identificador da página

Ir para a página inicial

Correios de A a Z
Escolha pela letra inicial dos nossos produtos, serviços e assuntos.

Todos os itens
Correios de A-C
Correios de D-F
Correios de G-Q
Correios de R-Z
.



Espaço Cultural Correios Fortaleza - Programação

Exposições

Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe exposição "Ensaio do Corpo para o Baile Solitário: Diálogo Entre Fotografia e Performance"

Ministério da Cultura e Correios apresentam mostra da pernambucana Maíra Ortins e da cubana Cirenaica Moreira. São 23 obras com foco no universo feminino

O Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe de 18 de março a 17 de maio a exposição "Ensaio do Corpo para o Baile Solitário: diálogo entre fotografia e performance", da artista brasileira Maíra Ortins e da cubana Cirenaica Moreira. A mostra, sob curadoria da também cubana Darys Vázquez, dialoga com o universo da fotografia contemporânea, que trabalha com a performance, a narrativa do universo feminino e representações imaginárias, trazendo ao público a possibilidade de conhecer o universo particular das artistas. No mesmo dia da abertura, 18/03, às 14h30, ocorre palestra com as artistas e a curadora no auditório do Espaço Cultural Correios.

Na exposição, Maíra e Cirenaica apresentam 21 fotografias e dois objetos. As duas possuem longa trajetória artística: Cirenaica tem representações em galerias em Nova Iorque e participou da conceituada Bienal de Havana. Já Maíra Ortins realizou diversas exposições individuais em Barcelona, Alemanha e Madri.

Cirenaica Moreira aborda o universo feminino sob a perspectiva do cotidiano, da casa, dos afazeres domésticos e da sexualidade. O fantástico surge de forma sofisticada e perturbadora. A figura feminina é retomada em sua plenitude ancestral, evocando imagens aparentemente retidas na memória, que a partir da fotografia fazem referência à subjetividade de crianças, do mundo doméstico, da casa, da família e da figura feminina em torno destes símbolos.

Já as obras de Maíra Ortins, tomam outro aspecto no tocante à manipulação da figura feminina. É a ligação com o mar e as histórias de pescadores, os mitos populares e o encontro com o universo real das criaturas misteriosas do fundo do oceano, com que a artista opera o seu universo fantástico. Portanto, é a criatura abissal, ou uma sereia, quiçá, que acionam outros códigos sociais ligados à mulher. Tais como a sexualidade, poder, sedução e medo.

Visando o plano pedagógico e a formação de público, haverá visitas guiadas e recepção a alunos de escolas da rede pública e grupos organizados para cerca de 450 visitantes no Espaço Cultural Correios. A mostra tem o patrocínio dos Correios, a partir de edital público para compor a programação 2014/2015 do equipamento cultural mantido pela ECT em Fortaleza, junto a apoio do Ministério da Cultura, aprovado pela Lei Rouanet. A Realização da mostra é pela Girandola Comunicação e Arte.

Espaço Cultural Correios foi inaugurado oficialmente em agosto de 2005. O prédio que abriga o equipamento foi concluído em fevereiro de 1934 e ocupa o espaço anteriormente destinado ao mercado de carne e o mercado das frutas e verduras no antigo Largo da Carolina. Localizado no centro da capital cearense, constitui parte importante do patrimônio histórico arquitetônico brasileiro.

Serviço

Exposição "Ensaio do Corpo para o Baile Solitário: Diálogo Entre Fotografia e Performance" das artistas Maíra Ortins e Cirenaica Moreira
Palestra "Ensaio do corpo para o baile solitário: diálogo sobre a fotografia contemporânea" com as artistas e curadora
Dia: 18 de março às 14h30m
Local: Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38 - Centro - Fortaleza)
Telefone: (85) 3255-7262 E-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Visitação: De 18 de março a 17 de maio de 2014.
Horário de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábados, das 8 às 12 horas. Entrada Franca.
Visitas para grupos: (85) 3255-7262