Saiba mais - Nacional

Recebe suas encomendas de forma rápida e segura! - Foto do Locker (armário inteligente)
Receber suas encomendas de forma rápida e segura! - Foto do Locker (armário inteligente)

 

Ícone o que éO que é?

  Entrega no seu endereço

O padrão dos Correios é entregar no endereço indicado por quem enviou o item, desde que observadas as seguintes condições:

a. Indicação completa e correta do endereço de entrega;
b. Identificação visível das vias, logradouros, imóveis e demais elementos do endereço de entrega;
c. Segurança e condições de acesso aos endereços de entrega pelos carteiros;
d. Existência de caixa de correspondência ao alcance do carteiro ou presença de pessoa para recebimento da encomenda.

Conforme Portaria MCOM Nº 2.729, DE 28 DE MAIO DE 2021.

  Locker

O Locker é um terminal de autoatendimento que oferece ao cliente dos Correios mais uma opção de retirada de encomendas.

O canal de atendimento amplia os pontos de entrega dos Correios e permite ao destinatário decidir, de acordo com a sua conveniência e comodidade, se deseja receber a encomenda em seu CEP residencial/comercial ou se prefere retirá-la em um dos terminais espalhados pelos diversos pontos dos municípios, como estações de trens e metrôs, supermercados, shoppings, entre outros.

O Locker está disponível para os serviços de encomenda nacional (SEDEX, PAC e Correios Mini Envios) e Internacional (Packet e Prime).

Atenção:

Nas postagens destinadas aos lockers é obrigatório o cadastro do CPF, CNPJ ou do Passaporte e telefone móvel do destinatário.

  Clique e Retire

Funcionalidade disponível aos clientes dos Correios que desejam receber suas encomendas em qualquer uma de nossas unidades habilitadas em todo o território nacional.

São mais de 6 mil agências disponíveis para receber seu SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX, PAC ou Mini Envios.

  Entrega no vizinho

Serviço que permite ao remetente autorizar, no momento da postagem, o recebimento do pacote por um vizinho indicado, caso o destinatário esteja ausente no endereço principal.

Considera-se vizinho o endereço situado duas casas à direita, ou à esquerda, ou imediatamente à frente do endereço do destinatário. Em casos de prédio, qualquer apartamento do mesmo edifício.

Essa funcionalidade é restrita para os serviços de encomenda SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC. Para utilizá-la, é obrigatório que o rótulo de endereçamento siga o padrão dos Correios, conforme orientações do Guia Técnico de Endereçamento.

  Entrega interativa

Serviço que permite ao remetente e destinatário acompanharem o status da entrega de um objeto, por meio do recebimento de mensagens de texto (SMS), permitindo também a interação do remetente da encomenda para suspensão da entrega ou cancelamento do envio ao destinatário, sempre que houver viabilidade técnica.

  Caixa de correio inteligente

Serviço que permite a instalação de equipamento de Caixa de Correio Inteligente em condomínios residenciais que não possuam preposto para recebimento, para que os Correios realizem a entrega de encomendas sem que haja a necessidade de alguém para recebê-las.

  Caixa Postal

É o serviço que possibilita ao cliente alugar uma Caixa Postal exclusiva em uma agência dos Correios para receber encomendas e correspondências.

 

Ícone Quem pode utilizarQuem pode utilizar estes serviços?

Pessoas físicas e jurídicas com ou sem contrato com os Correios.

Ícone Como FuncionaComo funciona?

  Locker
1 - Faça seu cadastro: Pelo aplicativo dos Correios. Se você já possui cadastro, atualize o número do seu celular. 2 - Faça suas compras online: Faça suas compra online ou postagens normalmente. 3 - Utilize o CEP do Locker: No momento de inserir o endereço de entrega, digite o CEP do Locker de sua escolha. 4 - Digite seu CPF ou CNPJ: No campo de complemento do endereçamento. 5 - Retire sua encomenda: Assim que sua encomenda chegar ao Locker, você receberá uma notificação no celular cadastrado no Meu Correios. 6 - App Correios - Acompanhe o rastreamento, receba notificações e visualize o QR Code para retirar a encomenda no Locker.
Locker Mobile

                       

  Clique e Retire
1. Quando escolher por “Clique e retire”, escolha também a agência de sua preferência; 2. Você deve indicar o endereço da agência dos Correios informando os seguintes dados: - Nome do destinatário - A expressão “Clique e Retire” - Nome da agência de destino - CEP do Clique e Retire da agência - Município/UF 3. É fundamental informar um número de celular válido do destinatário. Quando a encomenda estiver disponível para retirada na agência selecionada, os Correios enviarão um SMS ao destinatário; 4. A entrega da encomenda será feita mediante apresentação de documento de identificação oficial com foto; 5. Os lojistas virtuais também poderão oferecer o Clique e Retire por meio da integração virtual do site da loja do Correios Web Service.
Infográfico passo a passo Clique e Retire - mobile

  Entrega interativa
Receba notificações da sua encomenda via SMS Informe o número do seu celular no ato da postagem; Clientes com contrato podem fazer o cadastro pela pré-postagem, via SIGEP Web; Como suspender a entrega? Se após a postagem, o remetente precisar cancelar o envio do objeto ao destinatário, deve selecionar a opção "Suspender Entrega" através do Sistema de Rastreamento.; Como suspender? Realize o rastreamento e selecione a opção “Suspender Entrega”; Após efetuar o login no Meu Correios, informe o ID Tíquete que estará disponível no comprovante de postagem; Pronto, agora é só aguardar a encomenda ser direcionada às unidades responsáveis e retornar ao endereço do remetente; Informe o CPF/CNPJ na postagem; A suspensão da entrega só é possível se o CPF/CNPJ tiver sido informado no ato da postagem; Se esses dados tiverem sido informados, mas a opção “Suspender Entrega” estiver inativa, é porque a situação logística do objeto impede a devolução. A encomenda já pode ter saído para entrega ou estar disponível para retirada. Isso também pode ocorrer se a encomenda estiver em processo de fiscalização;
Receba notificações da sua encomenda via SMS Informe o número do seu celular no ato da postagem; Clientes com contrato podem fazer o cadastro pela pré-postagem, via SIGEP Web; Como suspender a entrega? Se após a postagem, o remetente precisar cancelar o envio do objeto ao destinatário, deve selecionar a opção "Suspender Entrega" através do Sistema de Rastreamento.; Como suspender? Realize o rastreamento e selecione a opção “Suspender Entrega”; Após efetuar o login no Meu Correios, informe o ID Tíquete que estará disponível no comprovante de postagem; Pronto, agora é só aguardar a encomenda ser direcionada às unidades responsáveis e retornar ao endereço do remetente; Informe o CPF/CNPJ na postagem; A suspensão da entrega só é possível se o CPF/CNPJ tiver sido informado no ato da postagem; Se esses dados tiverem sido informados, mas a opção “Suspender Entrega” estiver inativa, é porque a situação logística do objeto impede a devolução. A encomenda já pode ter saído para entrega ou estar disponível para retirada. Isso também pode ocorrer se a encomenda estiver em processo de fiscalização;

Ícone e-bookBaixe nosso e-book com o passo a passo de "Como Solicitar a Suspensão de Entrega de uma Encomenda.

  Caixa de Correio Inteligente
Para prédios e condomínios sem portaria Solução exclusiva para Condomínios Residenciais sem portaria e que precisam receber as encomendas dos moradores sem que haja a necessidade de alguém para recebê-las; Os pacotes podem ser retirados 24 horas por dia durante toda a semana; Condomínios e empresas que quiserem aderir, devem conhecer o termo de condições de prestação do serviço e verificar a lista de empresas credenciadas. Após a instalação, é necessário entrar em contato com os Correios para que a entrega das encomendas passe a ser feita nesses dispositivos; É importante enfatizar que todos os processos de venda, instalação, manutenção e suporte são de responsabilidade do fornecedor e que as condições devem ser negociadas diretamente entre os fornecedores e os condomínios interessados; Cadastre um número de celular na página de rastreamento dos Correios, para receber notificação da chegada da sua encomenda.
Para prédios e condomínios sem portaria Solução exclusiva para Condomínios Residenciais sem portaria e que precisam receber as encomendas dos moradores sem que haja a necessidade de alguém para recebê-las; Os pacotes podem ser retirados 24 horas por dia durante toda a semana; Condomínios e empresas que quiserem aderir, devem conhecer o termo de condições de prestação do serviço e verificar a lista de empresas credenciadas. Após a instalação, é necessário entrar em contato com os Correios para que a entrega das encomendas passe a ser feita nesses dispositivos; É importante enfatizar que todos os processos de venda, instalação, manutenção e suporte são de responsabilidade do fornecedor e que as condições devem ser negociadas diretamente entre os fornecedores e os condomínios interessados; Cadastre um número de celular na página de rastreamento dos Correios, para receber notificação da chegada da sua encomenda.

 Ícone documentoBaixe aqui a descrição técnica das funcionalidades da Caixa de Correios Inteligente.

  Caixa Postal
Caixa Postal Desktop
Caixa Postal mobile

 Ícone Encontre sua AgênciaSaiba onde encontrar uma Caixa Postal próxima de você.

Ícone dinheiroQuanto custa?

  Assinatura/Renovação de Caixa Postal
Modalidade Assinatura  Renovação
Semestral 97,20 97,20
Anual 164,15 164,15
Bianual 323,95 323,95
Chaves 39,65 39,65
Fechaduras  225,70 225,70

Vigente desde 03/04/2024.

Ícone dúvidaPerguntas Frequentes Lockers