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Papai Noel dos Correios

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

 Realizada há mais de 20 anos, a campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios, tem por objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do que for possível (*), aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade.

Desde 2010, a campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Dessa forma, a campanha alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Educação Básica de Qualidade para Todos, e, por conseguinte, associa-se a preceitos de responsabilidade social empresarial.

Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação dos Correios em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas. Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, o uso do CEP (Código de Endereçamento Postal) e do selo postal são ações trabalhadas nas escolas, visto que um dos problemas recorrentes em anos anteriores era a impossibilidade de seleção /adoção da carta, em razão de endereços incorretos, ausentes ou ilegíveis. Trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas ao Papai Noel significa estimulá-las a aprender, com o resgate do prazer em escrever.

(*) se for adotada a carta 

Diretrizes 

  • Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar e usar o CEP e o selo postal;
  • Assegurar 100% de respostas às cartas selecionadas;
  • Vincular a Campanha Papai Noel a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;
  • Assegurar que o público participante seja exclusivamente de crianças em condição socioeconômica condizente à campanha;
  • Contribuir para o incentivo à escrita;
  • Fomentar a solidariedade e a cidadania;
  • Promover o crescimento social e educacional das crianças.

Importante: Maiores informações da campanha e de como participar serão divulgadas em blog específico a ser publicado anualmente nos meses de novembro a dezembro.

Esclarecimento

Os Correios não são responsáveis por pedidos de presentes em nome da campanha Papai Noel dos Correios eventualmente entregues em residências ou deixados em caixas de correspondência.

A campanha Papai Noel dos Correios não solicita presentes diretamente à população, seja por meio de carta, e-mail, telefone ou visita. Da mesma forma, os Correios não deixam cartas para adoção em residências. As cartas recebidas são disponibilizadas para adoção em suas unidades administrativas ou em outras unidades especificamente criadas pelos Correios para esse fim.