Logística Integrada

Solução indicada para a sua Instituição atingir o melhor nível de rentabilidade de seus serviços logísticos e encantar seus clientes internos, externos e cidadãos. Os Correios estão presentes em todos os municípios do país, com estrutura logística instalada composta por armazéns, veículos, unidades de atendimento e centros operacionais, permitindo o desenvolvimento de soluções personalizadas para operações logísticas de qualquer porte.

A Logística Integrada contempla serviços customizados de armazenagem, gerenciamento da cadeia de abastecimento, preparação de pedidos, distribuição e entrega de documentos e materiais não perecíveis, trazendo como benefícios:

  • Otimização de processos.
  • Direcionamento de mão de obra própria para a atividade fim do Órgão.
  • Profissionalização na Gestão de Estoques e materiais internos.
  • Expertise dos Correios na atividade.
  • Responsáveis por importantes operações, mediante parcerias com Órgãos de Governo, os Correios executam atualmente:

Distribuição do Livro Didático: desde 1994, a entrega em todas as escolas públicas do país dos livros didáticos adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com estrutura logística dedicada.

Operação Leve Leite: serviços logísticos de armazenagem, gestão de estoque e distribuição domiciliar em mais de 340 mil residências de leite em pó aos alunos com idade entre 1 a 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de São Paulo.

Gestão de Armazém: parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG) desde 2007, para administração de seu armazém e execução de todas as atividades de gestão e de distribuição de materiais de consumo a todas as unidades do TRT no estado. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): desde 2009, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para encaminhamento,
distribuição, coleta e retorno das provas do exame ENEM. São mais de 4,5 milhões de alunos do ensino médio, distribuídos em mais de 8,5 mil pontos de entrega em aproximadamente 1.700 municípios brasileiros.

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): desde 2009, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para encaminhamento, distribuição, coleta e retorno das provas do exame ENEM, com segurança e discrição. Em 2014, serão mais de 9 milhões de candidatos, distribuídos em mais de 8,5 mil locais de provas, realizadas simultaneamente em mais de 1.700 municípios brasileiros, em todos os Estados.

Eleições: movimentação, controle e logística reversa de urnas e materiais eleitorais entre as sedes das instituições e os locais de votação. Amplamente utilizado pela Justiça Eleitoral, o serviço atende também qualquer entidade que tenha necessidade de promover eleições, plebiscitos, consultas populares, etc.

Remédio em Casa: solução de Logística Integrada, parcial ou completa, de gestão de estoque, armazenagem e entrega de medicamentos a portadores de doenças crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo), cadastrados e acompanhados pelas Secretarias de Saúde.

Mensageria: solução para coleta, tratamento e distribuição de objetos postais e documentos internos entre os setores do cliente, com possibilidade de rastreamento de toda documentação através de consulta on-line no Sistema de informação.

Vantagens para o cliente:

> Redução dos custos com Recursos Humanos: Mão-de-obra especializada cedida pela ECT, com experiência nas atividades de coleta, tratamento e distribuição de objetos;

> Redução dos custos com transporte: Veículos e motoristas (estrutura dedicada), cedidos pela ECT;

> Gestão da Informação: Sistema de registro e rastreabilidade dos objetos tramitados;

> Padronização do sistema de controle do fluxo de objetos tramitados; 

> Maior segurança e sigilo no tratamento das informações;

> Agilidade, regularidade e segurança na distribuição das remessas.

Alguns de nossos clientes:

- Tribunal de Justiça do Espírito Santo;

- Tribunal de Justiça de Minas Gerais;

- Tribunal de Justiça de Rondônia;

- PETROBRÁS (Rio de Janeiro e Espírito Santo);

- Ministério Público do Pará;

- Companhia Estadual de Energia Elétrica (Rio Grande do Sul);

- Boulevard Shopping (Pará);

- Shopping Iguatemi (Bahia)