Seleção Pública - Seguradoras

20230404-bannerinternet-balcaodocidadaoseguros.jpg
20230404-bannerinternet-mobile-balcaodocidadaoseguros.jpg


Os Correios publicaram Edital nº 1/2023 para a seleção pública de sociedades seguradoras que queiram comercializar seus produtos de seguros com exclusividade, na rede de atendimento da estatal, canais físicos e digitais, em âmbito nacional.

alvo-cor.png Objeto do Edital:

Seleção de sociedade seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP e Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, em consonância à Resolução CNSP Nº 431/2021, para contratação dos CORREIOS como Representante de Sociedade Seguradora, em regime de exclusividade, para promover a venda de seguros na rede de atendimento dos CORREIOS.

denuncia-cor.png Público Alvo:

Sociedades Seguradoras autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP

certificado-cor.png Benefícios de ser um parceiro dos Correios: 

- Exclusividade no uso da rede de atendimento para a venda de produto de seguros;
- Atuação em uma estrutura capilarizada;
- Possibilidade de prospecção por meio de promotores de vendas e do site da estatal;
- Ganho competitivo com a força da marca Correios.

Calendário 22a.png Prazo de Vigência do Contrato:

10 (dez) anos, com início a partir da data de assinatura do Contrato, podendo ser prorrogado por igual período.

contrato-cor.png Edital:

O Edital e anexos referentes à Seleção Pública para a venda de Seguros na rede dos Correios encontram-se disponíveis na internet para consulta de qualquer interessado, por meio do licitacoes-e.

Basta inserir o identificador 983447 no campo "Nº Licitação" na lateral direita do site, validar acesso e, na próxima tela, acessar o campo "opções" no canto superior direito. Os documentos da seleção pública estão disponíveis em "listar documentos".

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: processoseletivoseguros@correios.com.br e telefone: (61) 2141-7050, no horário de 9h às 18h.

Perguntas Frequentes:

  1. Quais as principais alterações realizadas desde a publicação do primeiro Edital?
ITEM DE  PARA
Vigência contratual 5 anos 10 anos, prorrogável por mais 10 anos
Valor de Acesso ao Negócio (VAN) Até 2 VAN (1 no início e 1 na renovação) - Até 4 VAN (1 no início, 1 após os primeiros 5 anos de início, 1 na renovação e 1 após cinco anos da renovação).
- Forma de pagamento:
1. Pagamento único: até 10 dias úteis após assinatura do contrato ou;
2. Pagamento parcelado:
a) 1ª parcela: 50% do valor total homologado na Seleção Pública em até
10 dias úteis após assinatura do contrato;
b) 2ª parcela: 50% do valor total homologado na Seleção Pública em até
10 dias úteis após o início de comercialização dos produtos (corrigida pelo índice IPCA-IBGE).
Obs.: Novo pagamento do VAN, após os primeiros 5 anos, condicionado à
performance de vendas.
SLA SLA voltado para ações de publicidade, promoção e
patrocínio, atinentes à prestação do serviço de oferta
e comercialização de produtos de seguros da Seguradora.
SLA voltado para definição de níveis específicos de desempenhos relacionados aos aspectos comerciais e promocionais atinentes à prestação do serviço de oferta e comercialização de produtos de seguros da Seguradora. 
Informações Comerciais no Edital -

Divulgação das seguintes informações:

Rede de Atendimento:
Qte. de pontos por SE;
Qte. de atendimentos por SE;
Qte. Atendimento CAC.

Perfil de Clientes:
% gênero por UF;
% faixa etária por UF;
% escolaridade por UF;
% renda familiar por UF.

Empresas Participantes Seguradoras Seguradoras e Seguradoras constituídas sob o regime de Joint Venture e Consórcio.


  2. Quando será realizada a Seleção Pública?

A abertura das propostas será realizada em 21/06/2023, às 9h, com início da seleção às 10h.

  3. Como serão efetuadas as vendas?

Os Correios atuarão como Representante de Seguradora para a venda de seguros na rede de atendimento dos Correios, como um canal de vendas, em consonância  com a Resolução CNSP Nº431/2021. Além disso, poderão ser utilizados na rede de atendimento dos Correios, promotores de vendas para ações de divulgação dos produtos de seguros.

  4. O que é o Valor de Acesso ao Negócio (VAN)?

É o valor pago pela Seguradora em decorrência da parceria exclusiva na venda de seguros na rede de atendimento dos Correios que ocorrerá a partir da data de assinatura do contrato e será renovado a cada 5 anos.

  5. Qual o valor de investimento mínimo?

O valor de investimento mínimo, corresponde ao Valor de Acesso ao Negócio (VAN) que terá como lance mínimo o valor de 150 milhões de reais.

  6. Como será realizado o pagamento do Valor de Acesso ao Negócio?

O Valor de Acesso ao Negócio (VAN) poderá ser pago, por opção da Seguradora, nas seguintes condições:

I. Valor total homologado na Seleção Pública em parcela única, paga em até 10 (dez) dias úteis após a assinatura do contrato;
II. Valor total homologado na Seleção Pública parcelado em 2 (duas) vezes:

a) 1ª parcela: 50% do valor total homologado em até 10 dias úteis após a assinatura do contrato;
b) 2ª parcela: 50% do valor total homologado a ser pago em até 10 dias úteis após o início de comercialização dos produtos de seguros na rede de atendimento dos Correios, corrigida pelo índice IPCA (IBGE) ou outro índice que vier a substituí-lo;

  7. Haverá uma seleção pelos CORREIOS de corretores (pessoa jurídica ou pessoa física) para intermediação dos seguros, observadas as disposições da SUSEP?

Uma vez que os Correios atuarão como Representante de Seguradora para a venda de seguros na rede de atendimento dos Correios, como um canal de vendas, em consonância com a Resolução CNSP Nº431/2021, a relação comercial e operacional será única e exclusiva com a Seguradora.

  8. Será possível oferecer os produtos de seguros nas plataformas digitais do Correios?

De acordo com o contrato, a exclusividade na prestação do serviço se dará pela oferta e comercialização de produtos de seguros na rede de atendimento dos  Correios. Por sua vez, a Rede de Atendimento é definida pelo o conjunto de canais de atendimentos próprios e terceirizados da contratada, disponíveis para prestação de serviço de oferta e comercialização de produtos de seguros da contratante. Sendo assim, havendo viabilidade técnica e operacional o serviço poderá ser ofertado nas plataformas digitais dos Correios.

  9. Quantos pontos de vendas tem os Correios?

Atualmente, existem disponíveis 6.934 pontos de atendimento na rede dos Correios.

  10. Como será realizada a integração sistêmica para operacionalização das vendas dos produtos de seguros?

A integração sistêmica correrá via API, por meio da qual as aplicações e/ou serviços sob propriedade da Seguradora realizará o envio e recebimento das informações relacionadas ao serviço executado, registrando as informações importantes para o cumprimento do contrato. O sistema da Seguradora fará integração com o sistema utilizado nos Correios (STER – Sistema de Serviços de Terceiros).