Você > Notícias > Correios testa serviço de AR eletrônico em tempo real

Correios testa serviço de AR eletrônico em tempo real

Brasília, 16/11/2016 - Desde outubro, os Correios realizam o teste-piloto do novo serviço adicional de Aviso de Recebimento Eletrônico (e-AR), em 21 agências na cidade de São Paulo. O projeto é um redesenho do Aviso de Recebimento tradicional, que hoje possibilita, mediante o preenchimento de formulário próprio, comprovar para o remetente a entrega do objeto e quem o recebeu. O serviço atualmente é realizado nas modalidades Convencional e Digital.

No novo modelo, utiliza-se uma plataforma sustentável, com a proposta de comprovar e informar a entrega eletronicamente ao cliente (remetente), por meio da captação da imagem do formulário com assinatura (o aceite) do objeto pelo destinatário. Ao mesmo tempo, o cliente remetente tem a garantia de receber informações relativas ao recebedor do objeto em tempo real.

Entre as vantagens do novo sistema está a supressão dos formulário físicos e a redução dos processos manuais decorrentes do tratamento e da distribuição de objetos qualificados, reduzindo custos da área operacional e diminuindo o tempo de atendimento em relação ao AR Convencional nas agências dos Correios.

Piloto – São Paulo foi escolhida porque todos os distritos postais do município contam com smartphones no processo de distribuição. Nessa primeira etapa, o Aviso de Recebimento Eletrônico está disponível para os clientes de varejo, nas postagens de encomendas e mensagens. As informações emitidas podem ser consultadas em smartphones, tablets e desktops, com a opção de impressão pelo próprio cliente.

Após o término do piloto, os resultados serão avaliados para realizar a expansão do serviço para todo o país.