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Vale Postal Eletrônico - Nacional

É o serviço de transferências financeiras nacionais dos Correios, que facilita o envio de dinheiro entre remetentes e destinatários localizados dentro do território brasileiro, de forma rápida, econômica e segura. Está disponível para você e para a sua empresa.


Disponibilidade do serviço:

Em todo o território nacional

Quem pode usar: 

- Pessoa física (Brasileiros e Estrangeiros) 
- Pessoa Jurídica 

Como funciona

Documentos necessários para o envio ou recebimento:


Pessoa Física Brasileira

- CPF (obrigatório o registro no sistema de atendimento) 
- Carteira de Identidade ou algum dos documentos a seguir: 
     - Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) 
     - Carteira de Habilitação; 
     - Carteira de Conselho de Classe; 
     - Certificado de Alistamento Militar; 
     - Certidão de Reservista ou Dispensa de Incorporação; 

Pessoa Física Estrangeira

- Apresentação do passaporte ( obrigatório o registro no sistema de atendimento).

Pessoa Jurídica 

- CNPJ
e para o representante legal:
- número do CPF; 
- Comprovação de representação legal e 
- Carteira de Identidade ou algum dos documentos a seguir:
     - Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; 
     - Carteira de Habilitação; 
     - Carteira de Conselho de Classe;
     - Certificado de Alistamento Militar; 
     - Certidão de Reservista ou Dispensa de Incorporação; 

Obs: Na postagem, é necessário informar o número do CPF/CNPJ do destinatário ou, se estrangeiro, o número do passaporte e o país de origem.

Entrega

Prazo de Entrega

O pagamento on-line estará disponível ao destinatário em até 4 dias úteis a partir da data de postagem. 

Especificidades

Operação para empresas e profissionais liberais: 

O Vale Postal Eletrônico para empresas consiste na transferência financeira de um remetente para vários destinatários ao mesmo tempo em qualquer lugar do Brasil. 

Para usar o serviço, é necessário formalizar um contrato específico para detalhamento e formalização da prestação desse serviço. 

A operação começa quando o contratante entrega aos Correios o arquivo eletrônico com os dados dos destinatários (Nome, CPF/CNPJ, passaporte e país de origem, para estrangeiros residentes no Brasil, finalidade da remessa, valor pago e endereço completo), por meio de um aplicativo fornecido pelos Correios e instalado no ambiente da empresa. 

O contratante, então, deposita os valores a serem transferidos na conta dos Correios e, depois de comprovada a realização desse depósito, os pagamentos são disponibilizados para entrega aos destinatários nos guichês de atendimento de mais de 6.200 agências dos Correios em todo o país. 

Na contratação, a empresa poderá definir em que agência o pagamento será feito. 

Não há limite para a quantidade de remessas por emissão.

Recebimento por terceiros:

Caso o destinatário esteja impossibilitado de comparecer a uma agência de Correios para receber o pagamento, poderá autorizar um representante legal (Preposto), utilizando o formulário transferência de pagamento. Baixe aqui o formulário. Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório.

Alternativamente, pode-se utilizar de procuração com firma reconhecida em cartório. 

Comunicação da disponibilidade do dinheiro e do pagamento do Vale: 

Com a utilização do meio eletrônico para o pagamento ao destinatário, os Correios buscaram garantir maior segurança, rapidez e certeza de disponibilidade em qualquer agência credenciada. Com isso o aviso de chegada, anteriormente utilizado para todas as remessas, perdeu sua importância, deixando de ser obrigatório para ser opcional. Mesmo assim, caso haja interesse do remetente, os Correios avisam o destinatário, por meio de Telegrama, mediante a utilização do serviço Aviso Vale Postal Eletrônico. 

O cliente também pode optar pelo aviso de Pagamento do Vale no momento da postagem, caso haja interesse de ser avisado que o vale foi pago ao destinatário. 

Por que usar este serviço?

- A transferência do dinheiro é realizada por meio eletrônico;
- É fácil de usar, rápido, seguro e barato;
- Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa;
- Observa normas legais do BACEN e COAF;
- Possui finalidade social, em conformidade com políticas de inclusão social (Governo e UPU);
- Está disponível em mais de 6.200 agências credenciadas;
- Promove o desenvolvimento econômico com a transferência de renda a localidades distantes.

Para enviar ou receber remessas basta comparecer a uma de nossas agências credenciadas para realização do serviço.

ATENÇÃO: Este serviço não é prestado por Agência de Correios Comercial – ACC e Agência de Correios Franqueada - ACF.

Empresas e profissionais liberais:

Contate um representante comercial dos Correios e agende um visita para negociação e assinatura do contrato.

Preços:

Veja aqui o preço deste serviço.

Prazos:
 

Prazo de Entrega

O pagamento on-line estará disponível ao destinatário em até 4 dias úteis a partir da data de postagem.

Prazo máximo para retirada

O pagamento ficará à disposição do destinatário até 365 dias corridos a partir da data de postagem. 

Passado esse prazo, a remessa ficará disponível para pagamento somente ao remetente por mais 4 anos e bloqueada para pagamento ao destinatário.

ATENÇÃO: Este serviço não é prestado por Agência de Correios Comercial – ACC e Agência de Correios Franqueada - ACF.
 

Para consultar uma remessa de Vale Postal e verificar a sua situação atual, clique aqui

Documentos

Baixe aqui o formulário de transferência de pagamento para representante legal (Preposto). Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório.