Saiba mais - Nacional
O que é?
É o serviço que permite realizar transferências de dinheiro para todo o Brasil na modalidade Vale Postal Eletrônico Nacional.
Quem pode utilizar estes serviços?
Pessoas físicas (Brasileiros e Estrangeiros, desde que tenha CPF no Brasil) e Pessoas jurídicas.
Como funciona?
É necessário celebrar um contrato de prestação do serviço de acordo com a necessidade da empresa. Fale com o gerente da agência mais próximaou solicite uma visita comercial.
1. Transferência: por meio de um aplicativo específico, a empresa contratante envia aos Correios arquivo eletrônico com os dados dos destinatários* da remessa;
2. A empresa contratante deposita os valores a serem transferidos na conta dos Correios e, depois de comprovado o depósito, os pagamentos são disponibilizados para os beneficiários na(s) agência(s) de Correios.
* Nome, CPF/CNPJ, finalidade da remessa, valor a ser pago e endereço completo.
Essa modalidade é exclusiva para as transações realizadas no Brasil.
Remessa de balcão: valor máximo de R$ 1.000,00 por remessa;
Remessa de contrato: valor máximo de R$ 5.000,00 por remessa.
*Este serviço não é prestado por Agência de Correios Comercial – ACC e Agência de Correios Franqueada - ACF.
Novas Tarifas com vigência desde 31/01/2022
Faixa de Valor | Preço |
Até 50,00 | R$ 15,34 |
Entre 50,01 até 100,00 | R$ 15,66 |
Entre 100,01 até 200,00 | R$ 16,31 |
Entre 200,01 até 500,00 | R$ 18,25 |
Entre 500,01 até 800,00 | R$ 20,36 |
Entre 800,01 até 1.000,00 | R$ 25,04 |
Aviso VPNE (via telegrama) 31/01/2022 | R$ 11,85 |
Após o envio o valor ficará disponível por 180 dias para retirada pelo destinatário. |
• Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa;
• Recebimento por terceiros: caso o destinatário esteja impossibilitado de comparecer à agência, poderá autorizar um representante legal (Preposto), utilizando o formulário transferência de pagamento. Acesse aqui o formulário. Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório. Caso prefira, poderá fazer uma procuração com firma reconhecida;
• Nas remessas nacionais, o valor ficará à disposição do destinatário por até 365 dias corridos a partir da data de envio. Passado esse prazo, a remessa ficará disponível somente para o remetente pelo período de 5 anos.
• O serviço observa normas legais do BACEN e COAF;
• Possui finalidade social, em conformidade com políticas de inclusão social (Governo e UPU).
• Em caso de ausência de numerário, a unidade poderá indicar outra agência para que o destinatário retire o valor ou agendar uma data para pagamento do vale.