Services
Sobre Correios > Sustentabilidade > Vertente social > Outros projetos de âmbito regional

Outros projetos de âmbito regional

A presença dos Correios em todo o Brasil e a sua capacidade logística contribuem para o desempenho do papel institucional de agente de integração nacional. Esses atributos, somados à vocação social, à meta de universalização dos serviços postais e à inclusão bancária, transformam a empresa em um dos principais atores nacionais de políticas públicas e ações de responsabilidade social. Os Correios respondem às demandas governamentais e da sociedade de inúmeras formas. Conheça a seguir as principais ações:

icone acessibilidade

Acessibilidade

Abrangência: Bahia, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Sul

Além das ações empreendidas pela empresa em âmbito nacional, as quais versam sobre a promoção da acessibilidade nas unidades de atendimento e a prestação do serviço Postal Braille, entre outras ações desenvolvidas, no Estado da Bahia foi firmado convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos da Bahia – APADA que beneficiou cerca de 62 pessoas por meio da inclusão no mercado de trabalho.

Fomento à Educação e Cultura

Abrangência: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraíma, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo - Região Metropolitana.

Entre as ações desenvolvidas em âmbito regional, destaca-se a parceria realizada como o Serviço Social da Indústria-SESI pelos Correios no Estado do Rio de Janeiro que propicia a participação da empresa nas Ações Globais com a disponibilização de estande dos Correios para divulgação de ações como CPF, Banco Postal, Responsabilidade Social, entre outras. Público beneficiado: 1.224 pessoas dos locais onde as ações foram realizadas: Vila Isabel, Tanguá, Vassouras, Santo Antonio de Pádua, Nova Iguaçu, entre outros. No Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se a realização do Correios na Escola que consiste na divulgação dos serviços de Correios e de filatelia a crianças de escolas públicas e privadas das comunidades carentes. A ação contemplou 480 crianças do Ensino Fundamental.

Saúde e Segurança

Abrangência: Amazonas, Goiás e Mato Grosso

No Estado do Mato Grosso foi divulgada cartilha de Saúde e Sexualidade do adolescentes, Colo de útero, Saúde bucal, Tabagismo que contemplou 371 pessoas. Foi também realizada no carnaval campanha de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS no carnaval que contou com a participação de 601 pessoas. Ambas as ações foram realizadas em parceria com o setor público e entidades sem fins lucrativos.

Desenvolvimento Profissional/ Inclusão no mercado de trabalho

Abrangência: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo-Região Metropolitana.

Por meio de convênio firmado com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos da Bahia – APADA foi promovida a inclusão social e a capacitação profissional de 74 pessoas com deficiência. A presente ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização - SEAP (Apenados).

No Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC), foi inaugurado em maio de 2009, no bairro de Benfica, o 15º Centro Vocacional Tecnológico. O objetivo é oferecer apoio à qualificação de trabalhadores em cursos profissionalizantes para auxílio no combate ao desemprego e promoção de qualificação profissional. Em 2015 foram oferecidos 12 cursos Profissionalizantes e formadas 841 pessoas.

Promoção da diversidade e combate à discriminação

Abrangência: Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo – Interior e Região Metropolitana.

No Estado do Espírito Santo foi realizada a Exposição Filatélica denominada “Orisum Asa” que teve por um dos objetivos promover a sensibilização em relação aos princípios da igualdade racial. Participaram cerca de 450 pessoas, entre empregados e a comunidade. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória - Museu Capixaba do Negro. No Goiás foi realizado na semana da Consciência Negra o lançamento de selo personalizado. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Combate ao Racismo. Na Paraíba foi realizado evento cultural, denominado Projeto Orixás, em apoio à Semana Cultural da Consciência Negra. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Espaço Cultura da Paraíba-FUNESC e contou com a participação de 3.500 pessoas. Em Santa Catarina foi promovida ação de conscientização contra o racismo na comunidade de São José, sendo beneficiado um público de 1.800 pessoas, entre empregados e pessoas da comunidade.  Essa ação foi realizada em parceria com a Associação de Defesa de Direitos Humanos, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros – UDESC, Prefeitura Municipal de São José, Universidade Estácio de Sá, Universidade de São José e Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/SC.

Em São Paulo – Região Metropolitana foi realizada campanha denominada “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A campanha consistiu na distribuição de guias de serviços especializados de combate e enfretamento à violência contra a mulher, acesso à justiça, atendimento psicológico, social e de saúde. Público beneficiado: 50.000 pessoas, entre empregados, dependentes e clientes das Agências dos Correios/SPM. Ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres da cidade de São Paulo.