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Vale Postal Eletrônico dos Correios: o jeito fácil de enviar e receber dinheiro do Brasil e do Exterior


Transferências Nacionais 

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Você pode enviar e receber dinheiro pelos Correios sem a necessidade de conta bancária. É fácil, rápido e seguro. Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa. São mais de sete mil agências em todo o país, perto de você! 

 

Transferências Nacionais para Empresas 

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Nos Correios, sua empresa pode enviar dinheiro para vários clientes sem necessidade de conta bancária. É rápido, seguro e facilita as relações com clientes e fornecedores. Sem cobrança de tarifa no recebimento. Disponível na agência mais próxima de você!

 

Transferências Internacionais 

Você precisa enviar ou receber dinheiro do exterior para a manutenção de residentes ou estudantes? Nos Correios você pode e não é necessário ter conta bancária. É rápido, fácil e seguro. Também não há cobrança de tarifa no recebimento. Disponível em todas as agências.

 O que é? 

É o serviço que permite realizar transferências de dinheiro para o Brasil e o Exterior. São duas modalidades: Vale Postal Eletrônico Nacional e Vale Postal Eletrônico Internacional.  


 Quem pode utilizar este serviço? 

Transferências nacionais: Pessoas físicas (Brasileiros e Estrangeiros) e Pessoas jurídicas;  

Transferências internacionais:  Pessoa física 


 Como funciona?

Envio

Pessoas Físicas:

Apresentar CPF* e Carteira de Identidade (RG) para realizar a transação. Caso não tenha RG, são aceitos os seguintes documentos com foto:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira de Habilitação;
  • Carteira de Conselho de Classe;
  • Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação.

Se estrangeiro apresentar apenas o passaporte*.

Pessoas Jurídicas:

O representante legal da empresa deve apresentar CPF, carteira de identidade e a comprovação da representação legal, além do CNPJ da empresa. Caso não tenha RG, poderá apresentar um dos documentos com foto que constam da lista de pessoa física.

 

Na postagem, tanto para pessoa física quanto para jurídica, é necessário informar o nome, endereço, número do CPF/CNPJ do destinatário ou, se estrangeiro, o número do passaporte e o país de origem. 

No caso de transferências para o exterior, a conversão da moeda será realizada no momento do atendimento e o valor será pago em Reais.

Nas transações nacionais, o remetente deverá informar o número do vale postal ao destinatário para que ele possa receber o valor em uma das nossas agências. O remetente também pode solicitar o serviço adicional de envio de telegrama ao destinatário informando que há uma remessa de dinheiro disponível para ele.


Recebimento

Para receber as remessas originárias e pagas no Brasil o destinatário do vale postal deverá comparecer à agência com o número do Vale Postal;

Para receber as remessas provenientes do Brasil e pagas no exterior o destinatário será notificado pelo correio do país de destino. Em geral, esta notificação ocorre por meio de carta com Aviso de Chegada, indicando a agência onde será efetuado o pagamento.

Exceção:

As remessas destinadas à Itália não possuem notificação. Neste caso, basta o cliente comparecer a uma agência do Correio Italiano e informar o número da remessa emitida no Brasil para receber o dinheiro. O número deverá ser informado conforme exemplo abaixo:

  • Número da remessa no Brasil: 01003254563. Número a ser informado na Itália: 13254563 (informar sem os zeros à esquerda)

 

No Brasil, após a confirmação da transação, o valor estará disponível para recebimento nas agências de Correios. Entretanto, sua efetivação estará sujeita à disponibilidade de dinheiro e agendamento de saque na agência.  Consulte disponibilidade na agência mais próxima de você.  

Para remessas vindas do exterior e pagas no Brasil é enviado um Aviso de Chegada ao endereço informado pelo remetente. É só comparecer à agência indicada com documentos e número do vale postal.

 

Transferências de uma Empresa para vários destinatários simultaneamente

É necessário celebrar um contrato de prestação do serviço de acordo com a necessidade da empresa. Fale com o gerente da agência mais próxima ou entre em contato com um dos nossos representantes comercial.

Essa modalidade é exclusiva para as transações realizadas no Brasil.

 

Como funciona o envio para vários destinatários 

  1. Transferência: por meio de um aplicativo específico, a empresa contratante envia aos Correios arquivo eletrônico com os dados dos destinatários* da remessa;
  2. A empresa contratante deposita os valores a serem transferidos na conta dos Correios e, depois de comprovado o depósito, os pagamentos são disponibilizados para os beneficiários na(s) agência(s) de Correios. 

* Nome, CPF/CNPJ, passaporte e país de origem para estrangeiros residentes no Brasil, finalidade da remessa, valor a ser pago e endereço completo.  

  

 Dúvidas, recomendações e restrições

Veja o que pode ou não ser realizado com este serviço:

Limites por remessa: 

1)     Nacional: 

  • Remessa de balcão: valor máximo de R$ 1.000,00 por remessa;
  • Remessa de contrato: valor máximo de R$ 5.000,00 por remessa.

*Este serviço não é prestado por Agência de Correios Comercial – ACC e Agência de Correios Franqueada - ACF. 

2)     Internacional

*Não são permitidas transferências internacionais para fins diferentes de manutenção de residente e/ou estudante. 

 

 Outras informações

  • Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa;
  • Recebimento por terceiros: caso o destinatário esteja impossibilitado de comparecer à  agência, poderá autorizar um representante legal (Preposto), utilizando o formulário transferência de pagamento. Baixe aqui o formulário. Preencha, imprima, assine e reconheça firma em cartório. Se preferir, pode fazer uma procuração com firma reconhecida;
  • Nas remessas nacionais, o valor ficará à disposição do destinatário até 180 dias corridos a partir da data de envio. Passado esse prazo, a remessa ficará disponível somente para o remetente por mais 4 anos, e será bloqueada para o destinatário;
  • Nas remessas internacionais, o valor ficará à disposição do destinatário até o último dia útil do mês seguinte ao da data da postagem. Exceção apenas para a Itália, cuja validade é de um mês no exterior. Ao término da validade a remessa é devolvida ao emissor.
  • O serviço observa normas legais do BACEN e COAF;
  • Possui finalidade social, em conformidade com políticas de inclusão social (Governo e UPU).