Você > Notícias > No Dia do Selo, Correios lança nova emissão para os Jogos Rio 2016

No Dia do Selo, Correios lança nova emissão para os Jogos Rio 2016

Nesta segunda-feira (1º), em comemoração ao Dia do Selo, os Correios colocam em circulação a Emissão Série América: Jogos Rio 2016 - Arenas Olímpicas e Paralímpicas. A emissão filatélica, lançada na semana em que começam os Jogos Olímpicos Rio 2016, destaca a importância das arenas esportivas que serão palco de momentos emocionantes e inesquecíveis durante os Jogos Rio 2016, entre agosto e setembro.

Duas minifolhas destacam seis instalações de competição: Estádio Olímpico, Velódromo Olímpico do Rio, Arena da Juventude, Maracanã, Sambódromo e Estádio da Lagoa. As versões são diferenciadas pelas logomarcas utilizadas – uma leva a marca dos Jogos Olímpicos e a outra a dos Jogos Paralímpicos.

Na parte inferior esquerda de cada minifolha há o logotipo da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), que também tem os Jogos Rio 2016 como tema principal na série de selos emitida anualmente em seus países membros.

Dia do Selo - A data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de Boi. O lançamento ocorreu em 1º de agosto de 1843, com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.

O Brasil foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento – antes, o responsável pelo pagamento da postagem era o destinatário. Essa conquista marcou de forma definitiva o destino dos Correios.