Saiba Mais - Certificado Digital
O que é?
O Certificado Digital é a identidade eletrônica da pessoa física ou jurídica em ambiente virtual. Única ferramenta que permite que o titular assine digitalmente qualquer tipo de arquivo e realize transações eletrônicas com segurança, rapidez e presunção legal de veracidade, sem a necessidade da presença física da pessoa a um balcão de serviço. Além de integridade e confidencialidade, o Certificado Digital dá validade jurídica às operações.
Quem pode utilizar este serviço?
É um documento eletrônico que identifica e gera a assinatura digital do seu titular podendo ser utilizado por Pessoas físicas (e-CPF) e Pessoas jurídicas (e-CNPJ).
Como funciona?
1- A compra do certificado é feita por meio do Portal Correios
3- Após o agendamento, o cliente receberá um e-mail com orientações para realizar o atendimento e o link para upload de documentos (no caso da validação por videoconferência);
4- A validação do titular do certificado pode ser realizada na agência, pelos agentes de registro dos Correios ou por meio de videoconferência. Em casos de validação presencial a documentação necessária será apresentada no momento do atendimento;
5- Após a validação da videoconferência ou do atendimento presencial, será emitido o certificado que poderá ser armazenado no computador do titular, na mídia escolhida ou na nuvem a depender do tipo de certificado escolhido e estará pronto para ser usado em sistemas e aplicações.
• Certificado Digital em Nuvem
O Certificado Digital armazenado na nuvem está disponível nas versões e-CPF e e-CNPJ, com validade de 12 meses. Ele garante maior mobilidade para você, pois dispensa o uso de token ou cartão.
• Certificado E-CPF
O Certificado Digital para pessoa física é a versão eletrônica do CPF. Com ele é possível acessar portais de serviços eletrônicos, assinar documentos e muito mais. Tudo com total segurança e validade jurídica.
• Certificado E-CNPJ
O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que pode ser usado para acessar portais de serviços eletrônicos, assinar diversos tipos de documentos, emitir notas fiscais eletrônicas e muito mais, com total segurança e validade jurídica.
A principal diferença entre os tipos A1 e A3 é o armazenamento do seu Certificado Digital.
No caso do tipo A1, ele é emitido e armazenado no computador do titular, sendo protegido por senha.
Já nos tipos A3, eles ficam armazenados em diferentes mídias, como cartão smartcard, token ou em nuvem.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)(.pdf 89Kb)
- Cadastro Pessoa Jurídica (CNPJ)(.pdf 110Kb)
Na página do Prestador de Serviços de Suporte (PSS SAFEWEB) da Autoridade de Registro Correios, estão disponíveis todas as informações necessárias para a instalação ou uso do certificado digital, bem como os meios de comunicação com o suporte ao Cliente da AR Correios.
· Telefone - 0800 728 5900 ou 51 3018 0300 (Atendimento de segunda à sexta-feira das 7h às 19h | sábado das 8h às 12h);
· Plantão: 51 98189 0561 | 51 98170 6185 | 51 99209 6066
Clique aqui e Fale com o Suporte
· E-mail: suporte@safeweb.com.br
Sugerimos que a solicitação e a baixa do certificado ocorram no menor tempo possível.
O certificado digital é de uso exclusivo do titular responsável.
A senha não pode conter caracteres especiais. Ao utilizar letras maiúsculas e minúsculas lembre- se que elas interferem na autenticação. A senha é de conhecimento e uso exclusivo do titular do Certificado Digital.
Recomenda-se fazer a guarda da Cópia de Segurança (backup) em local externo ao computador, principalmente para os casos de formatação do equipamento. Em caso de perda do arquivo ou da senha, o Certificado Digital deve ser revogado e será necessário realizar uma nova emissão.
O assistente de instalação de certificados digitais é compatível com o sistema operacional Windows, a partir da versão 10. Não recomendamos o uso em outros sistemas operacionais, como Linux e MacOS, para a instalação do certificado.
• Videoconferência
A emissão por videoconferência permite que você adquira o seu Certificado Digital de forma prática, segura e sem precisar sair de casa.
1. Compra do certificado no Portal Correios;
2. Validação dos documentos conforme orientações do e-mail (caso necessário);
3. Agendamento da videoconferência
4. Videoconferência
5. Emissão do certificado
• Presencial
A emissão presencial permite que você escolha o local mais próximo da sua casa para emitir o seu certificado, tendo todo o nosso apoio no momento da emissão.
1. Compra do certificado no Portal Correios
2. Agendamento do atendimento presencial
3. Atendimento presencial para emissão
4. Validação dos documentos (caso necessário)
5. Emissão do certificado
Garantia Oferecida pelos Correios (.pdf 65Kb)