Serviços

Sobre o Centro

 Centro Cultural Correios – Recife está localizado na Av. Marquês de Olinda, 262, em área privilegiada do centro antigo da cidade tombada pelo IPHAN e considerada Zona Especial de Proteção Histórica (ZEPH – 09) através da Lei Municipal 16.290/97.

Mais sobre o centro
O prédio é uma construção do início do século passado e foi adquirido pelo então Departamento de Correios e Telégrafos – DCT em 1921 para ser a sede dos Correios em Pernambuco.

Integralmente restaurada, a edificação conta com cinco pavimentos e dispõe de seis salas de exposição, auditório, restaurante (bistrô), sala com peças históricas e uma agência postal.

O edifício é de composição eclética e linguagem arquitetônica influenciada pelo classicismo francês. A obra de restauro representou um investimento de mais de R$ 5 milhões e permitiu a recomposição original do projeto do prédio, com a abertura da clarabóia, da escada e do elevador panorâmico.

O Centro, inaugurado em 31/7/2009, integra o conjunto de pontos turísticos do bairro, um dos principais da capital pernambucana, que já dispõe de atrativos como: a Rua do Bom Jesus, a 1ª Sinagoga das Américas, a Igreja da Madre de Deus, o Paço Alfândega e a Torre Malakoff, além de teatros, livrarias, restaurantes e outros espaços culturais.

O funcionamento do Centro é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

Confira a planta baixa do Centro Cultural Correios de Recife

 

Programação

Exposição interativa sobre a história da TV brasileira é inaugurada em Recife

recife.jpg

 A “Vila Digital” é um espaço aberto ao público e conta a evolução da televisão no Brasil, do preto e branco à era da interatividade.

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, inaugurou, no último sábado (03/06), a “Vila Digital”. No espaço, localizado no Centro Cultural Correios Recife (CCC Recife), os visitantes podem viajar no tempo, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital. Além da exposição, a “Vila Digita” também conta com um ambiente interativo que oferece atividades para todas as idades.

A iniciativa tem curadoria da PRÓ-TV e faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região metropolitana de Recife sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorre no dia 26 de julho. Após essa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.

Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000.

Entre as atividades interativas, características da era da TV digital, a exposição oferece um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas e simular a apresentação de um programa no estúdio de TV. Quem tiver coragem, pode se arriscar no “Você é o show”. Diante de uma câmera, o visitante se torna cantor de reality show para os amigos. É só sacar o smartphone e compartilhar nas redes sociais o que estiver vendo e vivendo.

A última estação da “Vila Digital” mostra que o futuro já chegou. É a convergência digital. Hoje, o mundo está conectado e na palma da nossa mão. O desligamento do sinal analógico de TV permitirá a expansão do sinal 4G em 700 MHz, uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem à internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. As pessoas e as cidades estarão ainda mais conectadas.

Papo de TV

Na inauguração, 3 de junho, a PRÓ-TV organizou, no CCC Recife, a mesa redonda “Papo de TV”, no qual foi discutido o futuro da televisão em Recife. Participaram do debate, Gunnar Bedicks (diretor técnico da Seja Digital;  André Rocha (diretor técnico da Rede Tribuna/Band);  Carol Duca (diretora de tecnologia da Rede Globo) e Geraldo Ricarte (diretor de Engenharia e Projetos da Record TV). O debate também teve a participação do público.

Vila Digital

Centro Cultural dos Correios Recife (Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife)

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 17h, até 9 de Julho.

Visitação: do público em geral e de alunos de escolas públicas de Recife e de outros  municípios.

Entrada franca. 


Centro Cultural Correios inaugura a exposição Linguagem do Agreste II
Linguagem do agreste

Obras de Joaz Silva serão apresentadas em primeira mão no CCC, antes de seguirem para a Bienal de Florença

O artista plástico pernambucano Joaz Silva vai inaugurar, nesta quinta-feira (11), a exposição “Linguagem do Agreste II” no Centro Cultural Correios - Recife (CCC). Com cores fortes e pinceladas impressionistas, Joaz apresenta, em primeira mão, obras que também serão exibidas na Bienal de Florença, em outubro. O artista também leva ao CCC tela finalista do salão de artes “Art Revolution Taipei” deste ano.

A exposição foi prorrogada até 7 de julho. O Centro Cultural Correios funciona de segunda a sexta, das 12h às 16h30, e fica na Avenida Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo.  Fone: (81) 3424-1935.  A entrada é franca.


Centro Cultural Correios reabre com mostra do Abril Pro Rock

 Convite

O Centro Cultural Correios - Recife (CCC-Recife) reabriu ao público na última quarta-feira (12), às 19h, com a inauguração da 6ª Mostra Pôster Arte Design, integrante da programação do festival Abril Pro Rock. Com cerca de 60 cartazes e pôsteres de festivais de várias artes do mundo, a exposição explora as possibilidades da cena artística visual do estado, do Brasil e do mundo. A entrada é gratuita.

O CCC-Recife já tem uma grade de programação montada para o restante do ano, por meio de cessão de espaço, e irá funcionar, neste momento, com dois pavimentos abertos ao público: térreo, com sala de exposição, e primeiro andar, que conta com auditório, Sala Histórica dos Correios e hall para exposição e lançamentos de obras artísticas.

Mostra — A Mostra Pôster Arte Design ocupa um pavimento do CCC-Recife e reúne trabalhos de vários países, como Macedônia, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Argentina. De acordo com o curador do APR25, Paulo André Moraes, a proposta é reunir peças que deixaram sua marca no mundo visual da música. Entre os destaques da exposição, que é apresentada pela Petrobras e tem o apoio do Centro Cultural Correios - Recife, estão os pôsteres das 24 últimas edições do festival, pôsteres do Central Park Summerstage, de Nova York; do Roskilde Festival, da Dinamarca; Dosol, do Rio Grande do Norte; e do Demo Sul, do Paraná. A 6ª Mostra Pôster Arte Design estará aberta ao público no dia 12 de abril e segue até 31 de maio.

Serviço
6ª Mostra Pôster Arte Design
Centro Cultural Correios - Recife
Período: Prorrogada até 21 de julho
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h30
Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife
Entrada gratuita

Centro Cultural Recife


Visitação:
Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
50031-970 - Recife – PE
Telefone: 081 3224 5739 / 3424 1935
Fax: 081 3224 5739
e-mail:

Funcionamento:
O Centro Cultural Correios recebe visitantes de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Entrada franca.