Acervo
Acervo Arquivístico
O acervo do arquivo do Museu Correios é composto por milhares de documentos separados em coleções definidas de acordo com as atividades dos Correios: Postal, Telegrafia/Radiotelegrafia, Filatelia/Marcofilia e Institucional. Esses objetos estão registrados em diversos suportes, entre eles: papel, fita magnética, rolo de filme, microfilmes, audiovisual, eletrônico e digital.
São os documentos do acervo em formato de texto, seja manuscrito ou impresso. O item mais antigo que possuímos é o Códice Bahia, com fontes administrativas dos correios baianos entre 1798 e 1825.
Coleções de fotos e material iconográfico, que abrange o cotidiano de trabalho dos empregados em várias épocas, eventos nacionais e internacionais, obras e construções, dentre outros.
Vídeos e áudios produzidos e patrocinados pelos correios, em suportes betacam, VHS, DVD, fitas k7, CD, dentre outros.
Acervo Bibliográfico
O acervo da biblioteca do Museu Correios é constituído por cerca de 15 (quinze) mil títulos, apresentados em suportes de papel e mídias eletrônicas e digitais.
A biblioteca possui uma rica coleção de periódicos com tema postal e telegráfico, que abarcam boletins técnicos dos Correios, Revista Postal, Revista Postal e Telegráfica, diversas publicações sobre filatelia, dentre outros.
A biblioteca possui livros especializados na temática postal e telegráfica, abrangendo a memória institucional, a memória cultural dos correios e publicações de organismos internacionais vinculadas ao setor postal.
Acervo Museológico
O acervo museológico é composto de 06 grandes coleções: Filatelia; Marcofilia; Postal; Telegráfico, Institucional e Artes Visuais. O acervo é composto por itens como selos brasileiros, da primeira à mais recente emissão, e dos países que fazem parte da UPU (União Postal Universal), carimbos de todas as regiões do Brasil, peças ligadas diretamente aos serviços de correios e telégrafos como uniformes de carteiros, caixas de coleta, veículos, mobiliários, aparelhos telegráficos, dentre outros.