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Perfil dos Correios

 

 

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e desde então vêm se modernizando para oferecer serviços com a qualidade e a eficiência exigidas pelos seus clientes e que sempre colocaram a empresa em primeiro lugar em inúmeras pesquisas de credibilidade realizadas na última década.

Vinculada ao Ministério das Comunicações, a empresa atua em todo o território brasileiro, com a importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional.

Devido à forte capilaridade da rede de atendimento, a prestação de serviços financeiros nas agências dos Correios constitui-se, cada vez mais, numa importante contribuição para a inclusão bancária de milhões de brasileiros. Desde a criação do Banco Postal, milhares de pessoas, que antes tinham que se deslocar para uma cidade vizinha para realizar uma simples operação bancária, agora contam com a comodidade de tudo poder ser feito na própria cidade onde moram.

Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções com tecnologia de ponta para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições num mercado cada vez mais competitivo.

Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, a partir de 2009 os Correios adotaram uma nova Identidade Corporativa, assumindo uma postura proativa diante dos clientes, da sociedade, dos empregados e do governo. Além de oferecer e entregar produtos e serviços, os Correios passam a entender melhor as demandas da sociedade, gerando soluções para aproximar pessoas e organizações, onde quer que estejam.

Mais do que honrar todos os compromissos assumidos com os clientes, os Correios querem se antecipar às suas necessidades e praticar a sustentabilidade, visando à evolução do negócio e ao equilíbrio econômico, ambiental e social. Essa nova postura contribuirá para que a ECT se torne uma empresa de ?classe mundial?, destacada por suas práticas e resultados.

Patrocínio cultural e esportivo

Os Correios possuem ainda forte atuação no incentivo à cultura e ao esporte, investindo em projetos em sinergia com políticas públicas que tem como objetivo ampliar o acesso de todos aos bens culturais e à prática esportiva, promover a inclusão social e a sustentabilidade.

Dessa forma, patrocinam diversas ações em todas as regiões do País, firmando a percepção da sociedade quanto a seu compromisso com o fomento da cultura e do esporte e bem-estar social, tendo destinado em 2013 cerca de R$ 36 milhões para o patrocínio de projetos da área cultural.

Por meio de seleções públicas gratuitas, pela internet, são selecionados projetos de vários segmentos que representam a rica diversidade cultural brasileira. Em 2013, como uma das ações de destaque das comemorações dos 350 anos dos Correios, foram abertas inscrições para a seleção de projetos culturais possibilitando a participação de proponentes de todo o País. Clique aqui para conhecer o resultado final dessa seleção.

Os Correios também mantêm Centros Culturais no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e Salvador (BA); Espaços Culturais em Fortaleza (CE) e Juiz de Fora (MG), além do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, ambientes propícios à promoção da arte e cultura, tornando-as acessíveis a todos.
Já na área esportiva, desde 2001, os Correios investiram R$ 232,26 milhões em patrocínio. Atualmente, a empresa é Patrocinadora Oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), apoiando o desenvolvimento de atletas desde a base até o alto rendimento, além de manter escolinhas que permitem o primeiro contato de crianças e adolescentes com o esporte.

Os patrocínios esportivos e culturais prevêem contrapartidas voltadas para a inclusão e o desenvolvimento social, bem como para a preservação do meio ambiente.

Valores investidos nos períodos:

Confederação Brasileira de Futebol de Salão - CBFS
2004/2005 4 milhões
2005/2006 4,5 milhões
2006/2007 5 milhões
2007/2008 8 milhões
2008/2009 8 milhões
2009/2010 8 milhões
2010/2011 9,3 milhões
2012/2014 20 milhões
Total 66,8 milhões
Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA*
1999/2000 3,6 milhões
2001/2002 4,5 milhões
2002/2003 4,5 milhões
2003/2004 6 milhões
2004/2005 6 milhões
2005/2006 6,9 milhões
2006/2007 7,9 milhões
2007/2008 9,7 milhões
2008/2009 9,5 milhões
2009/2010 10 milhões
2010/2011 10,4 milhões
2011/2012 16 milhões
2012/2014 46,1 milhões
2014/2016 48,7 milhões
Total 189,8 milhões**

** Valor inclui investimento no Plano Brasil Medalhas 2016 do Governo Federal
* Obs: Os Correios patrocinam a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos desde 1991

Confederação Brasileira de Tênis - CBT
2008/2009 3,8 milhões
2009/2010 4,2 milhões
2010/2011 4,5 milhões
2011/2012 5,7 milhões
2012/2014 15,9 milhões
2014/2016 17 milhões
Total 51,1 milhões
Confederação Brasileira de Handebol - CBHb
2012/2013 5 milhões
2013/2014 5,2 milhões
2014/2015 6,8 milhões
2015/2016 6.75 milhões
Total 23.75 milhões

Sustentabilidade

"O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades." Trecho da ABNT NBR ISO 26000:2010.

A responsabilidade empresarial frente à sustentabilidade é uma realidade mundial das organizações. Os Correios são uma organização que se preocupam com o futuro e já realizam consideráveis esforços tendo como base o tripé da sustentabilidade. Por esse motivo, as ações descritas estão organizadas segundo o princípio internacional do Triple Botton Line, que divide a sustentabilidade em três ramos, pilares ou vertentes, a saber: econômico, social e ambiental.