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Dúvidas Frequentes


O que é o cadastramento de pessoa física?

O cadastramento de pessoa física é um procedimento que permite o acesso ao módulo de Protocolo Eletrônico como usuário externo, possibilitando seu relacionamento com os Correios para, por exemplo:

a) protocolar processos e documentos;

b) assinar eletronicamente contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres.

O Protocolo Eletrônico propicia ao usuário externo cadastrado, economia de tempo e recursos, já que torna desnecessário seu deslocamento a uma unidade dos Correios.

Como faço para me cadastrar como usuário externo?

O cadastramento deve ser solicitado por meio da página www.correios.com.br/sobre-correios/sei-protocolo-eletronico.

Como saberei se a solicitação de cadastro foi recebida nos Correios?

Após solicitar o cadastramento será encaminhado automaticamente pelo sistema um e-mail informando que a solicitação foi recebida.

No e-mail constará a orientação para que você acesse o Protocolo Eletrônico e realize o peticionamento por meio da escolha do tipo de processo “Gestão Documental: Cadastramento de Usuário Externo no SEI”. Durante o preenchimento dos campos do processo peticionado deverão ser transmitidos os documentos digitalizados necessários para que o cadastramento seja completo.

Atenção: O acesso ao Protocolo Eletrônico será liberado até 2 (duas) horas após cadastro.

Preciso ter Certificado Digital para utilizar o Protocolo Eletrônico?

Não. A eventual assinatura de um documento por meio do Protocolo Eletrônico é realizada mediante a inserção do login (e-mail) e da senha que você informou no momento que solicitou o cadastramento.

Meu tipo de processo não está sendo exibido. Como faço?

Envie uma mensagem para o e-mail detalhando sua necessidade. Posteriormente sua necessidade será analisada e respondida.

O protocolo eletrônico substitui todos os canais de atendimento dos Correios?

Não. O protocolo eletrônico não substitui o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e nem os outros canais de atendimento aos clientes dos Correios.

Como executo a conferência de autenticidade de um documento eletrônico recebido dos Correios?

Acesse o item do menu "Autenticidade de Documentos".