Portal dos Correios

Sobre o Espaço

 

Mais sobre o espaço


Sobre o Espaço 

O Espaço Cultural Correios ocupa um belíssimo prédio histórico na Praça da Alfândega, localizada no Centro de Porto Alegre. Inaugurado em 1914 e tombado pelo IPHAN em 1980, o edifício foi sede dos Correios na capital gaúcha por décadas e atualmente abriga também o Memorial do Rio Grande do Sul. Entre as atividades realizadas estão exposições de artes visuais, oficinas, eventos e visitas guiadas à Sala Histórica.

 Mais sobre o Espaço

Com o objetivo de fomentar ações culturais, abrigar a memória postal e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre foi constituído em 2005. Promove suas atividades num prédio que foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan e que está situado entre outros dois importantes espaços de arte do Estado: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Santander Cultural. 

No térreo do prédio, um amplo espaço está disponível para abrigar exposições artísticas e outras atividades culturais. Além de receber projetos selecionados através de edital, o local também está apto a acolher, através do sistema de escolha direta, ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais.

 Programação 

Sala Histórica Correios

A história dos Correios nos últimos dois séculos é contada através de uma coleção de móveis, máquinas e equipamentos. Os visitantes podem conhecer a memória da empresa e resgatar a história da correspondência no Brasil, agendando uma visita guiada ao espaço.

 

Exposição

 Exposição de esculturas Sinfonia das Pedras

                                                                                        

A partir de 3 de agosto às 11h, acontece a abertura da exposição “Sinfonia das Pedras” no Espaço Cultural Correios Porto Alegre. A mostra tem a curadoria de José Francisco Alves e reúne 46 esculturas em pedra, de 24 artistas* que fazem parte da “Confraria das Pedras”, um grupo de escultores do Rio Grande do Sul movido pela paixão pelas pedras.

                                                                                                

O trabalho de talhar a rocha é duro pela alta exigência física, material e de tempo, além da necessidade de infraestrutura adequada de ateliê, o que torna essa arte uma das mais seletivas. “Não há como extrair a forma das rochas sem o embate físico com o material, a luta dos músculos contra os duros grãos dos mármores, granitos ou basaltos, forjados pelos milhões de anos geológicos”, explica o curador da exposição e Doutor em História da Arte, José Francisco Alves. “Por tudo isso, cabe destacar que chegamos a esta exposição seletiva por um grande esforço desses bravos artistas. Encantados pela atração das rochas, suas forças criativas e físicas nos apresentam uma ampla gama de possibilidades a partir do mesmo gesto – extrair material de dentro para fora de uma sólida rocha: formas diversas, abstratas, figurativas, em tons e cores ofertadas pela natureza, uma sinfonia das pedras em sintonia com o nosso tempo”, completa José Francisco.

                                                                                                     

A exposição fica aberta ao público até 3 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Correios está localizado no térreo do prédio histórico da empresa na Praça da Alfândega (Centro Histórico da capital), com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda.

 *Relação dos artistas que participarão da exposição: Adriano Mayer, Alceo Luiz de Costa, Ana Alvares Tita, Antônio Jorge Sobral, Daniele Almirom, Edemir Wandscheer, Luiz Augusto Aléssio Rubim, Jonas José Figur, José Carlos Albuquerque, José Kanan, Jorge Schroder, Che Kalika, Hidalgo Adams, Léo Mathias, Luciano Machado, Lúcio Spier, Marcel Dall Agnol, Maria Elisa Trogilo Froes, Mauri Menegotto – Gotto, Milton Caselani, Ricardo Aguiar, Ricardo Blauth, Rogério de Bem Maduré e Solange Stangler.

 
 

Centro Cultural Porto Alegre

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 1.020, Térreo – Praça de Alfândega
Centro – Porto Alegre - RS
CEP: 90010-191 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Contatos:

Telefone: (51) 3220-4728
E-mail: espacocultural-rs@correios.com.br