Guia de Endereçamento

Pessoa de blusa azul com foco na caixa em que está segurando mostrando a etiqueta colada. Frase: Endereçamento de encomendas. O correto endereçamento de um objeto tem impactos diretos na efetividade da entrega nos prazos estabelecidos.
Pessoa de blusa azul com foco na caixa em que está segurando mostrando a etiqueta colada. Frase: Endereçamento de encomendas. O correto endereçamento de um objeto tem impactos diretos na efetividade da entrega nos prazos estabelecidos.

 

Foto de braço e tronco de moça em mesa escrevendo em uma prancheta e caixas etiquetadas ao seu redor

Porque endereçar corretamente?

Com a distribuição de aproximadamente 1 milhão de encomendas por dia,
os Correios contam com um parque automatizado de triagem que permite
que as caixas e os envelopes sejam separados de acordo com a localidade
de entrega de forma mais ágil. Contudo, para que os objetos cheguem aos seus destinos dentro do prazo estabelecido, é imprescindível que o endereçamento seja feito não apenas de forma correta, mas também com os respectivos códigos de barras e informações adicionais.

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Ferramentas para gerar rótulos de endereçamento

Foto em foco na caixa na mão de uma moça de blusa rosa.

Endereçador Web

O Endereçador Web permite a geração e a impressão de rótulos
de endereçamento, Avisos de Recebimento e demais formulários
de postagem. É ideal para clientes que postam algumas encomendas por dia ou para aqueles que postam de vez em quando.

Acesse aqui o endereçador Web

Foto de moça oriental sorridente em mesa com computador  e caixas na mesa e prateleira

Endereçador Escritório

Se você posta várias encomendas com frequência, conheça o
Endereçador Escritório. A ferramenta consiste em um aplicativo instalável que permite a geração e impressão de lotes de etiquetas e demais formulários de postagem de forma ágil. O Endereçador Escritório ainda permite que você cadastre os remetentes e destinatários para os quais você envia encomendas com frequência, o que agiliza o processo de emissão dos rótulos.

Acesse aqui o endereçador Escritório

foto de caixas empilhadas em fundo amarelo

Aplicativo SIGEPWEB

Aplicativo instalável disponível para clientes que possuem contrato
com os Correios. Além de viabilizar a geração de lotes de rótulos de
endereçamento, permite que você realize e gerencie a pré-postagem
das suas encomendas. Isso significa que, ao utilizar o aplicativo,
você poderá solicitar códigos de rastreamento, montar listas de
postagens e gerar os rótulos que irão tornar a postagem nas unidades
dos Correios muito mais ágil.

Acesse aqui o SIGEPWEB

 

Foto de celular apoiado em mão no canto direito. Fundo escuro e texto lado esquerdo: Correios WEB Service. Se sua empresa deseja gerenciar as encomendas por meio dos próprios sistemas, conheça a plataforma de serviços de integração dos Correios que oferece serviços interoperáveis para a geração de rótulos de endereçamento padronizados. Conheça aqui no Correios Web Services.
Foto de celular apoiado em mão no canto direito. Fundo escuro e texto lado esquerdo: Correios WEB Service. Se sua empresa deseja gerenciar as encomendas por meio dos próprios sistemas, conheça a plataforma de serviços de integração dos Correios que oferece serviços interoperáveis para a geração de rótulos de endereçamento padronizados. Conheça aqui no Correios Web Services.

Tabela comparativa entre os sistemas de endereçamento
Tabela comparativa entre os sistemas de endereçamento

Figura com desenho de pacotes ao centro. Texto: Endereço é o conjunto de informações textuais legíveis que identificam a localidade de entrega de uma encomenda, ou de sua devolução. As encomendas devem conter os endereços do remetente e do destinatário. 1 Destinatário ou Remetente. 2 Nome completo. 3 Tipo de logradouro + logradouro + número. 4 Complemento (se houver) + bairro. 5 CEP + localidade + sigla da unidade da federação.
Figura com desenho de pacotes ao centro. Texto: Endereço é o conjunto de informações textuais legíveis que identificam a localidade de entrega de uma encomenda, ou de sua devolução. As encomendas devem conter os endereços do remetente e do destinatário. 1 Destinatário ou Remetente. 2 Nome completo. 3 Tipo de logradouro + logradouro + número. 4 Complemento (se houver) + bairro. 5 CEP + localidade + sigla da unidade da federação.

 

 Conheça aqui cada parte do endereço

Nome do Destinatário/ Remetente
O nome do destinatário e remetente é o que lhe identifica. Consiste para pessoas físicas no nome e sobrenome e para pessoas jurídicas no nome
fantasia da empresa. Essa informação deve constar no endereçamento após a palavra DESTINATÁRIO ou REMETENTE.

Logradouro: Tipo, nome, número, complemento e bairro

Logradouro é o termo utilizado pelos Correios para designar uma localidade específica. O logradouro é composto pelo seu tipo seguido dos nomes
oficiais. Os tipos de logradouro mais comuns são:

Exemplos
aeroporto condomínio feira núcleo residencial trevo
alameda conjunto jardim parque rodovia vale
área distrito ladeira passarela rua vereda
avenida esplanada lago pátio setor via
campo estação lagoa praça sítio viaduto
chácara estrada largo quadra travessa viela
colônia fazenda loteamento recanto trecho vila


Nome do Logradouro: Os logradouros são identificados pelo nome oficial atribuído pelo município ao qual estão vinculados. Exemplo: Avenida Paulista, sendo “Avenida” o tipo e “Paulista” o nome do logradouro.

Número: O número especifica o imóvel no qual o objeto deve ser entregue. Ocorrem, raras vezes, de o imóvel não ter número. Para os logradouros sem numeração recomenda-se a utilização da sigla s/n.

Complemento: Alguns logradouros ainda necessitam ser especificados por meio de complemento, Como por exemplo: Avenida Paulista 123 Loja B.

Bairro: Bairro é uma comunidade ou região localizada em uma cidade ou município de acordo com as suas subdivisões geográficas.

Para os endereços localizados no Distrito Federal, utiliza-se o modelo de divisão territorial utilizado pelo IBGE, que estabelece Brasília como único município. Dessa forma, para as regiões administrativas (RA) não divididas em bairros, estes locais devem ser informados como bairro. No caso das regiões administrativas subdividas em bairros, informar o bairro e a Região Administrativa entre parênteses. Ex: Veredas (Brazlândia).

CEP: Composto por um conjunto numérico de oito dígitos, o objetivo principal do CEP é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a entrega de objetos postados nos Correios, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios. Não se deve escrever a sigla CEP antes dos algarismos que não deverão ser sublinhados ou separados por ponto.
Exemplo: 01311-000

Clique aqui e compreenda a estrutura dos CEPS

Nome da Localidade: O nome da localidade corresponde à designação da cidade ou município no qual o endereço de entrega está localizado.
Exemplo: São Paulo.

Sigla da Unidade da Federação: sigla da unidade da federação identifica o estado no qual o endereço está localizado. Exemplo: São Paulo / SP

A utilização correta do CEP, alinhada ao logradouro de destino, é fundamental para a entrega assertiva de sua encomenda.

  Informações adicionais

Além do endereçamento correto, os Correios recomendam a utilização de rótulos padronizados que possuem os elementos gráficos e textuais necessários para o correto encaminhamento da sua encomenda. Tais símbolos ainda viabilizam a triagem dos objetos, o que contribui para a celeridade da entrega. A composição recomendada para o rótulo deve conter os seguintes elementos:
Código Data Matrix
Símbolo de encaminhamento
Informações da encomenda e do contratante
Código de rastreamento
Formulário para registro de dados do recebedor
Endereços do destinatário e remetente
CEP do destinatário em código de barras


Código Data Matrix
O Código Data Matrix contém informações da encomenda que viabilizam a automatização de processos em diversas etapas
da entrega. O código deve ser aplicado nas dimensões mínimas de 25 x 25 mm com 3 mm de margem de proteção,
contendo as seguintes informações:

QR CODE.png

Tabela 1.png

Complemento do CEP : Ponto de entrega conforme DNE – Diretório Nacional de Endereço. Se não houve ponto de entrega, preencher com 00000.

Validador do CEP Destino: Soma dos 8 dígitos do CEP de destino: Subtrai-se o resultado da soma dos algarismos do CEP do múltiplo de 10
imediatamente superior ao resultado. Ex: CEP: 71010050 à 7+1+0+1+0+0+5+0 = 14 Subtrai-se 14 de 20. O validador do CEP do exemplo é 6.

Identificador de Dados Variáveis (IDV): Identificador do serviço que está sendo utilizado. 51- Encomenda e 81- Malotes.

Serviços Adicionais: Utilizar os códigos:

Código Descrição
001 AVISO DE RECEBIMENTO
002 MÃO PRÓPRIA NACIONAL
007

MEDICAMENTOS E INSUMOS CONTROLADOS

011 ENTREGA NO VIZINHO
019 VALOR DECLARADO NACIONAL
021 AVISO DE RECEBIMENTO ELETRÔNICO
032 VALOR DECLARADO NACIONAL À VISTA (*)
036 PRODUTO CONTROLADO - EE
044 DEVOLUÇÃO DE CANHOTO OU VIA DE NF
057 GRANDES FORMATOS - GF
064 VALOR DECLARADO STANDARD
065 VALOR DECLARADO MINI ENVIOS
075 VALOR DECLARADO RFID SEDEX
076 VALOR DECLARADO RFID PAC
095 ARTIGOS PERIGOSOS - ANAC

Exemplos: 250102194957 e 25000000000. Quando não possuir o serviço adicional, deverá ser preenchido com 00.

Informações de Agrupamento: Número identificador do agrupamento da Pré-lista de Postagem - PLP.

Ex1. PLP: 101515 (Nesta PLP temos sete objetos, sendo: três objetos do agrupamento com identificador 01, dois objetos sem agrupamentos e dois
objetos do agrupamento com identificador 02).
Etiqueta PH297898690BR – Agrupamento 01
Etiqueta PH297898709BR – Agrupamento 01
Etiqueta PH297898712BR – Agrupamento 01
Etiqueta PH297898714BR
Etiqueta PH297898726BR
Etiqueta PH297898730BR – Agrupamento 02
Etiqueta PH297898743BR – Agrupamento 02

OBS.: A postagem agrupada deverá ocorrer quando existir mais de um volume para o mesmo destinatário / logradouro no serviço
de PAC e a numeração dos objetos agrupados deverá contar com etiquetas sequenciais.

Número do Logradouro: Etiqueta PH297898743BR – Agrupamento 02
Número do endereço. Exemplo: Casa 100 Bl 2 / Ap 100 / Bl II Ap 1000

DDD + Telefone Destinatário: Número do telefone do destinatário. Exemplo: 011999253224 / 000000000000 (Quando não existe a informação)

É recomendável a apresentação do telefone celular do destinatário para uma melhor experiência do cliente e interatividade, quando disponível
para o serviço. A postagem de objeto destinado ao Locker ou Clique e Retire deverá conter o número do celular do destinatário, com DDD.

Latitude e Longitude: Informação de latitude e longitude. Exemplo: -15.836518 / -48033981.

Se não houver a informação, preencher com -00.000000

Símbolo de encaminhamento

Os símbolos de encaminhamento são ícones que representam o conjunto dos serviços de envio de encomendas dos Correios. Tais símbolos têm
o objetivo de identificar visualmente a linha da encomenda e são usados para serviços conforme segue:

Tabela sedex.png

Informações do serviço e do contratante

Os rótulos de endereçamento ainda devem conter informações da encomenda de forma textual, sendo elas:
-Número do contrato com os Correios
-Número da nota fiscal
-Número do pedido
-Peso
-Quantidade de volumes

Código de rastreamento

O código de rastreamento é o número que identifica as encomendas nos Correios. Ele é composto por 13 dígitos alfanuméricos organizados da seguinte forma:

Código de rastreamento.png

O código deve ser disposto no rótulo de endereçamento de forma textual e codificada por um código de barras linear modelo GS1-128 com as seguintes especificações:
O código de barras deve possuir dimensão total mínima de 90 x 15 mm, sendo 15 mm de altura, 80 mm de largura e 5 mm de margem de proteção do código na dimensão horizontal, conforme figura a seguir.

Código de rastreamento1.png

Recomenda-se que a informação textual seja disposta com a separação dos caracteres por espaços de acordo com a formatação conforme abaixo para facilitar o processo de leitura humana dos algarismos.

Código 2.png

Siglas dos serviços adicionais contratados

Os rótulos de endereçamento devem conter as siglas dos serviços adicionais contratados, sendo:

-AR: Aviso de Recebimento
-MP: Mão Própria
-DD: Devolução de Documentos
-VD: Valor Declarado

Formulário para registro dos dados do recebedor

Recomenda-se, ainda, que as etiquetas de endereçamento possuam os campos de identificação do recebedor da encomenda, contendo:

-Recebedor:
-Assinatura:
-Documento:

Tais campos serão preenchidos pelo recebedor no ato da entrega da encomenda

Autorização para entrega no vizinho

Quando expressamente autorizado pelo remetente no rótulo de endereçamento, o objeto poderá ser entregue mediante recibo a qualquer pessoa adulta, civilmente capaz, que se apresente no endereço vizinho indicado na autorização.

Entende-se como endereço vizinho o domicílio situado até duas casas à direita ou à esquerda ou imediatamente à frente do endereço do destinatário.

CEP do Destinatário em código de barras linear

A disponibilização do CEP em formato de código de barras linear contribui para a celeridade no encaminhamento da sua encomenda ao permitir que ela seja direcionada de forma automática. Por isso, recomenda-se a aplicação do CEP do destinatário com as seguintes especificações para o código de barras:

O código de barras deve possuir dimensão mínima de 15 mm de altura e de 40 mm de largura com 5 mm de margem de proteção do código no início e no fim. O código, ao final, inclui a margem de proteção inicial, o caracter START C, os dados codificados, um dígito verificador do código 128, caracter STOP e uma margem de proteção final.

Codigo de barra.png

O parque de automação dos Correios conta com equipamentos que permitem a separação de objetos que agilizam a entrega de sua encomenda.

 

Foto aérea de casas em uma rua brasileira

Busca Cep

Disponível no Portal Correios, o sistema permite consultas individuais
por CEP, endereço, localidade ou logradouro. Isso significa que, ao informar um CEP, o Busca CEP lhe informa o logradouro exato que deve ser utilizado nos rótulos de endereçamento. Ao informar o logradouro, ou parte dele, pode se chegar ao CEP correto que deve ser informado no rótulo da encomenda.

Acesse aqui o Busca CEP

 

DNE

O Diretório Nacional de Endereços (DNE) é um banco de dados comercializado que contém mais de 900 mil registros de CEP e elementos de endereçamento (descrição de logradouros, bairros, municípios, vilas, povoados) e Códigos de Endereçamento Postal - CEP. É a base oficial e exclusiva dos Correios, portanto, a informação é confiável e atualizada. A compra ocorre em poucos minutos pela Internet, aqui.

Foto de rapaz cadeirante utilizando um computador e uma caixa em suas mãos. Atrás prateleiras com caixas.

 

desenho de caixa de encomenda em papelão e etiqueta dos correios colada

Modelos de Rótulos

Os Correios recomendam a utilização de um dos padrões de rótulos
definidos nos itens a seguir, embora esses modelos não sejam exaustivos.
Caso os Clientes com contrato optem por utilizar um modelo diferente é
orientado que haja uma análise prévia dos Correios. Em todos os casos,
recomenda-se que o rótulo seja aplicado nas embalagens na face de maior área da caixa e no sentido da maior dimensão, de acordo com a imagem abaixo. As bordas das faces do objeto são os melhores locais para a colocação do layout, o meio do objeto deve ser evitado

 

  Endereçamento manuscrito e automatizado

Endereçamento manuscrito

Para as postagens realizadas por pessoas físicas, recomenda-se a utilização de etiqueta autocolante contendo área de endereçamento manuscrito. Esse padrão de etiqueta deve ser aplicado no tamanho 138,11 x 106,36 mm. É importante enfatizar que o layout contém os elementos necessários para a correta identificação dos dados da encomenda, do destinatário e do remetente.

Clique aqui e faça o download da etiqueta de endereçamento manuscrito;

Cabe ressaltar que a área de “uso exclusivo dos Correios” deve ser preservada pois, no ato do atendimento, o funcionário dos Correios irá afixar a etiqueta com o código identificador da encomenda. Recomenda-se o preenchimento da etiqueta com a utilização de letras de forma, de maneira a contribuir para a legibilidade das informações de endereço.

Endereçamento manuscrito

Para os clientes que geram etiquetas de forma automatizada, os Correios recomendam a utilização de um dos padrões relacionados nos tópicos a seguir.
Os rótulos impressos em baixa qualidade podem comprometer o prazo de entrega das encomendas, uma vez que seu tratamento será realizado de forma manual.
Por esse motivo, recomenda-se que as etiquetas sejam impressas em resolução mínima de 240 dpi, nas configurações “Melhor” ou “Normal”. Não utilizar a opção “Rascunho” ou modo de economia de toner.
Cabe ainda ressaltar que durante o processo de fixação do rótulo na embalagem, as fitas adesivas transparentes não devem ser dispostas sobre os códigos de barras e sobre o código 2D, pois comprometem a leitura das informações durante o tratamento automatizado das encomendas.

Distribuição de rótulos na impressão 
Seis rótulos por folha (84,7 x 101,6mm)

A etiqueta com medidas de 84,7 x 101,6 mm é indicada para os clientes que queiram otimizar o tamanho dos rótulos e, dessa forma, reduzir o consumo de etiquetas. Essa alternativa é compatível com etiquetas padrão Pimaco (6184), Avery (15664|18664) e Colacril (CCO84|CC284)

Quatro rótulos por folha (138,11 x 106,36mm)

A etiqueta com medidas de 138,11 x 106,36 mm é indicada para os clientes que queiram inserir sua marca no rótulo e que tenham informações adicionais para
inserir no campo observações. Essa alternativa é compatível com etiquetas padrão Pimaco (6088|6288), Avery (15188|25188) e Colacril (4083|4084).

 

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