Governo > Governo Estadual > Documentos e correspondências

Carta Comercial

É o tradicional serviço de correspondência postal, ofertado ao mercado exclusivamente pelos Correios. É o meio de comunicação de que o cliente dispõe para a troca de mensagens escritas, de natureza administrativa, social, comercial ou qualquer outra que contenha informação de interesse específico do destinatário.

Além da comunicação escrita, é aceita também a postagem de CDs, DVDs, tokens, pen drives, cartões de memória e mídia player portátil, tais como MP3 e similares, desde que sem valor mercantil e com peso máximo de 500 gramas.

A Carta Comercial é o serviço mais difundido entre os Órgãos de governo, muito utilizado na postagem de documentos importantes, que possuem urgência na entrega, com sigilo, integridade e confiabilidade, benefícios garantidos em Lei, assegurados exclusivamente pelos Correios.

Possui como serviços adicionais as opções de:

Registro

é emitido documento comprobatório da postagem, identificado pela aplicação de numeração específica que permite acompanhar o trâmite (postagem e entrega) por meio de Sistema de Rastreamento dos Correios.

Aviso de Recebimento (AR)

Documento com validade judicial e fé pública inquestionável. É anexado ao objeto postal e preenchido no momento da entrega com a data, a hora e os dados da pessoa que recebeu o objeto para encaminhamento imediato ao remetente. O AR está disponível nas formas física, com devolução do documento impresso, e digital, com envio da imagem por transmissão eletrônica ou em mídia de dados.

Mão Própria (MP)

Serviço que garante a entrega exclusivamente ao destinatário da correspondência.

Indenização complementar

Permite a cobertura de conteúdos, mediante pagamento de percentual sobre o valor declarado, para fins de ressarcimento, em casos de eventual extravio, avaria ou espoliação.