SEDEX

Serviço de encomenda expressa de documentos e mercadorias.


Disponibilidade do serviço:

Em todo o território nacional

Quem pode usar: 

- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato;
- Pessoas jurídicas com contrato.

Como funciona

Serviços Básicos:

- Entrega domiciliar;
- Registro automático;
- Indenização automática.

Entrega

Forma de entrega:

O SEDEX possui entrega domiciliar, em dias úteis, de segunda a sábado, em todos os municípios do Brasil.

Tentativas de entrega:

Haverá 3 (três) tentativas de entrega em dias úteis seguidos, sendo a primeira na mesma data de chegada na unidade de distribuição.

Sendo impossível a entrega devido a casa fechada ou ausência de pessoa civilmente capaz, a encomenda ficará disponível para entrega na agência mais próxima do endereço do destinatário, durante sete (7) dias corridos, após o que será devolvida ao remetente.

A entrega no balcão da unidade postal é feita apenas ao próprio destinatário, ou a pessoa por ele autorizada, no campo apropriado do aviso de chegada deixado pelo carteiro.

Se a entrega não for possível por outros motivos, a encomenda será devolvida de imediato.

Indenização por atraso na entrega:

Devolução progressiva por dias de atraso, sobre os valores pagos na postagem da remessa:
a) 10% para 1 dia
b) 20% para 2 dias
c) 30% a partir 3 dias
Os valores referentes aos serviços adicionais e produtos eventualmente adquiridos não serão devolvidos.

A entrega da encomenda em área rural ou de risco é realizada exclusivamente na agência dos Correios mais próxima do endereço do destinatário.

Especificidades

Coleta das encomendas: 

O serviço de coleta programada é oferecido aos clientes com contrato em localidade com população superior a 200.000 habitantes e será realizada em dias e horários previamente programados.
O serviço de coleta não programada - Disque Coleta, é oferecido nas localidades de cobertura do serviço e será realizada mediante solicitação do cliente no site dos Correios ou na Central de Atendimento ao Cliente – CAC.

Por que usar este serviço?

- Entrega no endereço do destinatário em todos os municípios brasileiros;
- Rastreamento do objeto: estarão disponíveis no site dos Correios informações sobre a situação de entrega do objeto, ou, na sua impossibilidade, os motivos respectivos da não entrega;
- Realização de até três tentativas de entrega;
- Possibilidade de coleta domiciliar (somente Pessoas Jurídicas com contrato).

Termo de uso

Termo de Condições de Prestação de Serviços de Encomendas Nacionais
Termo de Participação no Programa de Relacionamento para os Clientes de Encomendas

A postagem do objeto poderá ser realizada em qualquer Agência dos Correios ou por meio do Disque Coleta.

Caso sua necessidade seja contratar o serviço SEDEX, contate um de nossos representantes comerciais.

Quanto custa:

Para definição do preço da remessa, consideram-se o peso real em gramas, o volume em cm³, a origem e o destino da encomenda, acrescido dos valores referentes aos serviços opcionais e serviços complementares eventualmente adquiridos.

Simule o preço de sua encomenda SEDEX com pagamento à vista.

Como pagar:

  • Dinheiro em espécie;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Cheque da própria praça e do próprio interessado, nominativo à ECT ou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  Conheça as condições para pagamento com cheque.

A faturar

Fatura mensal somente para clientes pessoa jurídica, mediante contrato a ser firmado nas Gerências,  Contatos Comerciais de cada estado.

Prazo de entrega:

Varia conforme as localidades de origem e destino da remesa.

Veja o prazo de entrega da sua encomenda

Prazos de guarda: 

Em caso de não-entrega, após a 3ª tentativa, a encomenda irá para Posta Restante da Agência mais próxima do endereço do destinatário, onde permanecerá por um prazo de 7 dias corridos. Após esse prazo ela será devolvida imediatamente ao remetente.

No destino 
A encomenda ficará disponível para retirada pelo destinatário, por 7 dias corridos quando endereçada a Posta Restante Pedida ou quando se tratar de Posta Restante Caída. 
Quando se tratar de endereçamento para Caixa Postal, a encomenda ficará disponível na agência por 30 dias corridos.

Restrições:

Verifique quais conteúdo que os Correios não transportam.
Verifique os limites de dimensões e pesos.

Nas postagens na área da Zona Franca de Manaus e nos municípios de fronteira internacional, as encomendas devem ser apresentadas abertas, para atender a determinações da Receita Federal e órgãos de segurança.

A Nota Fiscal ou Formulário de Discriminação de Conteúdo devem ser acondicionados em envelope plástico transparente auto-adesivo e afixados, preferencialmente, na parte externa da embalagem

Acondicionamento: 

Todo Documento e mercadoria Sedex deverá ser acondicionado e fechado, pelo remetente, em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. A embalagem pode ser adquirida nos Correios, em outros fornecedores ou fabricada pelo próprio cliente, desde que atenda às condições recomendadas: envelopes, caixas, pacotes e rolos feitos de papel, plástico, isopor, madeira ou metal, embrulhados em papel liso e resistente. Para saber mais, veja como embalar a sua encomenda.