Você > Notícias > Correios promove Jornada de Liderança Feminina

Correios promove Jornada de Liderança Feminina

Os Correios promovem, na próxima quinta-feira (26), a Jornada de Liderança Feminina, que será realizada simultaneamente em sua sede (Brasília) e em todas as 28 diretorias regionais do Brasil. Em Brasília, o evento contará com a presença da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci; da  Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Nilma Lino Gomes; e da representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. O objetivo principal dessa atividade é fortalecer a imagem da mulher nas decisões e nos processos de mudança e crescimento da empresa.

Além de contribuir para o processo de aprimoramento das competências das mulheres dos Correios, o evento tem a intenção de proporcionar às mulheres e homens empregados a possibilidade de conhecer/reconhecer habilidades específicas de lideranças femininas, despertar nas mulheres o interesse em desenvolver sua liderança e fazer com que empregados e empregadas reconheçam o contexto histórico-social e percebam a importância em desenvolver esse tema no ambiente corporativo. Essa é mais uma ação conjunta alinhada ao Programa de Desenvolvimento de Liderança dos Correios, à Mesa Nacional de Negociação – Mulheres, e às adesões dos Correios ao Programa Pró-equidade de Gênero e Raça e aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. 

Atualmente, 28 mil mulheres fazem parte do quadro de empregados dos Correios (24% do efetivo total). Já em cargos de gestão, a porcentagem aumenta: as mulheres ocupam hoje em torno de 30% do total. 

Ações — Os Correios atuam na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática, por meio de ações para valorização da mulher e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País. Em 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) concedeu à estatal o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, dado a organizações que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente do trabalho. Desde 2011, os Correios participam do programa homônimo desenvolvido pela SPM/PR, com objetivo de contribuir para a eliminação da discriminação racial e das desigualdades vivenciadas pelas mulheres no ambiente de trabalho. Também em 2011, a empresa formalizou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, junto à ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas, e em 2014, a empresa aderiu, em parceria novamente com a SPM/PR, à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”, com o objetivo de promover a difusão, promoção e fortalecimento de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

25/03/2015