Services
Sobre Correios > Sustentabilidade > Vertente social > Outros projetos de âmbito nacional

Outros projetos de âmbito nacional

A presença dos Correios em todo o Brasil e a sua capacidade logística contribuem para o desempenho do papel institucional de agente de integração nacional. Esses atributos, somados à vocação social, à meta de universalização dos serviços postais e à inclusão bancária, transformam a empresa em um dos principais atores nacionais de políticas públicas e ações de responsabilidade social. Os Correios respondem às demandas governamentais e da sociedade de inúmeras formas. Conheça a seguir as principais ações:

Campanha Correios contra Aids

Faz parte de uma ação mundial de prevenção à doença. É resultado de uma iniciativa global promovida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), União Postal Universal (UPU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e UNI Global Union, lançada em julho de 2009 e que visa mobilizar a estrutura de mais de 660 mil agências de correios de todo o mundo. O Brasil é um dos sete países piloto da campanha, juntamente com Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria, para fazer das agências de correios pontos estratégicos para a distribuição de material informativo sobre prevenção para a população em geral e para os trabalhadores dos correios.

Saiba mais

ecopostal_social.jpg

EcoPostal

Ação que reaproveita, prioritariamente, os uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso interno, por meio da doação desses materiais, que antes eram incinerados, para entidades sem fins lucrativos, que os transformam em peças artesanais e as comercializam. A ação evita o impacto ambiental advindo de eventual processo de queima desses materiais. Promove, ainda, a geração de renda e emprego às famílias das entidades sem fins lucrativos, a disseminação da consciência ambiental e o resgate da cidadania, cumprindo as diretrizes de responsabilidade social empresarial.

2_CorreiosSolidariedadeExpressa.jpg

Correios Solidariedade Expressa

É uma ação de mobilização social e de solidariedade desencadeada pelos Correios quando solicitada oficialmente pelas autoridades governamentais, em situações de emergência ou calamidade pública. Tradicionalmente, a ação é desencadeada para o recebimento de donativos em agências, transporte e entrega.

Doação de bens

Os Correios promovem a doação de bens por motivo de interesse social. A doação de bens possibilita a inclusão social, o desenvolvimento da comunidade, a melhoria da educação, a inclusão digital, a geração de renda, a profissionalização de jovens e famílias, entre vários outros elementos necessários à promoção do desenvolvimento da sociedade. É uma ação que, além dos benefícios sociais, promove o descarte adequado de bens.

4_BancoPostal.jpg

Banco Postal

O Banco Postal é a marca dos Correios que designa sua atuação como correspondente na prestação de serviços bancários básicos em todo o território nacional.

Tem como objetivo levar serviços de correspondente à população desprovida de atendimento bancário e proporcionar acesso ao sistema financeiro.

Saiba mais

5_CentralBraille.jpg

Central Braille

O serviço transcreve cartas em linguagem Braille para tinta e de tinta para Braille, permitindo assim a comunicação direta entre pessoas com deficiência visual e os demais segmentos da sociedade, como prestadores de serviços, casas comerciais, instituições bancárias, concessionárias de serviços públicos e pessoas físicas em geral.

Saiba mais

Headmouse e Teclado Virtual

O headmouse e o teclado virtual são tecnologias inovadoras que permitem a pessoas com deficiência física acesso facilitado à internet e ao uso de computadores pessoais. O headmouse permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça e o teclado virtual capta os movimentos faciais, replicando-os sobre um teclado digital.

Os Correios disponibilizam estas ferramentas nos links abaixo:
- Para baixar o Headmouse
- Para baixar o Teclado Virtual