para o carrinho de compras da aplicação.

  • Na página é possível pagar a pré-postagem com cartão de crédito;
  • excluir o item do carrinho;
  • continuar criando pré-postagens;
  • limpar o carrinho, eliminando todos os itens do carrinho.

Carrinho de compras

· Pagamento da pré-postagem: Quando o usuário faz o pagamento pelo sistema de pré-postagem web, na verdade, o valor é capturado/bloqueado no cartão de crédito, até então não houve a efetivação do pagamento. O valor só será cobrado no atendimento na agência. Além disso, o valor poderá sofrer correção no atendimento, já que há aferição das dimensões pelo atendente e a correção das dimensões se houver necessidade, caso as dimensões informadas não são corretas o valor poderá ser maior/menor.

ATENÇÃO! Há casos cuja as dimensões informadas na criação da pré-postagem estão com valores de dimensão bem inferiores ao tamanho real e na correção das dimensões no atendimento, ocorre a mudança de valor que foi capturado e caso o cartão de crédito não libere a correção da cobrança, pode ocorrer do atendimento ser cancelado, devendo refazer com os valores de dimensões corretos. Desta forma, o ideal é informar as dimensões de acordo com o que será enviado.

Pagamento

O valor capturado/bloqueado será liberado somente em duas ocasiões, no cancelamento do atendimento ou após o prazo de validade do atendimento que são de 15 dias.

Minhas pré-postagens

Ao clicar sobre a opção “Minhas pré-postagens”, será apresentando um painel contentendo as pré-postagens criadas, com os seguintes status: Aguardando postagem, Postado e Cancelado.

Aguardando postagem: são pré-postagens que foram geradas, mas ainda não foram postadas numa agência dos Correios;

minhas pré-postagens.png

Pré-postagens com status “Aguardando Postagem” podem ser canceladas pelo usuário. Para cancelar é necessário clicar sobre o ícone “lata de lixo”, indicado pela seta vermelha. Com o cancelamento, é enviado o desbloqueio do valor capturado no cartão de crédito.

Para cada atendimento, existem as pré-postagens, ao abrir o atendimento é possível realizar a impressão de rótulos das pré-postagens marcadas e declaração de conteúdo.

resumo do pedido.png

Descrição das funcionalidades

Descrição de funcionalidade

Postados: são pré-postagens que foram geradas e já foram postadas numa agência dos Correios;

Cancelados: são pré-postagens geradas e que foram canceladas pelo usuário antes de serem postadas numa agência dos Correios.

10.2 Pré-postagens à vista para clientes com contrato

Quando um usuário se autentica na aplicação de pré-postagem web com credenciais que o identificam como um cliente de contrato do Correios empresas, opções de pré-postagem à vista com pagamento via cartão de crédito serão apresentadas conforme a tela a seguir:

Pré postagem web a vista

  • Pré-postagem à vista de objetos registrados: permite gerar pré-postagens à vista com pagamento via cartão de crédito;
  • Onde postar: agências onde a modalidade de pré-postagem à vista pode ser postada. Atualmente nem todas as agências podem receber essa modalidade;
  • Remetentes: cadastro de remetentes;
  • Destinatários: cadastro de destinatários;
  • Embalagens: cadastro de embalagens;
  • Cartões de postagem: cadastro e ativação dos cartões de postagens dos clientes na aplicação de pré-postagem web;
  • Documentos e manuais: download dos manuais e demais documentos da pré-postagem.

Já conhecemos algumas dessas opções nos capítulos anteriores, então vamos focar nos que ainda não conhecemos:

Gerando uma pré-postagem à vista para clientes com contrato

Ao clicar na opção Pré-postagem a faturar de objetos simples, será apresentado o painel de gestão de pré-postagens de objetos simples. Possui diversas funcionalidades para a gestão da pré-postagem, as quais descreveremos a seguir:

Pré-postagem à vista de objetos registrados

Descrição das funcionalidades

10.2 Descrição das funcionalidades.jpg

10.2 Descrição das funcionalidades 2.jpg

Para gerar uma pré-postagem, no painel de pré-postagens clique sobre o link 10.2 noca pre postagem.jpg

Será apresentada a tela de geração de pré-postagens e será necessário preencher as seguintes informações:

10.2 Gera pre postagem a vista.jpg

· Dados do remetente: Os dados abrangem o Nome do remetente, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. Caso haja remetentes cadastrados na aplicação as informações do remetente associado ao cartão de postagem serão automaticamente apresentadas. Caso seja necessário alterar, os remetentes cadastrados poderão ser consultados e selecionados ou será possível cadastrar um novo remetente e selecioná-lo.

10.2 remetente.jpg

· Dados do destinatário: Os dados abrangem o Nome do destinatário, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. Para inserir os dados do destinatário clique sobre o botão "Destinatário".

10.2 destinatario.jpg

· Dados do objeto: Os dados abrangem formato, peso e dimensões do objeto. Não é possível informar esses dados diretamente da tela de criação de pré-postagem, esses dados deverão ser pré-definidos no cadastro de embalagens e no momento de fazer uma pré-postagem, uma embalagem com as características desejadas deverá ser informada. Caso não haja uma embalagem definida com as características desejadas, basta cadastrar uma nova clicando em nova embalagem.

10.2 embalagem.jpg

· Valor declarado: Caso esse dado seja informado, será associado à pré-postagem o preço do serviço adicional Valor Declarado, variando de acordo com o valor informado

valor declarado (1)

· Serviço: Consiste na modalidade de serviço que se está pré-postando. (SEDEX, PAC, Mini Envios, Carta). Esses serviços podem ter associados a eles os Serviços Adicionais. Os serviços adicionais são opções que podem ser contratadas pelos clientes para melhoria do controle de entrega, segurança ou simplesmente comodidade para o contratante do serviço. Eles podem ser cobrados ou não. Ao selecionar um serviço, será aberta uma lista com os serviços adicionais disponíveis para aquele serviço para que sejam selecionados ou não. Após definir o serviço principal e os serviços adicionais, clique no botão Adicionar ao Carrinho e continue informando os dados solicitados.

Serviço (1).jpgServiços 1

· Dados complementares: São informações não obrigatórias que podem ser adicionadas para maior controle do cliente.

NCM: Nomenclatura Comum Mercosul - Trata-se de um padrão usado pelos países do Mercosul como objetivo de facilitar a identificação de mercadorias comercializadas nos países dessa região econômica: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

RFID: Código SSCC (do inglês Serial Shipping Container Code ou traduzindo: Código de Séria de Unidade Logística) associado à TAG RFID afixado no objeto que está sendo pré-postado. Se informado deverá ter até 18 caracteres. É a identificação por Radiofrequência que é um método de identificação e captura de dados de forma automática por meio de ondas de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de um conjuntos de dispositivos, geralmente leitores e etiquetas RFID.

Dados complementares

· Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo: Uma das duas informações têm que ser informadas, obrigatoriamente. Caso o objeto a ser pré-postado tenha uma nova fiscal, informe o número dela na aba destinada a essa informação. Se for uma nota fiscal eletrônica, pode-se informar também a Chave NFE, não obrigatória.

Caso o objeto não tenha uma nota fiscal, deverá criada a Declaração de contéúdo, na aba destinada a preencher essa informação.

10. Nota fiscal

· Termo de conhecimento: Para concluir a pré-postagem é necessário marcar a caixa de checagem do termo de conhecimento das agências autorizadas a receber pré-postagens à vista.

10. termo de conhecimento

· Solicitar coleta: É possível solicitar coleta em domicílio do objeto pré-postado. Se optar por esse serviço, marque a respectiva caixa de checagem. Atenção: Caso o remetente não possua a coleta, aparecerá a mensagem e o usuário deve desmarcar essa opção para não haver cobrança da coleta.

10. Solicitar Coleta

E para finalizar, marque a declaração informando que não será encaminhado objeto proibido no fluxo postal e clique em Adicionar ao carrinho.

10. Delcaração objeto proibido

· Carrinho: Quando o botão adcionar ao carrinho é acionado, o cliente é redirecionado para o carrinho de compras da aplicação.

  • Na página é possível pagar a pré-postagem com cartão de crédito;
  • excluir o item do carrinho;
  • continuar criando pré-postagens;
  • limpar o carrinho, eliminando todos os itens do carrinho.

10.2 Carrinho de compras.jpg

· Pagamento da pré-postagem: Ao clicar no botão pagar, o usuário será redirecionado para a página de pagamentos dos Correios. A única opção disponível é o pagamento por cartão de crédito. O valor da pré-postagem ficará bloqueado no cartão do cliente e somente será efetivada a captura do valor quando a postagem for efetuada no balcão da agência. Ou seja, caso a postagem não se concretize em até 15 dias corridos, o valor bloqueado será estornado do cartão de crédito.

10.2 como prefere pagar.jpg

10.3. Pré-postagens a faturar

Quando um usuário se autentica na aplicação de pré-postagem web com credenciais que o identificam como um cliente de contrato, opções de pré-postagem a faturar serão apresentadas conforme a tela a seguir:

Pré postagem web a faturar

· Pré-postagem a faturar de objetos simples: permite gerar pré-postagens a faturar de objetos simples com estampa 2D;

· Pré-postagem a faturar de objetos registrados: permite gerar pré-postagens a faturar de objetos registrados;

· Solicitar faixa de etiquetas: Permite ao cliente solicitar faixa de identificadores de objetos registrados (etiquetas);

· Remetentes: cadastro de remetentes;

· Embalagens: cadastro de embalagens;

· Cartões de postagem: cadastro e ativação dos cartões de postagens dos clientes na aplicação de pré-postagem web;

· Documentos e manuais: download dos manuais e demais documentos da pré-postagem.

Já conhecemos algumas dessas opções nos capítulos anteriores, então vamos focar nos que ainda não conhecemos:

Gerando uma pré-postagem a faturar de objeto simples com estampa 2D

Ao clicar na opção Pré-postagem a faturar de objetos simples, será apresentado o painel de gestão de pré-postagens de objetos simples. Possui diversas funcionalidades para a gestão da pré-postagem, as quais descreveremos a seguir:

Pré postagem a faturar de objetos simples

Descrição das funcionalidades

10.3 Descrição das funcionalidades.jpg

10.3 Descrição das funcionalidades 2.jpg

Para gerar um lote de pré-postagens a faturar de objetos simples com estampa 2D, no painel de pré-postagens clique sobre o link 10.3 importar.jpg

Será apresentada uma tela solicitando informar um arquivo com as pré-postagens para submissão. Os modelos dos arquivos podem ser acessados na seção Documentos e Manuais. Os arquivos aceitos podem estar nos formatos JSON, TXT, CSV ou XLSX. A tela de geração de importação de arquivos está ilustrada a seguir:

lote para pré postagem

Ao selecionar o arquivo com as informações, clique em prosseguir. Uma tela de acompanhamento será apresentada, informando o nome do arquivo que está sendo processado e o número do lote de pré-postagens que será gerado. Há também um botão para acompanhar o processamento do arquivo onde poderá ser visualizado a quantidade de registros processados e baixado o arquivo com as inconsistência caso existam.

submeter arquivo de lote

Lotes submetidos

Os registros que apresentarem inconsistências deverão ser corrigidos e importados novamente em outro arquivo.

Após o processamento, as pré-postagens ficarão visíveis no painel de pré-postagem onde será possível visualizar o detalhe de cada pré-postagem e de onde será possível imprimir os rótulos de endereçamento.

gerar rótulos para lote

Rótulos gerados

rótulo reduzido.png rótulo padrão.png

*Rótulo reduzido e rótulo padrão

Gerando uma pré-postagem a faturar de obejto registrado

Ao clicar na opção Pré-postagem a faturar de objetos registrados, será apresentado o painel de gestão de pré-postagens de objetos registrados. Possui diversas funcionalidades para a gestão da pré-postagem, as quais descreveremos a seguir:

Pré postagem faturar objetos registrados

Descrição das funcionalidades

Descrição de funcionalidade 10.3.jpg

Descrição de funcionalidade 10.3 -2.jpg

Existem duas formas de gerar pré-postagens de objetos registrados a faturar: Avulsa e por importação de arquivo. Para gerar uma nova pré-postagem avulsa de objeto registrado clique sobre o link 10.3 nova postagem.jpg . Será apresentada a tela de geração de pré-postagens avulsas de objetos registrados e será necessário preencher algumas informações.

Uma ilustração da tela de entrada de dados pode ser visualizada a seguir:

gerar pré-postagem a faturar.png

· Dados do remetente: Os dados abrangem o Nome do remetente, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. Caso haja remetentes cadastrados na aplicação as informações do remetente associado ao cartão de postagem serão automaticamente apresentadas. Caso seja necessário alterar, os remetentes cadastrados poderão ser consultados e selecionados ou será possível cadastrar um novo remetente e selecioná-lo.

10.2 remetente.jpg

· Dados do destinatário: Os dados abrangem o Nome do remetente, CPF/CNPJ ou Número do documento de estrangeiro, Endereço, CEP, Número do telefone, Celular e e-mail. Algumas dessas informações são opcionais, outras obrigatórias. Caso haja remetentes cadastrados na aplicação as informações do remetente associado ao cartão de postagem serão automaticamente apresentadas. Caso seja necessário alterar, os remetentes cadastrados poderão ser consultados e selecionados ou será possível cadastrar um novo remetente e selecioná-lo.

10.2 destinatario.jpg

· Dados do objeto: Os dados abrangem formato, peso e dimensões do objeto. Não é possível informar esses dados diretamente da tela de criação de pré-postagem, esses dados deverão ser pré-definidos no cadastro de embalagens e no momento de fazer uma pré-postagem, uma embalagem com as características desejadas deverá ser informada. Caso não haja uma embalagem definida com as características desejadas, basta cadastrar uma nova clicando em nova embalagem.

10.2 embalagem.jpg

· Serviço: Consiste na modalidade de serviço que se está pré-postanto. (SEDEX, PAC, Mini Envios, Carta). Esses serviços podem ter associados a eles os Serviços Adicionais. Os serviços adicionais são opções que podem ser contratadas pelos clientes para melhoria do controle de entrega, segurança ou simplesmente comodidade para o contratante do serviço. Eles podem ser cobrados ou não. Ao selecionar um serviço, será aberta uma lista com os serviços adicionais disponíveis para aquele serviço para que sejam selecionados ou não. Alguns serviços adicionais exigem dados complementares como entrega no vizinho e valor declarado. Quando selecionados, essas informações complementares são obrigatórias.
serviços contrato.png

· Dados complementares: São informações não obrigatórias que podem ser adicionadas para maior controle do cliente.

NCM: Nomenclatura Comum Mercosul - Trata-se de um padrão usado pelos países do Mercosul como objetivo de facilitar a identificação de mercadorias comercializadas nos países dessa região econômica: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

RFID: Código SSCC (do inglês Serial Shipping Container Code ou traduzindo: Código de Séria de Unidade Logística) associado à TAG RFID afixado no objeto que está sendo pré-postado. Se informado deverá ter até 18 caracteres. É a identificação por Radiofrequência que é um método de identificação e captura de dados de forma automática por meio de ondas de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de um conjuntos de dispositivos, geralmente leitores e etiquetas RFID.

Dados complementares

· Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo: Uma das duas informações têm que ser informadas, obrigatoriamente. Caso o objeto a ser pré-postado tenha uma nova fiscal, informe o número dela na aba destinada a essa  informação. Se for uma nota fiscal eletrônica, pode-se informar também a Chave NFE, não obrigatória.

Caso o objeto não tenha uma nota fiscal, deverá criada a Declaração de conteúdo, na aba destinada a preencher essa informação.

10. Nota fiscal

  • E para finalizar, marque a declaração informando que não será encaminhado objeto proibido no fluxo postal. Clicando no botão gravar e finalizar, o sistema voltará para o painel de pré-postagem. Clicando em gravar e iniciar nova, a tela de entrada de dados será limpa e ficará disponível para novas informações. É possível ainda cancelar tudo o que foi informado e voltar ao painel.

10. Delcaração objeto proibido

Para gerar pré-postagens a faturar de objetos registrado pela importação de um arquivo, no painel de pré-postagens clique sobre o botão importar arquivo. Será apresentada uma tela solicitando informar um arquivo com as pré-postagens para submissão. O modelo de arquivo pode ser acessado na seção Documentos e Manuais. O formato aceito para geração de pré-postagem pela importação de arquivo é JSON. A tela de geração de importação de arquivos está ilustrada a seguir:

lote para pré postagem

Ao selecionar o arquivo com as informações, clique em prosseguir. Uma tela de acompanhamento será apresentada, informando o nome do arquivo que está sendo processado e o número do lote de pré-postagens que será gerado. Há também um botão para acompanhar o processamento do arquivo onde poderá ser visualizado a quantidade de registros processados e baixado o arquivo com as inconsistência caso existam. É possível ainda ver uma listagem com as pré-postagens geradas.

submeter arquivo de lote

arquivos importados - objetos registrados.png

Os registros que apresentarem inconsistências deverão ser corrigidos e importados novamente em outro arquivo. Após o processamento, as pré-postagens ficarão visíveis no painel de pré-postagem onde será possível visualizar o detalhe de cada pré-postagem e de onde será possível imprimir os rótulos de endereçamento.

Detalhe da pré-postagem:

detalhe da pré postagem.png

Impressão dos rótulos

gerar rótulos de endereçamento.png

Rótulos gerados

rótulo reduzido - contrato agência.png  rótulo padrão - contrato agência.png

*Rótulo reduzido e rótulo padrão (contrato)

10.3.1 Faixa de identificadores de objetos (Etiquetas)

Existem clientes que têm seus próprios sistemas para gerar suas pré-postagens. Esses clientes não precisam utilizar o sistema de pré-postagem oferecido pelos Correios, mas precisam das etiquetas de registro para identificar os objetos. Antes da PPN esses clientes precisavam solicitar aos assistentes comerciais a geração de uma faixa de etiquetas para identificar os seus objetos. Agora essa solicitação deverá ser realizada pelo sistema de pré-postagem web (PPN WEB).

A concessão de uma faixa de etiquetas segue algumas regras para controlar a quantidade de etiquetas que podem ser disponibilizadas a cada cliente.

Regra geral: A quantidade de etiquetas que podem ser disponibilizadas deve ser igual ou menor do que a média de postagens do cliente nos últimos 90 dias. Há uma tolerância para ultrapassar essa média. A tolerância é definida pelo assistente comercial e pode variar de 0% até 100% da média de postagens calculada.

Regra da excepcionalidade: Há casos em que o assistente comercial pode, se julgar conveniente, definir uma quantidade excepcional de etiquetas que podem ser disponibilizadas ao cliente. Essa excepcionalidade deve ser cadastrada no contrato do cliente e vale por 90 dias. Depois desse período volta a valer a média de postagens dos últimos 90 dias, mais a tolerância.

Para solicitar uma faixa de etiquetas o cliente precisa acessar a PPN WEB, fazer login com suas credenciais do Meu Correios, navegar até a opção Solicitar faixa de etiquetas e selecionar para qual serviço ele quer as etiquetas e a quantidade desejada.

O sistema vai apresentar o resumo da operação informando a faixa de numeração gerada e disponibilizar um arquivo com as etiquetas, já com os dígitos verificadores calculados, caso seja de interesse do cliente baixar.

A tela de solicitação de faixas de etiquetas está ilustrada a seguir:

solicitar faixa de etiquetas.png

13. Documentos e manuais

A aplicação de pré-postagem web dos Correios dá acesso à todos os manuais, tanto da aplicação web quanto de integração via API.

Acesse a página de documentos e manuais pelo menu da lateral esquerda.

A imagem a seguir ilustra os documentos e manuais disponíveis:

documentos e manuais.png