Espaço Cultural Porto Alegre

Banner Espaço Cultural Porto Alegre - Desktop
Banner Espaço Cultural Porto Alegre - Mobile
  Visitação

Centro Cultural Correios

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

O Espaço

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

Foto da fachada lateral do Memorial do Rio Grande do Sul.
Foto da fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, à partir da Praça Cívica.

Arte e Cultura

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural.

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

  Confira a planta baixa do Espaço Cultural de Porto Alegre

Programação

  Exposição: Feminilidades
feminilidade

Serviço

Visitação: 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2022.
Horário: das 10h às 17h, de terça a sábado
Local: Espaço Cultural Correios Porto Alegre (Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega).
Classificação: Livre / Entrada gratuita
Informações: (51) 3220-4728 / espacocultural-rs@correios.com.br

A unidade conta com acesso para pessoas com deficiência e limita a quantidade de visitantes. No local, é obrigatório o uso de máscaras.

Com curadoria de Walter Karwatzki a exposição Feminilidades, é o conjunto das produções recentes das artistas Andréa Brächer, com as séries Anel de fada e Jardim dos sonhos azuis, Denise Giacomoni, com a série O corpo que habito, Denise Wichmann, com a série Silências, Mery Bavia, com a série Os outros eus e os outros, Sandra Gonçalves, com a série Tudo dança, transmutação e Sandra Kravetz, com a série Vestidas. As obras apresentadas possuem como técnicas a pintura, a fotografia e a cianotipia.