Portal dos Correios
Correios de A a Z > Despacho Postal

Despacho Postal


O que é o Serviço de Despacho Postal?

 

Você sabia que toda a compra internacional é uma importação?

O despacho postal não é frete nem tributo, é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos operacionais da atividade econômica, como por exemplo: inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos. O serviço foi instituído pelos Correios devido ao crescimento exponencial das importações e a consequente elevação dos custos de operação para nacionalização das encomendas.

O mercado de entrega de encomendas internacionais no Brasil é concorrencial e a cobrança do serviço de suporte ao tratamento aduaneiro já é praticada há muito tempo por operadores privados do setor no Brasil.

Todas as encomendas internacionais estão sujeitas à cobrança do serviço de Despacho Postal, independentemente de serem tributadas ou não pela Receita Federal. Os objetos devidamente caracterizados como Cecograma Internacional (correspondência internacional impressa em relevo pelo sistema Braille para comunicação de deficientes visuais expedidos por/ou endereçados a instituições de cegos oficialmente reconhecidas) estão isentos da cobrança do valor do Despacho Postal.

De que forma o cliente/importador será avisado sobre a necessidade de pagamento do Despacho Postal?

A principal forma de acompanhamento é pelo Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) no site dos Correios: www.correios.com.br/rastreamento.

Caso o telefone esteja disponível na encomenda, os Correios enviarão um SMS ao cliente informando sobre a chegada do objeto no Brasil e a necessidade do pagamento. Caso não haja no rótulo do objeto o número de celular, será enviada uma carta com as orientações a respeito do pagamento.

 

 

Qual o Valor cobrado?

Um valor fixo de R$ 15,00 por encomenda internacional.

O Despacho Postal é cobrado por cada remessa, separadamente, independentemente do tamanho.

O acompanhamento sobre o momento do pagamento do Despacho Postal é disponibilizada no Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO (www.correios.com.br/rastreamento).

Para realizar o pagamento basta acessar o link do ambiente Minhas Importações presente no rastreamento ou então acessar diretamente o ambiente Minhas Importações

https://apps.correios.com.br/portalimportador

Este acesso se dá mediante login via IdCorreios.

Para se cadastrar no IdCorreios:

https://apps.correios.com.br/idCorreios

O pagamento do Despacho Postal ficará disponível ao cliente por 30 dias. Após essa data, as encomendas sem pagamento serão devolvidas à origem.