Desktop

banner correio 360 anos banner correio 360 anos

Imagem com fundo branco, à direta foto de carteiro de costas caminhando em uma ponte sobre um rio. Lado esquerdo uma frase: Comemorando nosso 360° aniversário movendo um novo ciclo.

2023: o ano em destaque 2023: o ano em destaque

2023: O ano em destaque 2023 foi um ano especialmente marcante na nossa história. Já em 1º de janeiro, com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de revogar o processo de privatização dos Correios, a atual gestão da empresa têm trabalhado para fortalecer a estatal como instituição pública e patrimônio de todos os brasileiros. Nosso foco tem sido a ampliação de investimentos em infraestrutura e tecnologia, a valorização dos empregados e a consolidação do papel dos Correios como braço logístico do Governo Federal. Em abril, inauguramos o Centro de Tratamento de Encomendas (CTE) de Guarulhos (SP), que abriga a nossa maior máquina de triagem automatizada, com capacidade de processar até 700 mil encomendas por dia. Em julho, foi a vez do Centro Internacional dos Correios em Valinhos (SP), nossa quarta unidade de triagem de encomendas vindas do exterior e a única localizada no interior de um estado. Em outubro, São José dos Campos (SP) também ganhou um novo complexo operacional dos Correios. Consolidando a nossa vocação social, em novembro, inauguramos a primeira agência dos Correios dentro de uma favela brasileira. A unidade instalada na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo (SP), faz parte do projeto Correios Comunidade, que tem levado cidadania a locais sem registro postal pelo país. Internamente, estamos empenhados em garantir um ambiente de trabalho diverso e livre de discriminação. Além da criação de grupos de trabalho para promover o desenvolvimento da carreira de empregados negros, retomamos o diálogo permanente com as federações dos trabalhadores. Os frutos foram colhidos: após sete anos, conseguimos fechar um Acordo Coletivo de Trabalho sem mediação judicial. Outra iniciativa inédita foi a concessão de bolsas de estudo para proporcionar a primeira graduação a profissionais de nível médio dos Correios.

galeria 360 galeria 360

Galeria 360: Como parte das celebrações deste ano especial, o Concurso Nacional de Fotografia “Correios 360 - Brasil em todos os ângulos” revelou a essência do que somos pela perspectiva de quem trabalha na empresa. Imagens extraordinárias, de todos os cantos do país, que nos encheram de orgulho. Confira abaixo, em primeira mão, as fotos vencedoras e outros belos registros feitos pelos nossos talentos internos.

obrigado obrigado

Obrigado por fazer parte da nossa história - e nos deixar fazer parte da sua. Para encerrar as comemorações dos nossos 360 anos, apresentamos a história dos Correios a partir das pessoas que nos trouxeram até aqui. Nosso time de profissionais que fazem a diferença e se orgulham do que fazem. Os nossos clientes empreendedores que nos ajudam a impulsionar o país, do pequeno artesão ao gigante marketplace. E todos os brasileiros que contam com os Correios para ir mais longe. Conheça aqui as histórias. daqueles que nos inspiram todos os dias.

maze doces maze doces

Celebrando os empreendedores brasileiros: Assim como os Correios, nossos clientes de pequenas empresas são impulsionados por desafios e nunca se contentam em ficar parados. As histórias das empresas Mazé Doces, La Dorni e Depedro são exemplos poderosos da criatividade e dedicação dos empresários brasileiros. Todos os dias, esses empreendedores revolucionários quebram barreiras e impactam vidas com suas ideias inovadoras e compromisso com seus clientes. Cristalizando vendas: Mazé Doces Em outubro de 2022, a empresária Mazé Lima montou uma mesa enorme com abacaxis e abóboras inteiros, cristalizados. Era a pré-venda desses produtos da sua loja, a Mazé Doces. A ideia era passar o dia em uma transmissão ao vivo no Instagram, mas não foi possível. Mazé vendeu tudo em apenas 28 minutos, fez seis dígitos em tempo recorde e terminou o ano com o maior faturamento da loja. Sucesso construído por décadas de trabalho duro. A história da empresa começou em 1998, quando Mazé foi demitida do emprego de assistente de limpeza ao voltar da licença-maternidade de seu segundo filho. Após um ano tentando uma nova colocação, decidiu que criaria sua própria vaga. Comprou amendoim e açúcar no crédito, fez a primeira receita e foi pra rua vender. Não parou mais. A ideia de trabalhar com frutas cristalizadas partiu de um pedido de seu primeiro grande cliente, que não queria doce de amendoim. Ela nunca tinha cristalizado nada na vida, mas aceitou o desafio. “Fiz mamão cristalizado e ficou muito ruim”, conta. O cliente também não gostou. Mazé foi aperfeiçoando suas técnicas através de cursos na Universidade Federal de Viçosa (MG) e no Sebrae. Em 2018, foi à França aprender mais sobre frutas cristalizadas e, além da loja física, decidiu investir no on-line. “Percebi a oportunidade de levar amor aos lares das pessoas através dos meus doces”, orgulha-se Mazé, que vende hoje para todo o Brasil pelo site da sua empresa. Saiba mais.

vinicola la dorni vinicola la dorni

Sonhadores resilientes: vinícola La Dorni.Quase meio século atrás, José Aparecido Martins e a esposa Marli começaram a produzir e vender vinhos no estado do Paraná. O comércio de porta em porta foi crescendo junto com a família. Hoje, a vinícola La Dorni distribui seus produtos para todo o Brasil, além de contar com nada menos que um castelo medieval para receber os apreciadores da bebida em grande estilo. “É um castelo em pedra com arquitetura original da Baixa Idade Média”, explica Aparecido. A vinícola desenvolveu, em 2001, o primeiro vinho sem álcool da América Latina. “Não é suco de uva, é vinho mesmo, com cadeia molecular de vinho. Reunimos o sabor e os benefícios do vinho, sem os malefícios do álcool”. O produto é destaque de venda da empresa e referência no Brasil entre os vinhos da categoria. Para José Aparecido, o futuro é agora. “Sempre é possível começar. Iniciamos com 1% de capital e 99% de fé”, relembra o fundador, que acaba de lançar seu novo espumante de vinho sem álcool. Saiba mais.

de pedro de pedro

Renascedores do sertão: DePedro Se existe um golpe de sorte na vida dos irmãos Marcus e Larissa Figueirêdo, criadores da marca DePedro, foi ambos terem nascido em Caicó (RN), no sertão potiguar. Com tradição no plantio de algodão, o município têm uma grande variedade de fios e tecidos e um igual número de talentosas artesãs. Em 2017, desempregado, Marcus reconheceu o potencial da região, procurou uma bordadeira, criou camisas e pediu à Larissa para anunciar no Instagram. Nascia a Depedro, cujo nome é uma junção do nome do pai deles, Francisco De Paula, com do sobrinho, Pedro. O primeiro ponto físico de vendas veio em maio de 2019, de forma colaborativa. Mudaram-se para uma loja própria em dezembro, e três meses depois, veio a pandemia. “Foi um desafio, fortalecemos nossos canais on-line, até que começou a fluir”, conta ela. Com vendas em alta, em 2023 a marca fez sua terceira participação no maior evento de moda do país, a São Paulo Fashion Week. Apresentada como “marca handmade e slow fashion”, a DePedro atua gerando impacto social na região e tem como missão humanizar a cadeia produtiva. Suas camisas bordadas, túnicas e shorts de crochê, feitas de matéria-prima sustentável, vestem todos os gêneros e corpos. “A DePedro é uma manifestação cultural do Brasil, que respeita as suas raízes e seu povo. Temos uma imagem do sertão que é seca, árida e cinza, mas no sertão também há mar para nascer“, orgulha-se Larissa. Saiba mais.

funcionário dos Correios William funcionário dos Correios William

Servir como propósito: William Costa Araújo. Fincada entre as imensidões verdes da Amazônia, no profundo oeste do Pará, está localizada Belterra. Na pequena cidade, com cerca de 20 mil habitantes, há uma agência unipessoal dos Correios. Isso significa que William Costa Araújo, além de gerente, também é responsável por todas as outras atividades da unidade. “Ter a representação dos Correios numa cidade como Belterra é bastante necessária para a população daqui”, conta William. William se orgulha da confiança que habitantes de cidade menores têm nos Correios. “Há um reconhecimento, somos bem vistos na comunidade. Se eu chegar numa loja para fazer uma compra, se estiver sem cartão, as pessoas falam ‘pode levar, depois passa aqui e paga’. Temos uma imagem positiva pelo fato de trabalharmos nos Correios”. Em Belterra, na agência unipessoal dos Correios, o serviço realizado por Willian é mais que uma profissão, para ele é um propósito. “Eu me sinto realizado por prestar serviço para os Correios. O trabalho de atendimento ao público é como servir ao próximo”, revela.

carteira motorizada Luciana carteira motorizada Luciana

Quebrando tabus: Luciana Viana Marques. Luciana Viana Marques Sousa é a primeira, e também a única, mulher no cargo de carteira motorizada da superintendência estadual dos Correios no Maranhão (MA). Há quase 10 anos na função, conduzindo inclusive veículos pesados, muita gente ainda se surpreende quando vê que não é um homem que está ao volante de um veículo da empresa. “Nesse tempo todo, não teve um dia que alguém não se surpreendesse ao me ver dirigindo o carro dos Correios. Às vezes, as pessoas olham a van chegando e não observam que é uma mulher. Aí, já perguntam: o senhor viu minha encomenda? O senhor tem alguma coisa pra mim. Aí quando veem que é uma mulher pedem desculpas. Acho que é o costume”, conta. Luciana revela que sempre teve o sonho de aprender a dirigir. Ela começou na empresa com 19 anos de idade como carteira pedestre e utilizou o primeiro salário que recebeu nos Correios para tirar a carteira de motorista. ”Pra mim, a palavra maior pra tudo isso é superação. Eu amo o que faço. Sou muito realizada no meu trabalho”, conclui Luciana, que é lotada no Centro de Entregas de Encomendas (CEE) de São Luís.

Linha do tempo Linha do tempo

Crescendo e evoluindo desde 1663: Temos orgulho de ser o maior operador logístico do hemisfério sul e uma das empresas mais admiradas e confiáveis do Brasil. Linha do tempo: clique aqui e veja como evoluímos desde 1663.

uniformes uniformes

Uniformes dos carteiros: Imagem com o desenho de 4 carteiros lado a lado uniformizados na época de 1888, 1960, 1970 e 2023. Nem sempre o uniforme do profissional-símbolo dos Correios teve o estilo informal que conhecemos hoje. Até o final dos anos 60, a gravata fazia parte do traje profissional. Nos anos 70, foi a vez do jaleco e da calça amarela, em tons pasteis. Só início dos anos 90, chegaram a camiseta amarela e a calça azul, semelhantes ao modelo atual. Em 2023, lançamos o novo uniforme da empresa em grande estilo. Nos palcos da São Paulo Fashion Week, a carteira Andressa Fernandes desfilou a nova versão da vestimenta, com peças mais modernas feitas para proporcionar melhor conforto térmico e tátil. Leia mais.

marca Correios marca Correios

Uma marca em evolução: Imagem com o desenho de 3 marcas dos Correios. Em 4 de agosto de 1970, os Correios ganhavam o seu primeiro logo, escolhido a partir de concurso público. Seu criador foi o então estudante de arquitetura Eduardo Rodrigues, que tomou por base as cores e setas de um envelope de carta para transmitir ideia de dinamismo e movimento. Duas décadas depois, em 1990, a marca foi revitalizada, ganhando logotipo e as cores amarelo e azul. Em 2014, a atual marca sai do plano geométrico, estático, para o tridimensional, demonstrando a nossa evolução. A nova assinatura visual simboliza confiança, solidez, proximidade, inovação e brasilidade.

galeria de fotos - carteiro galeria de fotos - carteiro

Carteiro de costas caminhando em uma ponte sob rio. Na frente uma mata e um céu laranja e azul com nuvens. Foto de Marcos Onofre dos Santos.

galeria de fotos - entrega galeria de fotos - entrega

Mulher feliz de braços abertos com os cabelos pretos nos ombros e blusa branca na porta de uma casa recebendo uma carteira com uma caixa de encomendas nas mãos. Foto de Fernanda Priscila Evaristo Barroso.

Galeria de fotos: carteiro na moto Galeria de fotos: carteiro na moto

Carteiro de capacete pilotando uma moto com baú em uma estrada com céu azul ao fundo e água beirando a pista. Foto de Sander Mendonça Trento.

galeria de fotos: caixa correios galeria de fotos: caixa correios

Caixa de encomenda ao centro segurada por uma carteira do lado esquerdo e uma mulher morena ao lado direito em primeiro plano, com uma ponte estaiada ao fundo. Foto de Fernanda Priscila Evaristo Barroso.

o que vem a seguir o que vem a seguir

Nunca paramos de perguntar:O que vem a seguir? Temos orgulho em dizer que onde tem Brasil, tem Correios. Não somos apenas uma empresa que entrega mais de 20 milhões de objetos, todos os dias, em todas as cidades do país. De cada 10 municípios brasileiros, em 6 somos o único representante do Governo Federal. Estamos falando de inclusão e acesso a serviços públicos, como emissão de RG e CPF, nas regiões mais remotas e menos assistidas do país. Por isso, temos orgulho em dizer que muito além de cartas e encomendas, entregamos cidadania ao povo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória, o compromisso com a sociedade e o propósito social dos Correios permanecem os mesmos: criar um mundo de conexões e oportunidades para todos. O impulso por reduzir distâncias nos moveu por 360 anos. Para os próximos ciclos, continuaremos rompendo barreiras para aproximar os brasileiros do que mais importa. Definimos o Plano de Prioridades dos Correios que prevê 10 ações estratégicas para este ano e 10 projetos estratégicos com execução até 2025. As iniciativas incluem o lançamento de serviços voltados ao e-commerce e novas modalidades de atendimento físicas e digitais, unificando a primeira e a última milha. Saiba mais.

vídeo 4 vídeo 4

Clique aqui e assista o vídeo: Saiba como Luciana transforma os desafios do dia a dia em superação.

video1 video1

Clique aqui e assista o vídeo: Veja por que somos plurais, muito além do nome.