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Reembolso Postal

Normalização dos serviços de encomendas e malote

A entrega das encomendas SEDEX, e-SEDEX, PAC e Malote será normalizada a partir de 2ª.feira, dia 17/mar/14, bem como a prestação dos serviços SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje.

Informamos ainda que a oferta do Disque Coleta e da Logística Reversa também será normalizada na mesma data.

Importações


Informamos que para que os objetos sejam aceitos e nacionalizados pelo Importa Fácil, as dimensões e os pesos dos mesmos devem atender as seguintes condições:
1) a maior dimensão não pode ser maior que 1,05m;
2) a soma da maior das longitudes e o maior contorno tomado em um sentido diferente do da longitude não pode ser maior que 2,00m;
3) o peso máximo é 30kg.

As três condições precisam ser atendidas. Caso uma delas esteja fora, o objeto será DEVOLVIDO A ORIGEM.

Serviço de encomenda da linha econômica para o envio de mercadorias em que o remetente estipula o valor a ser cobrado do destinatário.

1. Características Gerais

Abrangência:
Nacional.

Quem pode usar:
- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato;
- Pessoas jurídicas com contrato.

Classificação dos clientes:
- clientes avulsos: pessoas físicas e jurídicas sem contrato.
- clientes inscritos: pessoas jurídicas com contrato.

Local de entrega:
Na agência dos Correios mais próxima do endereço do destinatário.

Serviços adicionais e complementares: 
Aviso de Recebimento–AR

Serviço obrigatório:
Valor Declarado–VD.

Indenização por atraso na entrega:
Devolução de 30% do valor pago na postagem da remessa. Os valores referentes aos serviços adicionais eventualmente adquiridos não serão devolvidos.

Taxa de armazenagem:
Todos os objetos postados através do serviço de Reembolso Postal, em quaisquer circunstâncias, estarão isentos de cobrança de armazenagem.

Quem paga a postagem:
Para o envio do Reembolso Postal no momento da postagem o remetente paga os preços postais, que poderão ser incluídos no valor a ser cobrado do destinatário.

Opções de cobrança do destinatário:
O valor a receber do destinatário será definido pelo remetente, desde que obedeça aos seguintes limites:
a) Somente o valor do objeto;
b) O valor do objeto mais os preços postais pagos;
c) Somente os preços postais pagos;
d) Parte do valor do objeto e/ou dos preços postais pagos.

Como pagar a postagem:
Cliente Avulso
À vista, no ato da postagem.

Cliente Inscrito
É descontada quando da emissão do pagamento do reembolso postal.

Como pagar o valor do reembolso postal na retirada:
À vista (dinheiro em espécie).

Taxa de devolução:
O Remetente pagará por objeto, os mesmos preços postais pagos na postagem subtraído o ad valorem.

Pagamento de reembolso ao remetente:
Cliente avulso
O valor recebido do destinatário será pago ao remetente, em espécie, na agência de postagem da encomenda.

Cliente Inscrito
O valor recebido do destinatário será pago ao remetente por meio de depósito em conta corrente.

2. Benefícios

- Registro automático;
- Rastreabilidade do objeto pelo site dos Correios ou pela Central de Atendimento aos Clientes;
- Garantia do recebimento do valor a ser cobrado do destinatário;
- Crédito dos valores recebidos diretamente na conta corrente bancária do cliente Inscrito.

3. Recomendações e Restrições

Recomendações:
Toda encomenda Reembolso Postal deverá ser acondicionada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. Para saber mais, consulte Acondicionamento.

Nas postagens na área da Zona Franca de Manaus e nos municípios de fronteira internacional, as encomendas devem ser apresentadas abertas, para atender a determinações da Receita Federal e órgãos de segurança.

A Nota Fiscal ou Formulário de Discriminação de Conteúdo devem ser acondicionados em envelope plástico transparente auto-adesivo e afixados, preferencialmente, na parte externa da embalagem.

Caso o cliente avulso apresente para postagem o objeto fechado, caberá ao remetente a responsabilidade pelas declarações feitas quanto ao seu conteúdo.

Restrições:
Verifique quais conteúdo que os Correios não transportam.
Verifique os limites de dimensões e pesos.
Verifique aqui as restrições da entrega domiciliária

Condições de aceitação:
Os Reembolsos Postais serão aceitos somente se postados com Valor Declarado – VD.

4. Como Comprar

Cliente Avulso:
Em qualquer Agência dos Correios.

Cliente Inscrito:
Na Agência dos Correios vinculada ao contrato.

5. Preços e Prazos

Precificação do Serviço:
Para obter o valor da postagem, deve-se calcular o Peso Cúbico e o Peso Bruto do objeto, sendo cobrado o valor correspondente ao de maior peso (Peso Tarifado).

Tarifação:
Para fins de tarifação no serviço Reembolso Postal, os objetos serão classificados em duas categorias: Normal e Impresso.

Prazos de guarda:
Após o prazo de guarda na agência de destino, o objeto será devolvido imediatamente ao remetente.

No destino:
- o objeto ficará disponível ao destinatário por 15 dias corridos em caso de retirada interna ou quando endereçado à Caixa Postal.
- o objeto ficará disponível ao destinatário por 30 dias corridos, apenas quando endereçado à Posta Restante Pedida*.

Na devolução:
- o objeto ficará disponível ao remetente por 15 dias corridos em caso de retirada interna ou quando devolvido à Caixa Postal.
- o objeto ficará disponível ao remetente por 30 dias corridos apenas quando endereçado à Posta Restante Pedida*.

Prazo previsto para a disposição do Reembolso Postal na agência de destino:
05 a 17 dias úteis após a data da postagem.

Atenção
Algumas exceções poderão alterar o prazo previsto de entrega. Dentre elas:

     - nas postagens destinadas ao interior dos estados situados na região Norte e em Mato Grosso, o prazo acima poderá ser ampliado, sem prévio aviso, em função das condições climáticas e da precariedade do sistema viário;
     - motivos de força maior (inundações, incêndios etc.);
     - retenção do objeto postal para efeito de fiscalização;
     - retenção do objeto postal por autoridades judiciais;
     - endereçamento incompleto ou incorreto do destinatário;
     - dificuldade de acesso à localidade (transporte irregular ou com baixa freqüência);
     - dificuldade de acesso ao endereço.

Prazo para pagamento do remetente:
Será de até 30 dias, a partir da data de entrega da encomenda e emissão da Notificação de Pagamento – NP.

Atenção
Após 30 dias e até 5 anos da data de emissão da Notificação de Pagamento – NP, o Reembolso somente será pago ao remetente mediante a autorização da Área Financeira da respectiva Diretoria Regional.